domingo, 15 de dezembro de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): TREM BALA - ANA VILELA - QUESTÕES GABARITADAS

 MÚSICA(ATIVIDADES): TREM BALA

               ANA VILELA

 Não é sobre ter todas pessoas do mundo pra si

É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXRkJTjWXw213kQgsmntlc8xzxZ90j1isZkeutBvw16-P5hhr3qPgnaSfElqCgt3wJm6UDmFc6nu5Yr_d5NrUGM7XH1J4I8Dt1I05AVyQsOGeg7UBBKhM6EeJM-N9JoFJHioZx5DG0_kZ1Ljc2YsLCD6z1cj9J6ZwGucqbbQ0qxxNl-Ya1kL8-oTVq-ac/s320/TREM%20BALA.jpg

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito é saber sonhar
Então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar


Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações


A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar

E sim sobre cada momento sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás


Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir


Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá


Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

 Entendendo o texto

 01-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

      a- a vida é maravilhosa;

      b- ame seus pais, seus filhos e amigos;

      c- aprecie intensamente a vida, com sabedoria, porque esta passa muito rapidamente;

     d- aprecie a vida sem limites.

02-No argumento “Não é sobre ter todas pessoas do mundo pra si/ É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti”, temos uma crítica:

      a- aos que tem ambição por possuir muitas pessoas;

      b- os que desejam a solidão;

      c- aos que valorizam o amor com alguma pessoa especial.

03-No argumento “É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz”, o eu lírico valoriza:

      a- os que se divertem cantando sozinhos;

      b- os que se divertem cantando juntamente com outras pessoas;

      c- os que se divertem cantando e ouvindo Iphone.

04-No argumento “É saber se sentir infinito/ Num universo tão vasto e bonito é saber sonhar”, o eu lírico valoriza:

      a- os que tem sentimentos de grandeza;

      b- os que se identificam em imaginação com a grandeza e beleza do mundo;

      c- os que gostam de viver.

05-Nos versos “Então, fazer valer a pena cada verso/ Daquele poema sobre acreditar”, o eu lírico valoriza:

     a- o amor;

     b- a persistência;

     c- a fé;

     d- a esperança.

06- No argumento “Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu/ É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu”, o eu lírico valoriza em primeiro lugar:

       a- os que realizam seus objetivos de vida e são vencedores;

       b- os que não se preocupam em realizar muitos objetivos na vida;

       c- os que se fortalecem quando estão batalhando pelos seus objetivos de vida;

       d- os que não tem mais nada a realizar na vida;

07-Nos versos “É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações/ E assim ter amigos contigo em todas as situações”, o eu lírico defende:

     a- o amor incondicional com o próximo;

     b- a construção de amizades mútuas;  

     c- a caridade com o próximo;

     d- a compaixão com o próximo

08-Nos versos “A gente não pode ter tudo/ Qual seria a graça do mundo se fosse assim?”, o eu lírico argumenta:

      a- que as pessoas devem lutar para realizar todos os seus desejos, do contrário, a vida seria sem graça;

      b- que as pessoas devem  se conformar e não se frustrar com o fato de não realizar todos os seus desejos, pois, sem receber nãos, a vida seria sem graça;

      c- que as pessoas que não realizam todos os seus desejos ficam frustradas com razão;

09-Nos versos “A gente não pode ter tudo/Qual seria a graça do mundo se fosse assim?/Por isso, eu prefiro sorrisos/E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim”, a palavra grifada foi usada para não repetir a ideia:

       a- porque a vida é sem graça;

       b- porque eu prefiro os sorrisos que a vida me trouxe;

       c- porque eu aceito que a gente não pode ter tudo.

10-No enunciado “Por isso, eu prefiro sorrisos/ E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim”?, a quem se referem os pronomes grifados?

       a- ao narrador;

       b- ao eu lírico;

       c- ao leitor;

       d- à gente.

