QUESTÕES - SOBRE: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E O CORTIÇO
01 – A passagem abaixo é extraída do capítulo “Das negativas”, de
Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Este último capítulo é
todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro,
não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas,
coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não
padeci a morte de Dona Plácida, nem a semi demência de Quincas Borba. Somadas
umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra,
e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar
a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a
derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não
transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de
Brás Cubas. 27.
ed. São Paulo: Ática,1999. p. 176.
Neste capítulo, Brás Cubas faz uma espécie de balanço de sua existência,
em que:
a) demonstra tristeza por não ter conseguido um saldo positivo em sua
vida.
b) lamenta suas dificuldades e o fato de não ter tido sucesso em sua
vida.
c)
orgulha-se por não ter deixado filhos para herdarem a infelicidade humana.
d) desculpa-se pelo fato de não ter suportado o sofrimento como seus
amigos.
02 – Sobre o Naturalismo literário, é correto afirmar:
I. Ao aprofundar aspectos realistas da literatura, cientificiza um
discurso, assumido no plano estético pela ficção, induzindo o leitor a buscar
não somente entretenimento em seus romances, mas também a problematização de
estruturas sociais e de aspectos psicológicos das personagens.
II. O romance de tese, a exemplo de O cortiço, é o melhor projeto para o
naturalista, uma vez que este só é considerado naturalista na medida em que sua
produção literária se realiza unicamente no chamado romance de tese.
III. O realce de traços físicos e psicológicos nos romances de tese
ratifica a ideia de o naturalismo, em suas narrativas, acentuar as tensões
sociais e de demandas coletivas como proposta a ser problematizada a partir do
elemento com o qual o leitor estabelece um grau de intimidade ou identificação,
a saber, a personagem de ficção.
a) somente II e III estão corretas
b) somente I está correta
c) somente I e II estão corretas
d)
somente I e III estão corretas
e) as três proposições estão corretas
Nenhum comentário:
Postar um comentário