quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

PROJETO "VIAJANDO PELA LEITURA, EU ESCREVO MINHA HISTÓRIA"

 PROJETO “Viajando pela leitura, eu escrevo minha história”

JUSTIFICATIVA

 Considerando que a interatividade e conectividade relacionadas ao uso excessivo de ferramentas como computadores, videogames, TV,  acabam criando uma realidade que afasta cada vez mais nossos alunos do ato de ler; bem como o acesso restrito à leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo; além do baixo interesse pela leitura demonstrado por nossos alunos ao longo dos últimos anos; resultando, por consequência, na dificuldade de produzir bons textos, dificuldades essas representadas no vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares, faz-se necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como       ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKl8ARjoLOkKfxkRY5hMqu1Bsq_khUsFyWRoHor4pa-D0mKIynrf0WHyppDmWUTnfkoy497k6NwF8xvFcFw63fl7odBBpkLXcX7bRKYtiHE4NrPma5kV2WCZRYIaBe9TXeB0qL6_vV0jQV87ZSlNsbxUD4-DGbBFcnwnWotFvn-kBFH_hdjmnHjTiYVu0/s320/ler.jpg

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares, a própria BNCC diz que “aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.”

É através da leitura que o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos, expor e vivenciar emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Neste sentido, é dever da escola, professores e equipe pedagógica, propiciar aos  educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Sabemos que, do hábito de leitura depende outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.

Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.


OBJETIVOS

 

       Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

       Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

       Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.

       Estimular o desejo de novas leituras;

       Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

       Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

       Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

METAS

Promover aos alunos momentos de lazer, descontração e desenvolvimento do saber através de leituras diversas e atraentes que serão responsáveis pela formação leitora e escritora dos educandos.

METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

A cada bimestre um título será indicado para a leitura dos alunos, em sala de aula, durante as aulas de língua portuguesa, em dia a ser definido, ao mesmo tempo em que os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia, como revistas, jornais, gibis ou outros.

Um trabalho voltado à biografia dos autores também será desenvolvido paralelamente, a fim de aproximar o leitor ao criador.

Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português participarão de um concurso semestral de produções com o tema: “Viajantes na leitura”, da seguinte forma: 6º a 9º anos, de acordo com os gêneros trabalhados nos bimestres: premiação para os três melhores.

Além disso, serão realizados momentos de palestras para os alunos, com profissionais capacitados e amantes da leitura, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura, além de visitas à biblioteca municipal no intuito de trazer ao conhecimento o acervo local.

Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Arte,  ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.

A criação de um blog complementará a interação com a tecnologia presente no cotidiano de nossos alunos.

A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização, se necessário, destes trabalhos.

Sugestões de trabalhos complementares: Seminários de leitura,  Saraus e apresentações musicais.

RECURSOS

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a   participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.

Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, Datashow, notebook, etc..

SUGESTÃO DE OBRAS 

6º ano

Felpo Filva ( Eva Furnari)

Toda a gente carece de um Norte (Célia Chueire)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/04/atividades-do-livro-toda-gente-carece.html

Alice no País das Maravilhas ( Lewis Carroll)

O segredo do Tio Iberê (Célia Chueire)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/04/livroatividades-o-segredo-do-tio-ibere.html

As aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi)

Memórias das Coisas (Marília Lovatel)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2023/01/livroatividades-memoria-das-coisas.html

O mágico de Oz ( L. Frank Baum)

O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

Lola e Ervilha (Tradutora: Claudia Abeling)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/11/livroatividades-lola-e-ervilha.html

 

 7º ano

O corvo e outros contos (Edgar Allan Poe)

Polyanna ( Eleannor H. Porter)

A Face Oculta (Maria Tereza Maldonado)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/09/livroatividades-face-oculta-autora.html

Polyanna jovem ( Eleannor H. Porter)

Alice no País da Mentira (Pedro Bandeira)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/06/livroatividades-alice-no-pais-da.html

A megera domada (William Shakespeare)

O pequeno príncipe (Anoine de Saint-Exupéry)

Doze reis e a moça no Labirinto do Vento (Marina Colasanti)

https://armazemdetexto.blogspot.com/2024/10/livroatividades-doze-reis-e-moca-no.html

 

8º ano

Polyanna jovem ( Eleannor H. Porter)

O olho do lobo (Daniel Penna)

Anne de Green Gables (Lucy Maud Montgomery)

A megera domada (William Shakespeare)

Orgulho e Preconceito (Jane Austin)

 

9º ano

O olho do lobo (Daniel Penna)

Orgulho e Preconceito (Jane Austin)

Extraordinário (R.J. Palácio)

A arte da guerra(Sun Tzu)

O diário de Anne Frank (Anne Frank)

 

CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura acontecerá de março a novembro de 2022, sendo uma aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso acontecerá nos meses de junho e novembro,  durante as aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.

AVALIAÇÃO

 A cada obra lida, uma proposta de produção fará parte da avaliação, atendendo a diferentes gêneros, de acordo com o plano anual de ensino de cada ano/série.

CULMINÂNCIA

Os textos produzidos ao longo do projeto comporão um livro que será disponibilizado ao aluno, ao final do projeto, em tarde de assinatura, além da  publicação no blog.

 REFERÊNCIAS

 

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

  

 

 

 

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