segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

CRÔNICA: EDUCA-SE MAIS COM EXEMPLOS DO QUE COM PALAVRAS - RELATO: H.SWARTH IRLANDA - COM GABARITO

 Crônica: Educa-se mais com Exemplos do que com Palavras

Um garoto de 4 anos seguia descalço por uma rua, chupando um picolé num palito. Nesse tempo picolé era um artigo raro. De repente, um grupo de meninos mais velhos passou correndo pela esquina, derrubando o pequeno na corrida, e o picolé caiu no chão se quebrando todo. O Menino sentou-se no chão, e ficou, de olhos arregalados, contemplando o resultado da tragédia. Não sabia o que dizer: só uma tristeza muito grande o dominava. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFjwv7wyOjRj0zMeoVy3C4zaq9z6-mLDoGzqanVtx3lserH8y8x5K_1y7WEhyphenhyphendmp5TMrCsiTrGHlCTQoYi648mwh5Z8PXifLKkOw-eceVkosiR05zEiyf6696V42KQq-JhR3vwyrispR3K9wrhBAllTYzFlsEWcS8omS0RTj6xaeprintGzzrHjcyrBUc/s320/PICOL%C3%89.jpg



Uma Senhora idosa vinha nesse momento pela rua e caminhou para a Criança. 

"Bem, meu pequeno", disse ela, "o pior que podia haver, aconteceu a você. Mas levante-se, que eu vou lhe mostrar uma coisa." 

O pequenino ergueu-se. 

"Agora ponha seu pé direito em cima do picolé, pise com força, e repare como ele se esguicha entre os dedos do seu pé." 

O Menino pisou com força o picolé, e este espirrou entre os dedos do pé. A Senhora riu e disse: 

"Aposto que não há nenhum outro menino na cidade que já tenha coçado os dedos do pé com sorvete. Corra agora para casa e conte a sua mãe como foi divertida a experiência. E, lembre-se", acrescentou ela, "por pior que seja uma coisa que lhe aconteça, você pode se divertir quase sempre à custa dela!" 

Eu era esse garotinho. Nunca fiquei sabendo quem era aquela Senhora, mas nunca esqueci o que ela fez por mim. As piores coisas me tem acontecido desde então, e as palavras dela vêm-me sempre à memória. É mesmo bobagem levar muito a sério a esmagadora maioria das tristezas dessa vida.                                                                

                                                          Relato de: H. Swarth Irlanda

Entendendo o texto

01-Qual a tese defendida no texto?

a-   É preciso levar muito a sério os problemas que acontecem;

    b- As tragédias da vida não podem ser encaradas de forma positiva;

 c-Mesmo diante de uma tragédia, procure extrair o lado positivo do acontecimento;

  d-Nunca se entristeça com uma tragédia

02-Retire do texto um discurso direto que transcreva a fala da Senhora idosa.

"Bem, meu pequeno", disse ela, "o pior que podia haver, aconteceu a você. Mas levante-se, que eu vou lhe mostrar uma coisa."

03-Interprete o trecho por pior que seja uma coisa que lhe aconteça, você pode se divertir quase sempre à custa dela!".

Essa frase significa que, mesmo que algo ruim aconteça, é possível encontrar um lado positivo ou engraçado na situação, transformando-a em uma experiência única. A senhora ensina o garoto a não se prender à tristeza, mas a buscar um novo significado para o ocorrido.

04-No trecho “Uma Senhora idosa vinha nesse momento pela rua e caminhou para a Criança.”, a conjunção sublinhada e estabelece relação de:

a-adversidade;

b-explicação;

c-conclusão;

d- adição.

 05-No trecho “Agora ponha seu pé direito em cima do picolé...”, a palavra sublinhada dá um comando de:

a- lugar;

b- comparação;

c- tempo;

d- negação;

e- adição.

06-No trecho “...mas nunca esqueci o que ela fez por mim”, substitua a palavra grifada sem alterar o sentido.

"...mas nunca me esqueci do que ela fez por mim."

07-A afirmação positiva de um discurso x geralmente ocorre em detrimento de um discurso y tratado de forma negativa. Qual discurso está sendo desqualificado no texto-discurso?

a- o discurso da aprendizagem moral por intermédio de bons exemplos;

b- o discurso da lamentação;

c- o discurso da superação;

d- o discurso da necessidade de aprender com as dores

Nenhum comentário:

Postar um comentário