domingo, 14 de janeiro de 2018

TEXTO: O BRASIL NUNCA SOFRERÁ UM GRANDE TERREMOTO? COM GABARITO

TEXTO: O Brasil nunca sofrerá um grande terremoto?


     Não dá para descartar uma mega tragédia desse tipo, mas a possibilidade é muito pequeno. Pelo menos enquanto a gente estiver vivo. “Já devem ter   ocorrido grandes terremotos no Brasil há centenas de milhões de anos. Mas, nos dados sismológicos coletados desde o século 18, não há registro de tremor  forte em nosso território”, afirma o geólogo João Carlos Dourado, especialista    em sismologia da Unesp de Rio Claro (SP). A certeza de que o Brasil era uma   terra abençoada por Deus e imune a terremotos, porém, foi abalada no início   de dezembro, quando um tremor de 4,9 graus na escala Richter no vilarejo de Caraíbas (MG) causou a primeira morte no país. De fato, o Brasil tem pelo menos 48 falhas pequenas sob sua crosta – uma delas teria causado o chacoalhão   fatal. Mas a imagem de um país remendado não é para assustar. Primeiro, porque o Brasil fica no meio de uma placa tectônica, a Sul-Americana, longe   das instáveis regiões de contato entre placas. Segundo, porque as fraturas daqui geram no máximo terremotos médios como o de Caraíbas. Mesmo   que um abalo atinja uma cidade grande, provavelmente os efeitos não serão   devastadores. “As casas do vilarejo desabaram por serem construções muito   simples, sem suporte estrutural. Em áreas urbanas, as estruturas são reforçadas e mais resistentes a tremores dessa intensidade”, diz João Carlos.

                                                 RATIER, Rodrigo. Superinteressante.                                                São Paulo, n. 248, p.42, na. 2008. (Fragmento).

 Entendendo o texto:
     01 – De acordo com o texto, por que grandes cataclismas como terremotos dificilmente serão vistos no Brasil?
      Pelo fato de o Brasil estar situado no centro de uma grande placa tectônica, e não na junção entre placas, em que elas se movimentam.

     02 – O que aconteceu na época que teria motivado a publicação desse texto?
      Um caso inédito, em que uma pessoa morreu após uma abalo sísmico ocorrido no interior de Minas Gerais.

    03 – Como o geógrafo consegue minimizar a preocupação dos leitores?
      Ao afirmar que, se houver terremotos no Brasil, as consequências não serão tão graves, pois eles ocorrerão em escalas menores.

     04 – Em que orações do texto há conjunções que expressam ações contrárias ou opostas à oração anterior? Como se chamam essas conjunções?
      “Mas a possibilidade é muito pequena”; “mas, nos dados sismológicos coletados desde o século 18, não há registro de tremor forte em nosso território”, “porém, foi abalada no início de dezembro”; “mas a imagem de um país remendado não é ...”. As condições mas e porém são coordenativas adversativas.

     05 – Releia este trecho:
      “Segundo, porque as fraturas daqui geram no máximo terremotos médios como [geram] o de Caraíbas. Mesmo que um abalo atinja uma cidade grande, provavelmente os efeitos não serão devastadores”.
      - Que valor semântico apresentam as conjunções destacadas? Como elas se chamam?
      A conjunção porque introduz uma explicação sobre o motivo de os terremotos no Brasil virem a ser mais brandos, caso ocorram (coordenativa explicativa). A conjunção como estabelece uma comparação entre o tipo de terremoto de Caraíbas, no Brasil, e os outros terremotos do mundo (subordinativa comparativa). E a conjunção mesmo que expressa uma concessão ou permissão, ou seja, os efeitos dos terremotos serão pequenos, mesmo ocorrendo em cidades grandes (subordinativa concessiva).


Um comentário: