CRÔNICA: Um de cada vez
Ao se aproximar ainda
mais, nosso amigo notou que o homem estava apanhando estrelas-do-mar que haviam
sido levadas para a praia e, uma de cada vez, as estava lançando de volta à
água.
Nosso amigo ficou
intrigado. Aproximou-se do homem e disse:
- Boa tarde, amigo.
Estava tentando adivinhar o que você está fazendo.
- Estou devolvendo
estas estrelas-do-mar ao oceano. Você sabe, a maré está baixa e todas essas
estrelas-do-mar foram trazidas para a praia. Se eu não as lançar de volta ao
mar, elas morrerão por falta de oxigênio.
- Entendo – respondeu
meu amigo -, mas deve haver milhares de estrelas-do-mar nesta praia.
Provavelmente você não será capaz de apanhar todas elas. É que são muitas,
simplesmente. Você percebe que provavelmente isso está acontecendo em centenas
de praias acima e abaixo desta costa? Vê que não faz diferença alguma?
O nativo sorriu,
curvou-se, apanhou uma outra estrela-do-mar e, ao arremessá-la de volta ao mar,
replicou:
- Fez diferença para aquela.
CANFIELD, Jack & HANSEN, Mark Victor. Canja de galinha para a alma: 89 histórias para abrir o coração e o espírito. Tradução de Outras Palavras. Rio de Janeiro. Ediouro. 1995. Pg: 37-38.
Entendendo o texto
01-Qual a tese central defendida no
texto-discurso, pelo personagem nativo?
a-
atitudes isoladas não fazem a diferença;
b- a
importância da caridade;
c- cada um pode fazer a diferença, fazendo a sua parte para
promover o bem;
d- a
importância de se fazer uma coisa de cada vez.
02-Marque (V) para efeitos de sentidos
pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:
a-( V ) percebe-se o discurso de convicção na
realização de boas ações, por parte do personagem nativo;
b-( F ) percebe-se
o discurso de descrença perante as atitudes isoladas, por parte do personagem
amigo do narrador;
c-( V ) percebe-se
o discurso de que mesmo atitudes isoladas podem fazer a diferença, segundo o
personagem nativo;
d-( F ) percebe-se o discurso de que é inútil
praticar o bem;
3-O texto-discurso é predominantemente:
a-
injuntivo, pois dá ordem de como ajudar o próximo;
b-
expositivo, pois cria uma teoria de como ajudar o próximo;
c- narrativo, pois conta uma história de como se pode ajudar o próximo;
d-
dissertativo-argumentativo, pois constrói vários argumentos para convencer o
leitor a ajudar o próximo.
04-Qual argumento revela imobilismo e descrença
em atitudes isoladas?
a) -
Estou devolvendo estas estrelas-do-mar ao oceano.
b) Você percebe que provavelmente isso está acontecendo em centenas de
praias acima e abaixo desta costa? Vê que não faz diferença alguma?
c) -
Fez diferença para aquela.
05-Qual argumento defende a valorização de
atitudes benignas, mesmo que se trate de gestos isolados e individuais?
a) Você
sabe, a maré está baixa e todas essas estrelas-do-mar foram trazidas para a
praia.
b) Você
percebe que provavelmente isso está acontecendo em centenas de praias acima e
abaixo desta costa? Vê que não faz diferença alguma?
c) - Fez diferença para aquela.
06-O homem devolvia as estrelas-do-mar ao
oceano, porque:
a-
não tinha o que fazer;
b-
era um cristão mexicano;
c- queria salvá-las;
d-
queria limpar a praia.
07-No enunciado “Se eu não as
lançar de volta ao mar, elas morrerão
por falta de oxigênio.”,
qual palavra grifada indica hipótese?
a- Se;
b-
as;
c-
morrerão;
d-
falta de.
A história do nativo e seu amigo nos coloca diante de uma reflexão
profunda sobre o poder das ações individuais. A atitude do nativo, ao salvar
uma estrela-do-mar de cada vez, nos mostra que cada gesto de bondade, por menor
que seja, faz a diferença. Afinal, se todos pensassem como o amigo do nativo,
que duvidava do impacto de suas ações, o mundo seria um lugar muito menos
solidário.
Acredito que
cada um de nós tem o poder de transformar o mundo à nossa volta, começando por
pequenas ações. Ao praticar a gentileza, a empatia e a solidariedade, estamos
contribuindo para um futuro melhor para todos. A história das estrelas-do-mar
nos ensina que não devemos nos deixar paralisar pela magnitude dos problemas,
mas sim agir de acordo com nossas possibilidades.
É importante
ressaltar que essa é apenas uma sugestão de resposta. Você pode personalizar o
texto com suas próprias ideias e experiências.
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