quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

CONTO: APELO - DALTON TREVISAN - COM GABARITO

 CONTO: APELO

               Dalton Trevisan

           Amanhã, faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa da esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo9yS82GQndBYg50XSLo4193s6CMLPFhrlPzDkjVXIvIlOQSa2M2-VUXS4VefIGMW-lODC5v1taz_fLjMgZt-tb1ez_bb93hXvoGEwi1AiA7SXnPGFGQFyYbznxQtAkICGiwAXomrY6Z3uUz0A6UucLVsEaR7cvtC9Z7OyZaoOpQA0cYqUT7t6PV1usvw/s320/Resumo-do-livro-Senhora.jpeg


          Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco,  ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

         E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o sacarrolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

Dalton Trevisan

Entendendo o texto

01-O tema central do texto-discurso é:

    a- a solidão entre @s parceir@s, dentro de um relacionamento;

    b- a separação e as possíveis tristezas que podem ser acarretadas pela ida de um@ d@s parceir@s, em um relacionamento a dois.

     c- o machismo e a falta do diálogo como fatores preponderantes para o desmoronamento de uma relação afetiva;

      d- a importância do diálogo entre o casal.

02-Assinale (V) para os efeitos de sentidos que forem pertinentes ao texto-discurso e (F) para aqueles que não o forem:

     a-( F ) Percebe-se o discurso da divisão de tarefas domésticas entre o casal;

     b-( F) Percebe-se o discurso da felicidade mútua e permanente,dentro de um relacionamento;

     c-(  V  ) Percebe-se o discurso de que o papel da mulher, em casa, seria o daquela que organiza tudo, que não deixa faltar nada aos moradores dali;

       d-(  V   ) Percebe-se o discurso de que a mulher realiza, muitas vezes, um trabalho imperceptível, quando este é feito, sendo visível, apenas, quando não ocorreu;

       e-(  F ) Percebe-se o discurso de que, às vezes,dentro de um relacionamento, as pessoas sentem-se sufocadas,por isso têm vontade de escapar dele;

       f-( F ) Percebe-se o discurso de uma postura machista do homem,no texto-discurso;

      g-( V ) Percebe-se o discurso de que a rotina de um relacionamento afetivo contribui para o distanciamento d@s companheir@s;

      h-(  V  ) Percebe-se o discurso de que o convívio diário d@s companheir@s, em meio a um relacionamento,  não reduz a importância da outra pessoa;

      i-( V ) Percebe-se o discurso de que,dentro de um relacionamento,o casal tende a só perceber o valor d@ outr@,após a perda;

      j-(  V ) Percebe-se o discurso de que as pessoas tendem a buscar refúgio, para seus problemas mal resolvidos, na bebida alcoólica;

      k-( V ) Percebe-se o discurso de que,muitas vezes,em um relacionamento afetivo,uma das partes silencia sobre os motivos que culminaram na partida de um d@s companheir@s para não admitir que contribuiu para que isso ocorresse;

      l-(  V ) Percebe-se o discurso de que as pessoas, às vezes, estão em ambientes cheios de tantas outras e ,mesmo assim, se sentem sozinhas.

03-O título ”Apelo”, escolhido para nomear o texto-discurso, anuncia:

     a- um mero chamamento à esposa;

     b- um lamento (quase uma súplica) que o marido faz à esposa, para que retorne ao lar e retome o relacionamento;

    c- explicação que o marido propõe-se a fazer à esposa para convencer a esposa a voltar para casa;

   d-  uma vaga lembrança que o marido ainda guarda da esposa.

04-É possível interpretar que o narrador-personagem (marido) tenha usado o vocativo “Senhora”, no texto-discurso,  para assinalar:

   a- A admiração que nutria pela esposa e assim convencê-la a voltar para casa;

   b- A proximidade do casal, elemento forte na relação deles;

   c- O distanciamento que o narrador-personagem (o marido) fazia questão de mostrar à esposa;

   d- O respeito que nutria pela esposa e, com isso, chamar-lhe a atenção para seus sentimentos.

