Notícia: Mulheres são mais instruídas, mas enfrentam barreiras em certas áreas – Fragmento
O público feminino é maioria no Ensino
Superior brasileiro. Em 2020, 838.152 mulheres ingressaram em uma universidade
e 518.339 concluíram a graduação contra, respectivamente, 668.996 e 359.890
homens. Os dados, divulgados em fevereiro de 2022, são do Censo da Educação
Superior 2020, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Apesar do maior acesso, as brasileiras
ainda são minoria em áreas ligadas às Ciências Exatas. Elas representam apenas
13,3% dos alunos de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e
21,6% dos cursos de Engenharia e profissões relacionadas. O retrato está
presente na pesquisa Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres
no Brasil, divulgada em março de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
– Esse desequilíbrio está ligado ao
fato de que esses cursos e espaços de trabalho foram vistos, durante muitos
anos, como voltados para o público masculino. Mas nós, mulheres, temos
condições de desenvolver as competências pessoais e profissionais necessárias
para a função. Dessa forma, resta enfrentarmos os desafios para que
haja mais igualdade e oportunidade – afirma a Diretora Acadêmica da
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Adriana Ziemer Gallert.
Mudar a estrutura e o pensamento
retrógrado do mercado corporativo é fundamental para que mais mulheres possam
cursar aquilo que desejam – e sem preconceito. E o ideal é que essa
transformação comece já dentro da faculdade.
[...]
RBS BRASN STUDIO.
Presença feminina no Ensino Superior: veja dados. GZH Educação. Porto Alegre,
15 mar. 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/conteudo-publicitario/2022/03/presenca-feminina-no-ensino-superior-veja-dados-c10qztnlz00260165ab1b14kw.html.
Acesso em: 31 mar. 2022.
Fonte: Língua
Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris
& Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 51-52.
Entendendo a notícia:
01
– Qual é a principal diferença entre o número de mulheres e homens que
ingressam e concluem o Ensino Superior no Brasil?
As mulheres
representam a maioria tanto no ingresso quanto na conclusão do Ensino Superior
no Brasil. Em 2020, mais mulheres iniciaram e finalizaram seus cursos de
graduação em comparação aos homens.
02
– Em quais áreas do conhecimento as mulheres ainda são minoria?
As mulheres ainda
são minoria em áreas ligadas às Ciências Exatas, como Computação e Tecnologia
da Informação e Comunicação (TIC), e Engenharia.
03
– Qual é a principal razão para a menor presença de mulheres em áreas como
Computação e Engenharia, segundo a Diretora Acadêmica da Ulbra?
Segundo Adriana
Ziemer Gallert, a menor presença de mulheres nessas áreas está ligada à visão
histórica de que esses cursos e espaços de trabalho eram destinados aos homens.
04
– Quais são os principais desafios para que haja mais igualdade e oportunidade
para as mulheres nessas áreas?
Os principais
desafios são mudar a estrutura e o pensamento retrógrado do mercado
corporativo, combatendo o preconceito e oferecendo mais oportunidades para as
mulheres. Essa transformação deve começar já dentro das universidades.
05
– Qual instituição divulgou os dados sobre a presença de mulheres no Ensino
Superior?
Os dados foram
divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), através do Censo da
Educação Superior de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário