terça-feira, 31 de dezembro de 2024

NOTÍCIA: ADMIRÁVEL MUNDO SOLIDÁRIO: A RESPONSABILIDADE SOCIAL POR MEIO DO VOLUNTÁRIO - (FRAGMENTO) - FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ - COM GABARITO

 Notícia: Admirável mundo solidário: a responsabilidade social por meio do voluntariado – Fragmento

          Estudantes e professores da Universidade de Fortaleza se dedicam à responsabilidade social por meio de iniciativas de voluntariado

        Em meio à pandemia global do novo coronavírus, as máscaras que encobrem os sorrisos não são capazes de esconder ou apagar as múltiplas formas de sorrir para o mundo. Na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, as ações solidárias e de voluntariado dizem sobre atitudes e valores que prometem se tornar hegemônicos quando as sociedades voltarem a interagir plenamente: empatia, união, generosidade, comunhão, cuidado. Tudo isso, junto e misturado, está na base do trabalho de alunos e professores que se dedicam à responsabilidade social e à formação humanística na Unifor. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUbLAnriUtC4U0MUDsy2hgG3f4FiWqIfBLG4NS79EEyoWQpOGm9d__yzZ3g6UyyDAUp6akU0TRyhFfAFdEDgtmuqcVUO-etN4fJcvEnxVe6jU_QbSu1DpGA4zbm9nUx2kQJMJrQq6NumTTvXqSoj0tUslO-AKuLv6gYjOzcdCYoHElKt6YBfEt-33-wz0/s1600/SOLIDARIO.jpg


        Ninguém é uma ilha

        Um vírus fatal fez trincar o espelho de uma sociedade narcísica e individualista ao extremo. Paradoxal, a pandemia da Covid-19 expôs o ser humano à dor e ao isolamento, mas também lembrou ao mundo globalizado que nenhum homem é uma ilha. Assim, olhar para além do próprio umbigo se tornou questão de ordem, ou melhor, de sobrevivência, já que, ao cair doente, o “eu” narcísico perdeu espaço para o senso de coletividade, aquele que diz “nós” e   tem como lema a empatia, concentrando todos os seus esforços na busca pelo bem-estar comum. 

        [...]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ. Admirável mundo solidário... 12 jun. 2020. Disponível em: www.unifor.br/-/admiravel-mundo-solidario. Acesso em: 30 abr. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 05.

Entendendo a notícia:

01 – Qual o impacto da pandemia na percepção das pessoas sobre a importância do trabalho voluntário?

      A pandemia do COVID-19 intensificou a necessidade de solidariedade e colaboração entre as pessoas, evidenciando a importância do trabalho voluntário. A crise sanitária expôs a fragilidade individual e a necessidade de união para enfrentar desafios comuns.

02 – Quais valores são destacados como fundamentais para o trabalho voluntário na Universidade de Fortaleza?

      A Unifor destaca valores como empatia, união, generosidade, comunhão e cuidado como pilares do trabalho voluntário. Esses valores demonstram a importância de se conectar com o próximo e de contribuir para o bem-estar da comunidade.

03 – Como a pandemia desafiou a visão individualista da sociedade?

      A pandemia desafiou a visão individualista ao mostrar que os problemas globais afetam a todos, independentemente de suas diferenças. A necessidade de isolamento social e a busca por soluções coletivas para a crise evidenciaram a importância da interdependência entre as pessoas.

04 – Qual a relação entre o trabalho voluntário e a formação humanística?

      O trabalho voluntário está diretamente ligado à formação humanística, pois promove o desenvolvimento de habilidades sociais, o senso de comunidade e a consciência cidadã. Ao se dedicar a causas sociais, os voluntários contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

05 – Qual a importância de olhar para além do próprio umbigo, segundo o texto?

      Olhar para além do próprio umbigo significa desenvolver um senso de comunidade e se preocupar com o bem-estar dos outros. Essa atitude é fundamental para construir um mundo mais solidário e humano, onde as pessoas se ajudam mutuamente.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário