segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO: MOSAICO - ELY BARRETO - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO: MOSAICO

                                       Ely Barreto

      Quantos de nós já vimos e nos encantamos com um mosaico? São pedacinhos de vidro, montados um a um, até compor um quadro completo.

     Nossa vida assemelha-se a um mosaico: as pedrinhas são os fatos que vão nos acontecendo e, ao final, conceberá a obra da nossa vida. Cabe a nós escolher essas pedrinhas.

     São pedrinhas de amor, solidariedade, serviço? Então, estas constituirão uma obra artística última que nos dará orgulho.

    Porém, se as pedrinhas são de inveja, falta de perdão, rancor, a tela final nem merecerá ser vista.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3N5uf80SQaMsjSe9XS3x8wUr3KmvZGjEH791TABaiZpFS624ujf4vYxrbZMKseZnay6VLpMRFLwsF7PJxyXkGfnf1BEvoHGorv-FLQ4sLRUsgbq02SA4AwegJ7Z1Nfnkopbc8aT9khjm5eL76YRoKvo3rqkmacb_c59Qs9hmSR94B_FRARvMyeog8ZQE/s320/MOSAICO.jpg

    É nossa tarefa escolher as pedras mais belas: as róseas da bondade; as azuis do amor; as verdes da esperança; as vermelhas da fé; as laranjas do entusiasmo; as amarelas do otimismo; as roxas da magia; as pretas do respeito e elegância; as douradas da opulência; as pratas da solidez e as brancas da paz, capazes de formar um painel tão belo, que nós possamos apresentá-lo ao Pai, no dia derradeiro.

     Ely Barreto.Psicóloga.In Folhinha do Sagrado coração de Jesus.2017.Adaptado. (31/10/17)

        edlybarr@ig.com.br                

Entendendo o texto

01-Marque (V) para o que considerar efeito de sentido pertinente ao texto-discurso e (F) para o que não considerar:

a-( V ) Percebe-se o discurso de que o cotidiano das pessoas é cheio de experiências que lhes interpelam a fazer escolhas;

b-(  F ) Percebe-se o discurso de que as escolhas de cada pessoa não trarão consequências, positivas ou negativas, sobre sua vida;

c-( V ) Percebe-se o discurso de que as escolhas de cada pessoa trarão consequências, positivas ou negativas, sobre sua vida;

d-( V ) Percebe-se o discurso moral-religioso de que, ao fim da vida, as pessoas fazem balanço de sua trajetória;

e-( V ) Percebe-se o discurso de que toda pessoa torna-se protagonista de sua rota de vida, ao enfrentar seus conflitos;

f-( F ) Percebe-se o discurso de que a vida humana não é conflituosa e não proporciona situações difíceis;

g-( V ) Percebe-se o discurso moral-religioso de que as pessoas devem escolher sempre entre o bem e o mal;

h-( V  ) Percebe-se o discurso religioso-patriarcal de que Deus seria uma figura masculina, uma vez que, no final do texto-discurso, este é nomeado como Pai e não como Mãe;

02-No enunciado ”Nossa vida assemelha-se a um mosaico”, temos:

a- uma sinestesia, porque incita o visual e tátil do leitor/leitora a imaginar um mosaico;

b- uma hipérbole, pois trata-se de um exagero apontar semelhança entre um mosaico e a vida;

c- uma metáfora uma vez que se comparam os inúmeros e diferentes acontecimentos da vida à beleza de um mosaico;

d- um paradoxo, já que seria absurda a comparação entre um mosaico e a vida.

03-No enunciado ”É nossa tarefa escolher as pedras mais belas: as róseas da solidariedade, as azuis do amor…”, o uso dos dois pontos:

a-cita a fala de um ”expert” na feitura de mosaicos;

b-  enumera quais as pedras que contribuiriam, positivamente, para a edificação da vida;

c- exemplifica que pedras auxiliariam, negativamente, a construção da vida;

d- introduz a fala de um/uma personagem da história.

04-No enunciado ”São pedrinhas de amor, solidariedade, serviço? Então, estas constituirão uma obra artística última que nos dará orgulho.  Porém, se as pedrinhas são de inveja, falta de perdão, rancor, a tela final nem merecerá ser vista.”, a conjunção destacada:

a-introduz um dizer negativo, depois de ter dito algo também negativo;

b- introduz um dizer positivo, depois de ter dito algo também positivo;

c- introduz um dizer negativo, depois de ter dito algo positivo;

d- introduz um dizer positivo, depois de ter dito algo negativo.

05-No enunciado ”Quantos de nós já vimos.”, a forma dicionarizada do verbo sublinhado é:

a- vir;  

b- ver;

c- ir.

06-Produza um poema em forma de mosaico, escolhendo palavras que reflitam os principais valores que constituem a sua vida até os dias de hoje.

Exemplo de poema:

Meu mosaico, cores vibrantes, Azul-paz, verde-esperança, Amarelo-sol, calor radiante, Vermelho-paixão, vibrante.

Pedras de amor, amizade e fé, Resiliência, força, lealdade, Sonhos, risos, liberdade, Em cada peça, a felicidade.

Construindo a obra, dia a dia, Com cada escolha, um novo guia, Um mosaico único, só meu, Reflexo da alma, puro e meu.

 

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