terça-feira, 31 de dezembro de 2024

TEXTO: GÊNERO TEXTUAL QUE FAZ CRÍTICAS AOS TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO - (FRAGMENTO) - CLEANE LIMA - COM GABARITO

 Texto: Gênero textual que faz críticas aos temas de interesse público – Fragmento

           Cleane Lima

        A charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais, sobretudo de cunho político e social, que despertam o interesse público. Seu veículo principal são jornais e revistas, em suas versões impressas e digitais.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6E9Z7C5xCzw2l38KJzpdfQ1AJR8Ow90inurw5WNf8BfXaAexFtS2lyTl5OW_qvoTT-W6wPtnf4LzfBRgpfwkxejEAULAKu4KcAIrrV66lN7XgPyl8jPTQclYMkBg-MNMxSXhJx3hmCIfq_kP1sUgpSf65z62HQLhXoQWjgiXjOUiroK8oH0Z6YuX8jqE/s320/CHARGE.png


        É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, em geral personalidades públicas.

        Outro traço importante são as escolhas do autor com relação à presença ou não de elementos verbais. Os signos não verbais, obviamente, estão sempre presentes.

        De origem francesa, “charger” quer dizer “carga”, ou seja, o uso do exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica. A primeira charge publicada no Brasil tinha o título “A Campanha e o Cujo”, criada por Manuel José de Araújo (1806-1879), em 1837, em Porto Alegre.

        O gênero surgiu no século XIX e trouxe à tona a necessidade do público de expressar indignação e insatisfação com o governo vigente. Por meio da charge, o leitor encontra caminhos para entender os acontecimentos ocorridos no mundo todo. O profissional que as desenha, o chargista, precisa ter conhecimento dos assuntos em pauta para poder retratá-los e transmiti-los de forma objetiva. [...]

LIMA, Cleane. Charge. Educa Mais Brasil. [s/1], 13 mar. 2019. Disponível em: www.educamaisbrasil.com.br/eenem/lingua-portuguesa/charge. Acesso em: 31 mar. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 73.

Entendendo o texto:

01 – Qual é a principal função da charge?

      A principal função da charge é ilustrar, de forma satírica, acontecimentos atuais, principalmente os de cunho político e social, que despertam o interesse público.

02 – Quais são os elementos visuais e textuais presentes em uma charge?

      As charges geralmente apresentam caricaturas de personagens, com ou sem a presença de elementos textuais. Os signos não verbais, como expressões faciais e postura dos personagens, são sempre utilizados para transmitir a mensagem.

03 – Qual a origem da palavra "charge" e o que ela significa?

      A palavra "charge" tem origem francesa e significa "carga". O termo se refere ao uso do exagero para representar uma situação ou pessoa de forma cômica.

04 – Qual a importância histórica da charge?

      A charge surgiu no século XIX como uma forma de expressão popular, permitindo que as pessoas manifestassem sua indignação e insatisfação com o governo e com os acontecimentos da época.

05 – Quais são as principais características de um bom chargista?

      Um bom chargista precisa ter conhecimento dos assuntos em pauta, ser capaz de criar caricaturas expressivas e transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário