Poesia: Cantiga de amor
Gonçalves Dias
Senhora minha, desde que vos
vi,
lutei para ocultar esta
paixão
que me tomou o coração;
mas não o posso mais e
decidi
que saibam todos o meu grande
amor,
a tristeza que tenho, a imensa
dor
que sofro desde o dia em que vos vi.
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9kRQcZgwbCdHWvSWypLADWsKF30SiI8q8l57VT4asmfxrIfxr_5IxZTUT3RM1GlItJTsHKxVBjFIRUSXVpQ2-hWz-SOt33q3YAuiMDAMWyEaJ2CjWS-yOK7lXRCApEJ8REthkKomr5zAvo9KPdnBQSx1M5nsj6-f5cXkOcc7xfl6OkCBkj3BOKkX9zzg/s320/CANTIGA.jpgQuando souberem que por vós sofri
tamanha pena, pesa-me,
senhora,
que por vossa crueza
padeci,
eu que sempre vos quis mais que
ninguém,
e nunca me quisestes fazer
bem,
nem ao menos saber o que eu
sofri.
E quando eu vir, senhora, que o
pesar
que me causais me vai levar a
morte,
direi, chorando minha triste
sorte:
“Senhor, por que me vão assim
matar?”
E, vendo-me tão triste e sem
prazer,
todos, senhora, irão
compreender
que só de vós me vem este pesar.
Já que assim é, eu venho vós rogar
que queiras pelo menos
consentir
que passe a minha vida a vos
servir,
e que possa dizer em meu
cantar
que está mulher, que em seu
poder me tem,
sois vós, senhora minha, vós,
meu bem;
graça maior não ousarei pedir.
DIAS, Gonçalves. In: BERARDINELLI, C. Cantigas de trovadores medievais
em português moderno. Rio de Janeiro: Simões, s.d. p. 17.
Fonte: Português –
Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas
Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 107.
Entendendo a poesia:
01
– Quais os principais elementos do amor cortês presentes nesta cantiga?
Submissão da
amada: A mulher é exaltada como um ser
superior, quase divino, a quem o poeta se submete completamente.
Sofrimento amoroso: O
eu lírico expressa uma profunda tristeza e dor causada pelo amor não
correspondido.
Idealização da amada:
A mulher é descrita de forma idealizada, como um ser perfeito e inalcançável.
Servidão amorosa: O
poeta se coloca como servo da amada, disposto a tudo para servi-la.
02 –
Qual a função da repetição do nome "senhora" na cantiga?
A repetição do
vocativo "senhora" reforça a submissão do eu lírico à amada e a sua
posição de inferioridade em relação a ela. Além disso, contribui para a criação
de um clima de reverência e adoração.
03
– Qual o papel da natureza na expressão dos sentimentos do poeta?
A natureza não
desempenha um papel significativo nesta cantiga. A expressão dos sentimentos do
poeta é centrada na relação com a amada e na sua própria interioridade.
04
– Qual a relação entre a dor amorosa e a morte na cantiga?
A dor amorosa é
tão intensa que o poeta teme pela própria vida. A morte é vista como uma
possível consequência do sofrimento causado pela amada. Essa associação entre
amor e morte é um tema recorrente na poesia trovadoresca.
05
– Como se pode interpretar o pedido final do poeta à amada?
O pedido final do
poeta revela a sua humildade e a sua esperança de que a amada possa, ao menos,
reconhecer o seu amor e permitir que ele a sirva. É uma súplica por um gesto de
misericórdia, mesmo que a amada não possa retribuir o seu amor.
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