domingo, 21 de janeiro de 2018

TEXTO: NA TERRA DO CHOCOLATE - PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

TEXTO: NA TERRA DO CHOCOLATE


     Só de ver um ovinho de chocolate sua boca enche d`água? Pois saiba que, se falasse, ele teria milhões de histórias para contar, e nem todas com final feliz. A maior região produtora de cacau (fruto usado para fazer a delícia marrom) do Brasil, o sul da Bahia, está perdendo o fôlego e muitos cacaueiros estão sendo derrubados para se vender a madeira ou se usar as terras para agricultura. Duvido que você fique sem seu chocolate, mas talvez em menos de dez anos desapareça dali o pouco que restou da Mata Atlântica.
         Um mico-leão-cara-dourada aqui, um macaco prego-de-peito-amarelo acolá. Quem sabe você não dá de cara com um deles num passeio na Mata Atlântica? Mas aperte o passo, pois, infelizmente, esses bichos podem desaparecer do planeta. Isso porque a Mata Atlântica está sendo destruída e com ela irão várias espécies de animais e vegetais que só existem naquele habitat.
         Dos 3.500 quilômetros de extensão ocupados originariamente pela Mata Atlântica, hoje diversas cidades, inclusive Rio de Janeiro e São Paulo. E cidade significa áreas desmatadas e grande número de pessoas, que espantam a maior parte dos bichos que vivem na região, cujas florestas são consideradas pelos biólogos entre as dez mais importantes de serem preservadas em todo o mundo.
         Em comparação com os estados do sul do país, cheios de cidades industriais e com máquinas na agricultura, o sul da Bahia é a região que mais preservou suas florestas. Mesmo assim, restaram apenas entre 2% e 7% das florestas originais da Mata Atlântica. E o pouco que ficou na região é encontrado principalmente nas fazendas de cacau. Isso acontece porque muitos agricultores do local tem o costume de plantar cacau sob a sombra de outras árvores. Esse sistema de plantio em que as árvores da mata original são preservadas para sombreamento é denominado cabruca.
            
                     A HISTÓRIA

         Desde a virada deste século, a maior riqueza do sul da Bahia é a cultura do cacau. Lá encontram-se grandes plantações feitas para exportação, ou seja, para vender o fruto a outros países. Apesar de existirem terras e mais terras cheias de cacaueiros, até os anos 60 muitos cacauicultores tinham mais áreas com mata primária (florestas originais da Mata Atlântica) do que plantadas com cacau.
         Nos anos 60, o sul da Bahia tornou-se o segundo maior produtor mundial de cacau, depois da Costa do Marfim, na África. Assim, a região ficou responsável por praticamente toda a produção brasileira do fruto 95% e por um quinto da produção mundial. Essa situação se manteve até 1980.
         A cultura d cacau já passou por altos e baixos, mas entre 1986 e a992 enfrentou uma de suas piores crises. Os fazendeiros demitiram a maioria dos empregados e, embora o governo proíba desmatar a Mata Atlântica, muitos começaram a derrubar as florestas para vender a madeira e usar as terras para agricultura, ainda que o solo acidentado e rochoso dificulte a plantação.
         Em 1989, o cenário piorou ainda mais com o aparecimento da vassoura-de-bruxa, doença causada por fungo, que se espalhou entre os cacaueiros, matando-os ou fazendo com que perdessem quase todos os seus frutos. Até hoje, não se descobriu um remédio contra o mal ou uma árvore capaz de resistir a ele. O único jeito, por enquanto, é a poda e a queima das partes afetadas da planta. Para complicar, o preço do cacau baixou bastante e hoje em dia o dinheiro obtido com sua exportação diminuiu.

         Keith Alger: Universidade Estadual de Santa Cruz e Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia. Marcellus Caldas: Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Globinho, 15 abr. 2001.

1 – Explique por que a região cacaueira do sul da Bahia, considerada a maior do Brasil, está sendo consumida, aos poucos.
        Os cacaueiros são abatidos para que sua madeira seja vendida ou para dar lugar a agricultura.

2 – Qual é a consequência mais graves desse desmatamento?
       O meio ambiente tem sido prejudicado, pois esta ação destruidora vem acabando com o que resta da Mata Atlântica, com espécies raras de animais e de vegetais só encontrados nessa região.

3 – Por que, no sul da Bahia, ainda se conserva a maior parte da Mata Atlântica no Brasil?
        Porque, em outras partes do país, como o Rio de Janeiro e São Paulo, várias áreas foram devassadas e deram lugar a grandes centros urbanos, industriais, áreas comerciais, etc.

4 – De que forma os agricultores baianos conseguiram conservar parte da floresta e ainda plantar cacau?
        Eles utilizaram um processo de plantação chamado “cabruca”, que consiste no cultivo do cacaueiro no meio de árvores mais altas, que lhe dão a sombra necessária ao seu crescimento.

5 – O que aconteceu com a produção de cacau da Bahia a partir de 1960?
        A produção do cacau cresceu muito e até 1980 a Bahia ficou responsável por 95% da produção brasileira de cacau.

6 – Que fato tornou mais difícil a cultura de cacau na Bahia a partir de 1989?
        A queda do preço do cacau.

7 – Identifique a causa da queda dos lucros obtidos com a exportação de cacau.
        A existência de uma doença, a vassoura-de-bruxa, originária de um fungo, que ataca os frutos do cacaueiro. Infelizmente ainda não há um tratamento contra essa praga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário