ENSAIO: RACIOCINANDO SOBRE A INTELIGÊNCIA!
GÍLBER MARTINS DUARTE
A inteligência
baseia-se em uma operação simples: nasce da operação cerebral que consiste em
juntar-ligar um ALGO A com uma ALGO B, à procura de um resultado C, que, na
prática, tanto pode ser um resultado positivo, quanto negativo. Por exemplo, se
eu junto-ligo duas laranjas +
duas laranjas, eu tenho como resultado quatro laranjas. Se eu junto-ligo um
palito de fósforo aceso com uma chama de gás aberta, eu tenho como resultado
uma chama de fogo. Se eu junto-ligo o corte de uma faca contra um objeto
relativamente macio, eu obtenho como resultado pedaços desse objeto. Se eu
junto-ligo palavras sempre gentis dirigidas às pessoas, eu tenho como resultado
amigos. Se eu junto-ligo água diariamente a uma planta no vaso, eu tenho como
resultado uma bela planta. Se eu junto-ligo tempo dedicado à construção de uma
roupa, usando corte, fiação e tecidos adequados, eu obtenho a peça de roupa
esperada.
Mas a inteligência
também consegue prever resultados negativos. Por exemplo, se eu ligo-junto óleo
de soja, ao invés de sabão líquido, para esfregar-lavar minha camiseta, eu
obterei uma camiseta totalmente estragada. Se eu ligo-junto água ao tanque de
gasolina do meu carro, eu obtenho como resultado um carro que não vai conseguir
se mover. Se eu ligo-junto palavras sempre agressivas dirigidas às pessoas, com
certeza, não vou obter amigos, vou obter cada vez mais inimigos.
A partir dessa operação
simples, a inteligência se desenvolve em níveis cada vez mais complexos, assim
também se dá juntando-ligando A + B + C + D + E + F + G + etc... para obter um
determinado resultado. Por exemplo, se eu junto-ligo dois pneus, duas rodas, um
quadro, uma corrente ligada a um par de pedais, um cilindro, um guidão, eu
obtenho como resultado uma bicicleta. Enfim, entendeu o princípio da
inteligência? É a capacidade de juntar-ligar um ALGO com outro ALGO ou outros
ALGOS para obter um dado resultado e também saber que algumas coisas
juntadas-ligadas a outras coisas nunca poderão dar certos resultados esperados.
Exercite sua inteligência: pratique essa
operação.
Texto de autoria de GÍLBER MARTINS DUARTE – In: Material didático On Line: “Por uma abordagem
linguístico-discursiva da Língua Portuguesa” – www.socialistalivre.wordpress.com
Entendendo o texto
01-Qual a tese central defendida no
texto-discurso?
a-
que alguns são inteligentes, outros não;
b- que todos possuem o princípio da inteligência e que esta consiste em
juntar-ligar um ALGO a outro ALGO em busca de um dado resultado;
c-
que a inteligência consegue prever resultados negativos;
d-
que é preciso exercitar a inteligência.
02-Marque (V) para efeitos de sentidos
pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:
a-( V )
Percebe-se o discurso de que é falso considerar que algumas pessoas não são
inteligentes;
b-( F ) Percebe-se o discurso de que nem todos
possuem uma inteligência em potencial;
c-( V ) Percebe-se o discurso de que a inteligência
nasce de uma operação simples que consiste em juntar-ligar um ALGO A com um
ALGO B, em busca de um resultado C;
d-( V ) Percebe-se o discurso de que a inteligência
consegue prever resultados negativos, quando fica ciente de que juntar-ligar
determinado ALGO A com determinado ALGO B, não pode gerar um resultado
positivo;
e-( V ) Percebe-se
o discurso de que a inteligência desenvolve-se em níveis cada vez mais
complexos, juntando-ligando A + B + C + D + E + F + G+ H, etc., com vistas a um
obter um resultado X;
f-( F ) Percebe-se o discurso de que a inteligência
não pode ser exercitada;
03-No argumento “Se eu junto-ligo palavras sempre gentis dirigidas às pessoas, eu tenho
como resultado amigos.”, exemplifica-se:
a-
que a amizade é construída;
b- que a amizade é resultado de uma operação inteligente;
c-
que a amizade é casual;
d-
que a amizade é fruto da gentileza.
04-No enunciado “Se eu junto-ligo um
palito de fósforo aceso com uma chama de gás aberta, eu tenho como resultado
uma chama de fogo.”, a conjunção grifada indica tratar-se de:
a- uma explicação;
b-
uma conclusão;
c- uma hipótese;
d-
uma adição.
05-No argumento “Mas a inteligência também
consegue prever resultados negativos.”, a palavra grifada:
a- marca
o momento em que a inteligência consegue prever resultados negativos;
b- ressalta
o lugar em que a inteligência consegue prever resultados negativos;
c- adiciona outra ação realizada pela inteligência, a de prever
resultados negativos.
06-No enunciado “todos possuem uma inteligência em potencial, isto é, todos possuem o princípio da inteligência em seu
cérebro.”, o operador argumentativo grifado serve para:
a-
opor-se ao que foi dito antes;
b- reelaborar com outra argumentação o que foi dito antes;
c-
concluir o que foi dito antes;
d-
adicionar outra informação ao que foi dito antes.