 05-Assinale a opção em que o verbo poupar foi usado no mesmo sentido empregado no texto-discurso: ”Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham...” 

     a- Em tempos de crise, somos obrigados a poupar dinheiro;

     b- É indispensável poupar os oprimidos;

     c- Poupou-se de novos sofrimentos;

     d- A organização poupa trabalho à dona de casa.

06- Assinale a opção que melhor expresse o significado do pronome “toda”, conforme enunciado no texto-discurso, em: Toda a casa era um deserto...”

     a- Qualquer casa próxima ou distante de onde morava o casal;

    b- Alguma casa perto de onde morava o casal;

    c- Nenhuma casa longe de onde morava o casal;   

    d- A casa inteira onde o casal vivia.

07- No enunciado ”A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada...”, os dois pontos utilizados introduzem:

     a- Um resumo de como o marido notou a presença da esposa;

     b- Uma explicação da perda do personagem;

     c- Uma citação de fatos comprovando que foi devagarinho que o narrador-personagem (marido) foi sentindo a ausência da esposa;

    d- Uma comparação entre os sentimentos do casal.

08- O argumento ”Toda a casa era um corredor deserto...” encerra:

      a- Uma explicação de como a casa estaria bem melhor, depois que a esposa foi embora;

     b- A dimensão do sentimento do narrador-personagem(marido) pela casa onde morava com a esposa;

     c-  O medo do narrador-personagem (marido);

     d- Uma metáfora sobre o que havia se transformado a residência do casal, após a partida da esposa, ou seja, um local vazio de sentido, não sendo mais confortável morar na mesma, apenas passar por ali.

09- O argumento ” E eu ficava só... como a última luz da varanda...” realça:

      a- Uma explicação do quanto era bom fazer parte da turma da “saideira”, nos bares;

      b- Uma comparação entre a solidão de fim de noite do narrador-personagem (marido) e a luz da varanda, ou seja, a única que, conforme nossa cultura, sobra à noite, depois que todas as outras são apagadas;

     c-  Um jeito interessante que o narrador-personagem ( o marido) usou para esconder seu sentimento;

     d- Uma comparação entre a sensação boa do personagem(marido) e a luz da varanda,ou seja,a melhor de todas,por isso ficou por último.

10- No argumento ” Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando...” , o enunciado grifado demonstra:

     a- Uma explicação do quanto o apetite dos moradores da casa melhorou,depois da ida da esposa;

     b-Um resumo do cenário interessante em que se transformou a residência do casal,depois que a esposa se foi;

     c- Uma metonímia em que a parte (bocas raivosas mastigando) foi citada para representar o todo (pessoas irritadas à mesa), revelando a incapacidade de diálogo dos moradores da casa e o estresse que passaram a ter depois da partida da esposa;

     d- Uma comparação entre a alegria da absorção da comida e das bocas, enquanto deglutem o alimento.

11-No enunciado ”A notícia de sua perda veio aos poucos...” a locução adverbial grifada indica circunstância de:

a-   tempo;

b-   dúvida;

c-    intensidade;

d-   Modo.

12-No enunciado ”Acaso é saudade, Senhora...”  o advérbio  grifado indica circunstância de:

     a- afirmação;

     b- dúvida;

     c- negação;

     d- modo.

13-No enunciado ”Amanhã, faz um mês que a Senhora está longe de casa...”  o advérbio  grifado indica circunstância de:  

    a- tempo;

    b- dúvida;

    c- intensidade;

    d- modo.

14- No enunciado: ”O batom ainda no lenço...”, o advérbio grifado indica circunstância de:

     a- modo;

     b- intensidade;

     c- afirmação;

     d- tempo.

15- No enunciado ” Ninguém os guardou debaixo da escada...”, o advérbio grifado indica circunstância de:

a-   modo;

     b- intensidade;

     c- lugar;

     d- tempo.

16-Produza um texto-discurso, refletindo sobre alguma perda ou separação que você já teve.

      Resposta pessoal.

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