quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

TEXTO: PAI, ANJO DA GUARDA, SANTO, SACO SEM FUNDO... - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

TEXTO: PAI, ANJO DA GUARDA, SANTO, SACO SEM FUNDO...


   Divirta-se com a carta que Flifli escreve ao pai, na qual se expressa em linguagem coloquial, com algumas gírias, mas também utiliza a linguagem culta.

         Paiê,
         Eu sei que a vida não tá fácil. A gente só ouve falar em stress, violência, corrupção, remédio falsificado, privatização, desvio de verba, reeleição e desemprego. (Ainda bem que a Sacha, filha da Xuxa, já nasceu em berço de ouro, né?) Mesmo assim, você diz pra gente que tá tudo indo bem, que vai dar um jeito nisso ou naquilo, esse papo de pentear minhoca...
      Sabe, às vezes eu não acredito. Mas te vendo cansado e fazendo tudo pra agradar, é que a gente sente o quanto te ama. Por isso, velho, maneira...Um uisquinho de vez em quando, vá lá... mas vê se pega leve nas frituras, diminui o açúcar e aposenta de uma vez esse maldito cigarro. Faz como a mamãe, que se amarra num diet. Você fala pra tomar cuidado com o excessos. E quando é que você vai se tocar disso?
        Hoje não tem presente, porque a mesada já acabou, lembra? Tive que pagar minha “dívida externa”, com juros e correção monetária. Daí que não sobrou troco nem pra te comprar uma gravata, uma camiseta, um lenço ou um par de meias. Mas o que tá rolando é um papo de amiga. Por isso hoje, sendo de mentira ou de verdade, eu queria te dizer que:
         --- Você é tudo pra mim. Você é um anjo. Você me abraça com suas asas. Você tem olhos verdes. Você é quem sabe, antes, onde está o guarda na esquina ou o radar na estrada. Você é quem impede, com seu corpo, meus ataques à geladeira. Você sabe fechar os olhos na hora certa. Você é quem dá uma palavrinha com Deus a meu favor. [...] Você me apresenta, de vez em quando, a todos os seus amigos. Você vigia o Piruá pra mim. Você sabe onde o Piruá está agora. Você corta e penteia o meu cabelo do jeito que eu gosto. Você termina, de vez em quando, o que eu sempre deixo pela metade. Você já me esperou na porta do colégio. Você já me levou às festas da galera. Você já perdeu o sono por minha causa. Por mim, você transformaria a água em vinho. Você transformaria o Piruá no Leonardo di Caprio. Você me levaria ao sétimo céu contigo. Você até me conta o capítulo da novela que perdi. Você nunca fez um videoteipe dos meus erros. E mesmo assim você me recomendaria ao paraíso. Você me levaria ao paraíso. Você nunca me disse: “Eu não te disse?” Você nunca esqueceu meu aumento de mesada. Você me coça as costas. Você me emprestaria suas asas. Você me conta histórias engraçadas. Você sempre sabe da última piada. Você está disponível na hora que o mundo desaba. Você é o balde que recolhe minhas lágrimas. Você sabe de todas as fofocas. Você desce pra comprar pão. Suas amigas te acham “um pão”, mas pra mim você é “um gato”. Você é o único que não liga quando eu como chocolate. Você sempre telefona nas horas mais imprevisíveis. Você engordaria por mim. Você faria ginástica por mim. Você sabe Vinícius de Moraes de cor. Mesmo não sabendo dançar, você sempre dá o primeiro passo. Você me empresta seu dedo quando eu preciso dar um laço. Você me impede de ficar só pensando no Piruá. Por mi, você teria uma nuvem particular em Veneza e outra na Disneyworld. Você é tudo pra mim. E, sem mim, você não seria ninguém!
Beijilhões. Eu te amo, paizão!
Da tua, Flifli.

P.S.:Paiê! Dá pra me arrumar um dinheiro pra comprar um presente pro meu pai do segundo casamento da mamãe?                                                                                                                                                                                                                         BARRETO, Antônio

Entendendo o texto:

01-Transcrevemos abaixo vários trechos do texto, destacando alguns termos. Em cada trecho, marque LC para linguagem coloquial e G para gíria.
(LC) “[...] a Sacha, filha da Xuxa, já nasceu em berço de ouro, né?
(G) “Suas amigas te acham ‘um pão’, mas pra mim você é ‘um gato”
(LC) “Daí que não sobrou troco nem pra te comprar uma gravata...”
(G) “Mas o que tá rolando é um papo de amiga.”
(LC) “Eu sei que a vida não tá fácil.”
(LC) “Faz como a mamãe, que se amarra num diet.”
(G) “Por isso, velho, maneira...”
(LC) “E quando é que você vai se tocar disso?”
(G) “Mesmo assim, você diz pra gente que tá tudo indo bem, que vai dar um jeito nisso ou naquilo, esse papo de pentear minhoca...”
(G) “Você já me levou às festas da galera.”
(LC) “[...] mas vê se pega leve nas frituras[...]”
     
02 – Observe as palavras destacadas neste trecho do texto:
Suas amigas te acham “um pão”, mas pra mim você é “um gato”.
A garota usa duas gírias diferentes para se referir a uma qualidade do pai. Qual é essa qualidade?
      Bonito.

03 – Por que as gírias são diferentes?
      Porque elas fazem parte de uma época.

04 – Na sua opinião, o autor deveria ter usado a linguagem formal em vez da informal(coloquial)? Justifique.
      Resposta pessoal.

05 – Complete o quadro indicando as recomendações que a garota faz ao pai.

ITEM                                                    RECOMENDAÇÃO
Bebidas alcoólicas:            Um wisquinho de vez em quando.

Frituras:                              Pega leve nas frituras.
Açúcar:                               Faz igual a mamãe, amarra num diet.

Cigarro:                              
Aposenta de uma vez esse maldito cigarro.

Alimentos em geral:          
Tomar cuidado com os excessos.



4 comentários:

  1. Eu amei e ainda consegui tirar um 0 na minha prova de redação. Desculpa não queria ofender o site, apesar da nota eu gostei. Minha nota foi peeeeeeeeeeeesima. Chorei durante dias sem saber oq fazer.Não estou culpando site ,afinal a culpa foi minha, eu só escrevi esse comentário, porque eu queria desabafar e apesar desse o único comentário[kkkkkkkkkk, usei chave ao enves de parentes] Eu achei fantasticamente, incrível e surpreendente minha nota é 3,5 [mentira e 10 arrazaram, continuem assim seus lindos]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A
      h, sou de novo tirei 10,00 obrigada

      Excluir
    2. HELLO. I AM NOT MELANIE MARTINES , BUT I SPEAK A LITTE OF PORTUGUESE...

      Excluir