07-No enunciado “Por que faço essa afirmação? Porque fui à raiz de como funciona a inteligência.”, o
uso dos porquês está explicado corretamente em:
a-
na primeira ocorrência o “Por que” é explicativo; na segunda ocorrência o
“Porque” é também explicativo;
b- na primeira ocorrência o “Por que” é para fazer pergunta no início do
questionamento; na segunda ocorrência o “Porque” é para explicar o que foi
questionado antes;
c-
na primeira ocorrência o “Por que” é para fazer pergunta no final do
questionamento; na segunda ocorrência o “Porque” é para fazer uma explicação
sobre o que foi dito antes.
08-No enunciado “Se eu junto-ligo o corte de uma faca contra um objeto relativamente macio, eu obtenho
como resultado pedaços desse objeto.”, o advérbio indica:
a-
o modo do corte;
b-
o modo da faca;
c- o modo do objeto;
d-
o modo da maciez do objeto.
09-Qual argumento foi utilizado para
exemplificar a operação simples da
inteligência:
a- Se eu junto-ligo água diariamente a uma planta no vaso, eu
tenho como resultado uma bela planta.
b-
Se eu ligo-junto água ao tanque de gasolina do meu carro, eu obtenho como
resultado um carro que não vai conseguir se mover.
c-
se eu junto-ligo dois pneus, duas rodas, um quadro, uma corrente ligada a um
par de pedais, um cilindro, um guidão, eu obtenho como resultado uma bicicleta.
10-Qual argumento foi usado para exemplificar a
operação complexa da inteligência:
a-
Se eu junto-ligo um palito de fósforo aceso com uma chama de gás aberta, eu
tenho como resultado uma chama de fogo.
b- se eu junto-ligo dois pneus, duas rodas, um quadro, uma corrente
ligada a um par de pedais, um cilindro, um guidão, eu obtenho como resultado
uma bicicleta.
c-
Se eu ligo-junto palavras sempre agressivas dirigidas às pessoas, com certeza,
não vou obter amigos, vou obter cada vez mais inimigos.
11-No enunciado “A partir dessa operação simples, a inteligência se desenvolve em
níveis cada vez mais complexos, assim também
se dá juntando-ligando A + B + C + D + E + F + G + etc...”, a palavra
grifada:
a-
adiciona outra ação realizada pela inteligência;
b- opõe-se às outras
ações realizadas pela inteligência;
c- localiza a ação
realizada pela inteligência.
12-No enunciado “Enfim, entendeu o
princípio da inteligência?”, no último parágrafo, a conjunção grifada
demarca:
a-
adição de informações a tudo o que foi dito antes;
b- conclusão acerca de tudo o que foi dito antes;
c-
oposição a tudo o que foi dito antes;
d-
explicação sobre tudo o que foi dito antes.
13-Para quem foram dirigidos os conselhos dados
em “Exercite sua
inteligência: pratique essa
operação.”?
a-
autor;
b- leitor;
c-
pessoa que possui inteligência;
d-
estudioso da inteligência.
14-Qual o tema central do texto-discurso?
a-
a inteligência e suas dificuldades;
b- o funcionamento da inteligência;
c-
os resultados positivos e negativos conseguidos pela inteligência;
d-
a importância de ser inteligente.
15-O texto-discurso é predominantemente:
a- narrativo,
pois conta uma história sobre a inteligência;
b-
injuntivo, pois dá instruções de como ser inteligente;
c- expositivo, pois apresenta uma teoria e explicações de como funciona
a inteligência;
d-
argumentativo, pois tenta convencer o leitor a ser cada vez mais inteligente.
16-A quem ou a que se referem as palavras
sublinhadas no texto-discurso?
"seu":
refere-se ao leitor.
"uma chama de fogo": refere-se ao
resultado da combinação do palito de fósforo e da chama de gás.
"um dado resultado": refere-se ao
objetivo da operação de juntar-ligar.
"essa operação": refere-se à operação de juntar-ligar.
17-No enunciado “Você sabe o que é a
inteligência? Já pensou sobre isso? Não? Então,
convido-lhe a entender o seu funcionamento.”, a palavra grifada poderia ser
substituída sem prejuízo do sentido em:
a- Enfim;
b-
Assim sendo;
c- Ou seja;
d-
Porém.
18-No enunciado “um palito de fósforo aceso”, qual palavra é o núcleo central da
informação?
a- um;
b- palito;
c-
de;
d- aceso.
19-Produza um texto-discurso, mostrando e
exemplificando, ao seu modo, como se pode usar a inteligência para gerar
resultados positivos ou para prever possíveis resultados negativos.
A Inteligência no Cotidiano:
A inteligência, como bem definido pelo
autor, é a habilidade de conectar diferentes elementos para alcançar um
objetivo. No nosso dia a dia, utilizamos essa capacidade constantemente, muitas
vezes sem perceber. Ao escolher a roupa que vamos vestir, estamos
juntando-ligando cores, tecidos e estilos para criar um visual que combine com
a ocasião. Ao preparar uma refeição, combinamos ingredientes, temperos e
técnicas de cozimento para obter um sabor agradável.
A inteligência também nos permite prever
resultados. Ao planejar uma viagem, por exemplo, levamos em consideração
diversos fatores, como o clima, a distância, o orçamento, para evitar
imprevistos. Ao estudar para uma prova, associamos conceitos e informações para
resolver problemas e responder às questões.
É importante ressaltar que a inteligência
não é uma habilidade estática, mas sim algo que se desenvolve ao longo da vida.
Quanto mais exercitamos nosso cérebro, resolvendo problemas, aprendendo coisas
novas e fazendo conexões entre diferentes áreas do conhecimento, mais
inteligente nos tornamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário