domingo, 29 de dezembro de 2024

TEXTO: A ORIGEM DAS HQs - (FRAGMENTO) - NATANE CAVALCANTE - COM GABARITO

Texto: A origem das HQs – Fragmento

           Natane Cavalcante

        Não é de hoje que a humanidade busca se comunicar através de desenhos. A origem das histórias em quadrinhos remonta ao período pré-histórico. Os primeiros povos utilizavam a pintura rupestre para representar cenas do cotidiano e os desafios da caça, descritos em sequências de desenhos na parede das cavernas.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbHklRJTB1gMsPY_WCdliVGGEVdq_B8UeaMBdCPAteFZDjW5m9fLX5NK4kpQ3kPY18lP6LVW0XYtRnl3309uqcCO6S8BryeZMu07gc-x_3kPRzPH1y4-UOtNuuPyDdL3OGHJSkIoHmvRRH1jW_XUOlfYoKAguEg0vIY9BcuF9OhPjfnVs53kX3NL1keVY/s1600/HQS.png


        [...]

        A primeira história em quadrinhos com os recursos conhecidos hoje, ou seja, com os balões de diálogos, foi escrita pelo artista americano Richard Outcault em 1896. A HQ chamava-se The Yellow Kid (Garoto Amarelo), e inaugurou a publicação de quadrinhos nos jornais de Nova York. No início do século 20 as HQs tornaram-se um elemento indispensável nas páginas dos jornais, em formato de charges políticas e humorísticas, sendo consideradas um importante meio de comunicação. 

        A década de 1930 é classificada como a Era de Ouro das HQs, devido ao surgimento das histórias de super-heróis. O personagem Super-Homem marca o início dessa nova era e abre portas para as diversas histórias de aventura, fantasia e ficção científica. Com sua própria linguagem, os quadrinhos se expandiram por todo o mundo e conquistaram seu espaço para além das bancas de jornais: as HQs adaptaram-se à televisão e ao cinema, e passaram a carregar o título de nona arte. 

        [...]

CAVALCANTE, Natane. “A jornada das histórias em quadrinhos pelo mundo”. ECA – USP. Jornalismo Júnior. 23 out. 2020. Disponível em: http://jornalismojunior.com.br/a-jornada-das-histórias-em-quadrinhos-pelo-mundo. Acesso em: 25 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 05.

Entendendo o texto:

01 – Qual a forma mais antiga de representação gráfica narrativa citada no texto?

      A pintura rupestre. A humanidade usava as paredes das cavernas para registrar suas histórias e experiências através de desenhos sequenciais.

02 – Quem é considerado o criador da primeira história em quadrinhos com os recursos que conhecemos hoje?

      Richard Outcault. Ele criou a HQ "The Yellow Kid" em 1896, introduzindo elementos como balões de diálogo e a publicação em jornais.

03 – Qual período é considerado a Era de Ouro das HQs e por quê?

      A década de 1930 é considerada a Era de Ouro das HQs devido ao surgimento dos super-heróis, como o Superman, que revolucionaram o gênero e popularizaram as histórias em quadrinhos.

04 – Qual a importância das HQs além do entretenimento?

      As HQs são consideradas a nona arte e possuem um papel importante na comunicação e na expressão artística. Elas podem transmitir informações, gerar debates e influenciar a cultura de uma sociedade.

05 – Como as HQs evoluíram ao longo do tempo?

      As HQs evoluíram de simples desenhos em cavernas para uma forma de arte complexa e diversificada. Passaram dos jornais para as revistas, e hoje são adaptadas para outros meios como televisão e cinema. A linguagem visual e narrativa das HQs também se tornou mais sofisticada ao longo dos anos.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário