PROJETO “Viajando pela leitura, eu escrevo minha história”
JUSTIFICATIVA
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares,
a própria BNCC diz que “aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e
surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos
diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar
com maior autonomia e protagonismo na vida social.”
É através da leitura que o ser humano consegue se
transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos, expor e
vivenciar emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode
então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos
significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido, é dever da escola, professores e equipe
pedagógica, propiciar aos educandos
momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a
consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve
perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências
necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura depende outros elos no
processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a
ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a
nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores,
independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena
consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita,
tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos,
compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo
em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
OBJETIVOS
●
Despertar o prazer da leitura e
aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
●
Promover o desenvolvimento do
vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
●
Possibilitar o acesso aos diversos
tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a
escrita.
●
Estimular o desejo de novas
leituras;
●
Possibilitar a vivência de emoções,
o exercício da fantasia e da imaginação;
●
Possibilitar produções orais,
escritas e em outras linguagens;
● Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
METAS
Promover aos alunos momentos de lazer, descontração e desenvolvimento do saber através de leituras diversas e atraentes que serão responsáveis pela formação leitora e escritora dos educandos.
METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
A cada bimestre um título será indicado para a leitura dos
alunos, em sala de aula, durante as aulas de língua portuguesa, em dia a ser
definido, ao mesmo tempo em que os alunos serão incentivados a trazerem
material do seu interesse para leitura neste dia, como revistas, jornais, gibis
ou outros.
Um trabalho voltado à biografia dos autores também será
desenvolvido paralelamente, a fim de aproximar o leitor ao criador.
Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina
de Português participarão de um concurso semestral de produções com o tema:
“Viajantes na leitura”, da seguinte forma: 6º a 9º anos, de acordo com os
gêneros trabalhados nos bimestres: premiação para os três melhores.
Além disso, serão realizados momentos de palestras para os
alunos, com profissionais capacitados e amantes da leitura, visando uma maior
conscientização sobre a importância da leitura, além de visitas à biblioteca
municipal no intuito de trazer ao conhecimento o acervo local.
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas
de Arte, ilustrações de frases para
divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
A criação de um blog complementará a interação com a
tecnologia presente no cotidiano de nossos alunos.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e
reorganização, se necessário, destes trabalhos.
Sugestões de trabalhos complementares: Seminários de leitura, Saraus e apresentações musicais.
RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, Datashow, notebook, etc..
SUGESTÃO DE OBRAS
6º ano
Felpo Filva ( Eva Furnari)
Toda a gente carece de um Norte (Célia Chueire)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/04/atividades-do-livro-toda-gente-carece.html
Alice no País das Maravilhas ( Lewis Carroll)
O segredo do Tio Iberê (Célia Chueire)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/04/livroatividades-o-segredo-do-tio-ibere.html
As aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi)
Memórias das Coisas (Marília Lovatel)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2023/01/livroatividades-memoria-das-coisas.html
O mágico de Oz ( L. Frank Baum)
O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
Lola e Ervilha (Tradutora: Claudia Abeling)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/11/livroatividades-lola-e-ervilha.html
O corvo e outros contos (Edgar Allan Poe)
Polyanna ( Eleannor H. Porter)
A Face Oculta (Maria Tereza Maldonado)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/09/livroatividades-face-oculta-autora.html
Polyanna jovem ( Eleannor H. Porter)
Alice no País da Mentira (Pedro Bandeira)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/06/livroatividades-alice-no-pais-da.html
A megera domada (William Shakespeare)
O pequeno príncipe (Anoine de Saint-Exupéry)
Doze reis e a moça no Labirinto do Vento (Marina Colasanti)
https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/10/livroatividades-doze-reis-e-moca-no.html
8º ano
Polyanna jovem ( Eleannor H. Porter)
O olho do lobo (Daniel Penna)
Anne de Green Gables (Lucy Maud Montgomery)
A megera domada (William Shakespeare)
Orgulho e Preconceito (Jane Austin)
9º ano
O olho do lobo (Daniel Penna)
Orgulho e Preconceito (Jane Austin)
Extraordinário (R.J. Palácio)
A arte da guerra(Sun Tzu)
O diário de Anne Frank (Anne Frank)
CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá de março a novembro de 2022, sendo uma aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso acontecerá nos meses de junho e novembro, durante as aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.
AVALIAÇÃO
CULMINÂNCIA
Os textos produzidos ao longo do projeto comporão um livro
que será disponibilizado ao aluno, ao final do projeto, em tarde de assinatura,
além da publicação no blog.
FREIRE, P. A
importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.
LERNER, D. Ler e
escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre:
Artmed, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário