CONTO: APELO
Dalton Trevisan
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua
perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou
debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora
da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições
do dia, como a última luz na varanda.
E
comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o
meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela,
não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia
furada. Que fim levou o sacarrolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora,
conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora,
por favor.
Dalton Trevisan
Entendendo o texto
01-O tema central do texto-discurso é:
a- a
solidão entre @s parceir@s, dentro de um relacionamento;
b- a separação e as possíveis tristezas que podem ser acarretadas pela
ida de um@ d@s parceir@s, em um relacionamento a dois.
c- o
machismo e a falta do diálogo como fatores preponderantes para o desmoronamento
de uma relação afetiva;
d-
a importância do diálogo entre o casal.
02-Assinale (V) para os efeitos de sentidos que
forem pertinentes ao texto-discurso e (F) para aqueles que não o forem:
a-( F ) Percebe-se o discurso da divisão de tarefas
domésticas entre o casal;
b-( F) Percebe-se o discurso da felicidade mútua e
permanente,dentro de um relacionamento;
c-( V )
Percebe-se o discurso de que o papel da mulher, em casa, seria o daquela que
organiza tudo, que não deixa faltar nada aos moradores dali;
d-( V )
Percebe-se o discurso de que a mulher realiza, muitas vezes, um trabalho
imperceptível, quando este é feito, sendo visível, apenas, quando não ocorreu;
e-( F ) Percebe-se
o discurso de que, às vezes,dentro de um relacionamento, as pessoas sentem-se sufocadas,por
isso têm vontade de escapar dele;
f-(
F ) Percebe-se o discurso de uma postura
machista do homem,no texto-discurso;
g-(
V ) Percebe-se o discurso de que a rotina de um
relacionamento afetivo contribui para o distanciamento d@s companheir@s;
h-( V ) Percebe-se o discurso de que o convívio
diário d@s companheir@s, em meio a um relacionamento, não reduz a importância da outra pessoa;
i-(
V ) Percebe-se o discurso de que,dentro de um
relacionamento,o casal tende a só perceber o valor d@ outr@,após a perda;
j-( V ) Percebe-se
o discurso de que as pessoas tendem a buscar refúgio, para seus problemas mal
resolvidos, na bebida alcoólica;
k-(
V ) Percebe-se o discurso de que,muitas vezes,em
um relacionamento afetivo,uma das partes silencia sobre os motivos que
culminaram na partida de um d@s companheir@s para não admitir que contribuiu
para que isso ocorresse;
l-( V ) Percebe-se
o discurso de que as pessoas, às vezes, estão em ambientes cheios de tantas
outras e ,mesmo assim, se sentem sozinhas.
03-O título ”Apelo”, escolhido para nomear o texto-discurso, anuncia:
a- um
mero chamamento à esposa;
b- um lamento (quase uma súplica) que o marido
faz à esposa, para que retorne ao lar e retome o relacionamento;
c-
explicação que o marido propõe-se a fazer à esposa para convencer a esposa a
voltar para casa;
d- uma vaga lembrança que o marido ainda guarda
da esposa.
04-É possível interpretar que o narrador-personagem
(marido) tenha usado o vocativo “Senhora”,
no texto-discurso, para assinalar:
a- A
admiração que nutria pela esposa e assim convencê-la a voltar para casa;
b- A
proximidade do casal, elemento forte na relação deles;
c- O
distanciamento que o narrador-personagem (o marido) fazia questão de mostrar à
esposa;
d- O respeito que nutria pela esposa e, com isso, chamar-lhe a atenção
para seus sentimentos.
a-
Em tempos de crise, somos obrigados a poupar dinheiro;
b- É
indispensável poupar os oprimidos;
c-
Poupou-se de novos sofrimentos;
d- A organização poupa trabalho à dona de
casa.
06- Assinale a opção que melhor expresse o
significado do pronome “toda”, conforme
enunciado no texto-discurso, em: ”Toda a casa era um deserto...”
a- Qualquer
casa próxima ou distante de onde morava o casal;
b- Alguma
casa perto de onde morava o casal;
c- Nenhuma
casa longe de onde morava o casal;
d- A casa inteira onde o casal vivia.
07- No enunciado ”A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da
escada...”, os dois pontos
utilizados introduzem:
a- Um
resumo de como o marido notou a presença da esposa;
b- Uma
explicação da perda do personagem;
c- Uma citação de fatos comprovando que foi devagarinho que o narrador-personagem
(marido) foi sentindo a ausência da esposa;
d- Uma
comparação entre os sentimentos do casal.
08- O argumento ”Toda a casa era um corredor deserto...” encerra:
a- Uma
explicação de como a casa estaria bem melhor, depois que a esposa foi embora;
b- A
dimensão do sentimento do narrador-personagem(marido) pela casa onde morava com
a esposa;
c- O medo do narrador-personagem (marido);
d- Uma metáfora sobre o que havia se transformado a residência do casal,
após a partida da esposa, ou seja, um local vazio de sentido, não sendo mais
confortável morar na mesma, apenas passar por ali.
09- O argumento ” E eu ficava só... como a última luz da varanda...” realça:
a- Uma
explicação do quanto era bom fazer parte da turma da “saideira”, nos bares;
b- Uma comparação entre a solidão de fim de noite do narrador-personagem
(marido) e a luz da varanda, ou seja, a única que, conforme nossa cultura,
sobra à noite, depois que todas as outras são apagadas;
c- Um
jeito interessante que o narrador-personagem ( o marido) usou para esconder seu
sentimento;
d- Uma
comparação entre a sensação boa do personagem(marido) e a luz da varanda,ou
seja,a melhor de todas,por isso ficou por último.
10- No argumento ” Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas
raivosas mastigando...” , o enunciado grifado demonstra:
a- Uma
explicação do quanto o apetite dos moradores da casa melhorou,depois da ida da
esposa;
b-Um
resumo do cenário interessante em que se transformou a residência do
casal,depois que a esposa se foi;
c- Uma metonímia em que a parte (bocas raivosas mastigando) foi citada
para representar o todo (pessoas irritadas à mesa), revelando a incapacidade de
diálogo dos moradores da casa e o estresse que passaram a ter depois da partida
da esposa;
d-
Uma comparação entre a alegria da absorção da comida e das bocas, enquanto
deglutem o alimento.
11-No enunciado ”A notícia de sua perda veio aos
poucos...” a locução adverbial grifada indica circunstância de:
a-
tempo;
b-
dúvida;
c-
intensidade;
d-
Modo.
12-No enunciado ”Acaso é saudade, Senhora...” o advérbio
grifado indica circunstância de:
a- afirmação;
b- dúvida;
c- negação;
d-
modo.
13-No enunciado ”Amanhã, faz um mês que a Senhora está longe de casa...”
o advérbio grifado indica circunstância de:
a- tempo;
b-
dúvida;
c-
intensidade;
d-
modo.
14- No enunciado: ”O batom ainda no
lenço...”, o advérbio grifado indica circunstância de:
a- modo;
b-
intensidade;
c-
afirmação;
d- tempo.
15- No enunciado ” Ninguém os guardou debaixo
da escada...”, o advérbio grifado indica circunstância de:
a-
modo;
b-
intensidade;
c- lugar;
d- tempo.
16-Produza um texto-discurso, refletindo sobre
alguma perda ou separação que você já teve.
Resposta pessoal.
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