11-No enunciado “Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar”, o eu lírico faz uma crítica:

       a- ao limite do desejo;

       b- ao limite da ambição;

       c- ao limite do poder econômico;

       d- à escassez dos produtos a serem vendidos.

12-No enunciado “Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais/Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás”, o eu lírico critica:

       a- a passagem rápida da vida;

       b- a pressa e a ambição;

       c- apenas a pressa;

       d- apenas a ambição.

13-No enunciado “Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais/Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás, no trecho grifado, o eu lírico alerta para:

      a- a chegada da velhice;

      b- a chegada da morte;

      c- o fim da juventude.

14-Nos versos “Segura teu filho no colo/ Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui”, a que se refere a palavra grifada?

     a- no poema;

     b- na nossa casa;

     c- no mundo, vivos;

     d- por perto.

15-Nos versos “Segura teu filho no colo/Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui”, o eu lírico está valorizando:

     a- o romantismo;

     b- a amizade;

     c- a troca de carinhos em família;

     d- o amor mútuo entre pais e filhos.

16-No argumento “Que a vida é trem-bala, parceiro”, através do vocativo grifado, o eu lírico:

     a- chama atenção de um amigo próximo;

      b- chama atenção do leitor como se este fosse um amigo próximo;

      c- chama atenção de um membro de sua família;

      d- chama atenção de seu par romântico.

17-No argumento “Que a vida é trem-bala, parceiro”, temos:

      a- uma ironia sobre a rapidez da vida;

      b- uma metáfora demonstrando a rapidez em que a vida passa;

      c- um lamento do eu lírico sobre a rapidez da vida.

18-Nos versos “Que a vida é trem-bala, parceiro/ E a gente é só passageiro prestes a partir”, o eu lírico conclui que:

      a- devemos aproveitar a vida antes que a morte chegue;

      b- devemos lamentar a chegada da morte;

      c- devemos estar cientes da velocidade da vida;

      d- nada temos a fazer, a não ser esperar a morte chegar.

19-No enunciado “Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais/Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás”, a conjunção grifada:

       a- conclui que não devemos correr contra o tempo ambiciosamente;

       b- opõe-se aos que correm contra o tempo ambiciosamente;

       c- justifica e explica o motivo de não precisar correr contra o tempo ambiciosamente;

      d- mostra o momento adequado de se correr ambiciosamente contra o tempo.

20-Nos versos “Segura teu filho no colo/Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui”, o sujeito a quem é dado o conselho é:

       a- o eu lírico;

       b- o leitor;

       c- os pais;

       d- os filhos.

21-No texto-discurso em questão, “Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá/ Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá” sugere que o cantor lírico está:

      a- numa estrofe da canção; 

      b- no refrão da canção;     

      c- num verso da canção;

      d- no título da canção.

22-Produza um texto-discurso (ou poema ou outro gênero), considerando o argumento de que a vida é trem bala, parceiro, e a gente é só passageiro prestes a partir!

Poema:

Trem da vida,

veloz e incerto,

Leva sonhos,

amores,

e um aperto no peito.

 Cada estação,

 um novo começo,

Mas o destino final,

ninguém sabe, certo?

Então sorria,

abrace, ame,

Valorize cada instante,

como se fosse o último a ter.

Que a vida é um sopro,

um piscar de olhos,

E a felicidade se encontra nos pequenos detalhes.

  • Reflexão:

A metáfora do trem-bala nos convida a uma profunda reflexão sobre a efemeridade da vida. A cada segundo que passa, estamos mais próximos do destino final. No entanto, a beleza está na jornada, nas experiências vividas, nos laços construídos. Ao invés de correr contra o tempo em busca de bens materiais ou status social, devemos cultivar relacionamentos, apreciar a natureza, buscar o autoconhecimento e viver cada momento com intensidade. A vida é um presente, e a maior riqueza que podemos ter é a paz interior e a felicidade de quem amamos.

 

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