segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TEXTO: RIO 450 - NA TELA: A FORMAÇÃO DA CIDADE - COM GABARITO

TEXTO : RIO 450 – NA TELA: A FORMAÇÃO DA CIDADE.


     Fundada oficialmente numa faixa de terra entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão pelo jovem Estácio de Sá, ao longo dos últimos 450 anos, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro expandiu-se muito além dos limites daquele pedaço da Zona Sul. Sofreu aterros, perdeu morros, ganhou vias e passou por uma série de transformações urbanísticas que dariam um belo roteiro de filme. 
        E quem não perdeu a chance de contar esta história nas telas foi a mineira Juliana de Carvalho, da Bang Filmes & Produções. Com lançamento previsto para o segundo semestre, o documentário “São Sebastião do Rio de Janeiro – A formação de uma cidade” vai mostrar, por meio de depoimentos de personalidades, simulações em 3D, imagens antigas e outras feitas nos dias atuais, como o povoado surgiu e foi crescendo até se tornar a cidade partida – por muitos maciços – e de contrastes sociais dos dias de hoje. 
        — É uma viagem no tempo. Em uma hora e meia, o público passeia pelos 450 anos e vê, através das imagens e dos depoimentos, como esta cidade se expande e evolui. Como na história do Rio há episódios riquíssimos, é muito fácil você se desviar do foco. Então, optamos pelo viés urbano – explica Juliana. 
       Este viés conduz o público por um passeio pelas ruas, com paradas estratégicas diante de prédios, monumentos, construções históricas e jardins públicos que marcaram o passado e ainda hoje compõem o cenário urbano.
       — Existem mil maneiras de fazer este documentário, mas resolvemos contar as histórias das ruas, dos trens, dos bondes, das raízes do samba e dos marcos da arquitetura – enfatiza. 
        O ritmo do filme e o movimento das câmeras sugerem o ponto de vista de alguém que procura a alma encantadora da cidade. 
     — Usamos helicópteros, câmeras sobre carros e drones. Em alguns momentos, mostramos detalhes e tem- -se a impressão de alguém contemplando, olhando por uma janela – diz Juliana, acrescentando que boa parte das filmagens foi feita ano passado, antes da Copa do Mundo. 
       Contemplação que é embalada por uma trilha sonora bem carioca, que inclui “Estácio, Holly Estácio”, de Luiz Melodia, “Favela”, interpretada por Francisco Alves, e “Sebastião”, com Gilberto Gil e Milton Nascimento, entre outras composições.
                               (Jornal O Globo – 10/5/2015 – Simone Cândida).

Após a leitura atenta do Texto, realize as questões propostas.

1ª QUESTÃO: Marque a opção em que a palavra destacada não é acentuada pela mesma regra da palavra viés:
       A – ( ) “... expandiu-se muito além...”
       B – (X) “...e passou por uma série...”
       C – ( ) “...e vê, através das imagens...”
       D – ( ) “...surgiu e foi crescendo até se tornar a cidade...”
       E – ( ) “...é muito fácil você se desviar...”

2ª QUESTÃO O que sugere o ritmo do filme e a movimentação das câmeras? 
       A – ( ) Que as imagens passarão muito rapidamente.
       B – ( ) Que o tempo do filme é curto.
       C – ( ) O ponto de vista de uma pessoa olhando do mar para a cidade.
       D – ( ) Alguém que procura a realidade dos morros da cidade.

       E – (X) O olhar de quem procura a beleza da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário