segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TEXTO: OLHA QUE BOTO LEGAL - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


TEXTO - OLHA QUE BOTO LEGAL

  Regina exibe com frequência os seus 60 quilos distribuídos por 1,80 m. Quando quer chamar a atenção de um “pretendente” ou simplesmente está feliz, ela salta com desenvoltura. Mantém dieta à base de peixe fresco. Corvina, tainha e pescada são seus preferidos. Atenciosa, anda para cima e para baixo na companhia dos dois filhos, Laranjinha, de 3 anos e meio, e Acerola, de 7 meses. Regina, 14 anos, é a matriarca de uma das famílias de golfinhos remanescentes da Baía de Guanabara. 
      Nas últimas três décadas, a população de ”sotalia guianensis”, nome científico do boto-cinza, espécie de golfinho que reside na baía, sofreu uma baixa de 90%. Em 1985, eram 400. Segundo levantamento do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da Faculdade de Oceanografia da UERJ, atualmente 38 (sobre)vivem . Nas águas sujas da Guanabara – a cada segundo, 18.400 litros de esgoto doméstico sem tratamento são lançados na baía. A contaminação química e biológica, a pesca e o barulho causado pelos navios fundeados nos arredores da Ponte Rio-Niterói são as principais causas do desaparecimento dos cetáceos. 
        Inteligentes – assim como os chimpanzés, são animais capazes de se reconhecerem no espelho – os golfinhos até que tentam se virar. Quando se deparam com um saco de plástico no meio do caminho, por exemplo, não o ingerem: preferem fazer do lixo um brinquedo. E, embora circulem de norte a sul, sabiamente têm ficado mais concentrados na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, atrás da Ilha de Paquetá. Mas, às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e com o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) completando 21 anos sem resultados efetivos, se nada for feito, em 2035 pode não haver mais golfinhos saltando com o Dedo de Deus ou o Pão de Açúcar ao fundo. 
      — Caso a situação não seja revertida, em 20 anos, teremos uma população de raríssimos indivíduos ou não restarão mais botos-cinza. A espécie entrou, ano passado, na lista vermelha do Ministério do Meio Ambiente por causa da situação crítica da baía – lamenta o oceanógrafo Alexandre Azevedo, do Maqua. 
         Desde 1992, equipes da UERJ monitoram os golfinhos na baía. Em 1995, os oceanógrafos passaram a utilizar a técnica de foto identificação. Os botos-cinza nascem com a nadadeira dorsal lisa, mas, por conta da interação com o ambiente e, principalmente, entre eles (se mordem tanto nas brigas quanto nos cortejos), ganham marcas, que viram uma espécie de impressão digital. Passaram, então a ser chamados por números e, em casos especiais, apelidos. 
       — Os golfinhos da Baía de Guanabara não são passantes, eles escolheram esse lugar como residência fixa – diz o oceanógrafo José Lailson Brito, a bordo da lancha Falsa Orca. – Aquela é a Titia. Está ao lado do filhote da Guapi. Ela cuida dos filhotes de várias fêmeas. 
            A fêmea foi carinhosamente batizada de Titia recentemente. Desde 1999, pesquisadores acreditavam que ela era ele, pois nunca tinha engravidado. Em janeiro do ano passado, enfim, Titia deu à luz, deixando todos confusos e contentes. A festa, porém, durou pouco: o filhote morreu dois meses após o nascimento. E não foi um caso isolado. 
            — Mais da metade dos filhotes não chega à idade adulta. Como todo mamífero, eles nascem com imunidade baixa e ainda são alimentados com leite contaminado das mães. Os elementos contaminantes não matam diretamente os animais, mas deixam a imunidade ainda mais baixa. E os filhotes acabam afetados por doenças.

                                           (Revista do Jornal O Globo – 10/5/2015).

Após a leitura atenta do Texto, realize as questões propostas.

1ª QUESTÃO: Os golfinhos, durante sua vida, passam a ter uma identificação particular. Como eles a adquirem?

       A – ( ) É uma modificação normal do crescimento deles.
       B – ( ) Faz parte da genética de cada um.
       C – ( ) Os machos possuem marcas diferentes da fêmeas.
       D – (X) Com a convivência entre eles e o meio ambiente.
       E – ( ) Através dos apelidos que são dados a eles.

2ª QUESTÃO: De acordo com o texto, “Titia” recebeu este nome, porque:
       A – ( ) é a mais velha de todas.
       B – (X) cuida de vários filhotes que não são dela.
       C – ( ) os pesquisadores achavam que ela fosse fêmea.
       D – ( ) se parece com uma “titia”.
       E – ( ) cuida de seu filhote muito bem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário