domingo, 29 de dezembro de 2024

POEMA: CANÇÃO - (FRAGMENTO) - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

 Poema: CANÇÃO – Fragmento

             MÁRIO QUINTANA

Cheguei a concha da orelha à concha do caracol.

Escutei
vozes amadas
que eu julgava
eternamente perdidas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTuyTtRYbX3VwTBtFlkmesglreMQ0mxerS1Epbu8PmPodbOxjJLXrslzmZCcrhUXYIVaISy6TLIcF1RxjAiA1oeS_ePwZIViLp9ZeKyYR0Gn1fm5pmAG8jZWhIWynhJCIPt1dgtGpPjkxF4W0SoCThZ4tSGMyp73Srv9gQm1CKirvpbycMFW2p2UkCb6U/s320/som-do-mar-na-concha.jpg


Uma havia
que dentre as outras mais graves
tão clara e alta se erguia…

que eu custei mas descobri
que era a minha própria voz:
sessenta anos havia
ou mais
que ali estava encerrada.

Meu Deus, as coisas que ela dizia!
as coisas que eu perguntava!

Eu deixei-as sem resposta.

[...]

QUINTANA, Mário. In: CARVALHAL, Tania Franco (Org.). Mário Quintana: poesia completa. São Paulo: Nova Aguilar, 2005. p. 389-390. Fragmento.

Fonte: Português – Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 426.

Entendendo o poema:

01 – Qual a principal metáfora utilizada no poema e qual seu significado?

      A principal metáfora é a comparação entre a concha da orelha e a concha do caracol. A concha do caracol representa um espaço interior, um microcosmo onde se guardam memórias, sentimentos e pensamentos. Ao aproximar a concha da orelha da concha do caracol, o eu lírico estabelece uma conexão com seu passado e com suas próprias vozes internas.

02 – Que emoções são despertadas no eu lírico ao ouvir as vozes?

      O eu lírico experimenta uma mistura de emoções: surpresa ao encontrar vozes que julgava perdidas, saudade e nostalgia pelas lembranças evocadas, e um certo arrependimento por não ter respondido a essas vozes no passado.

03 – Qual a importância da voz própria dentro do conjunto de vozes ouvidas?

      A voz própria do eu lírico se destaca entre as outras por sua clareza e intensidade. Ela representa a essência do indivíduo, suas dúvidas, anseios e questionamentos. Ao reconhecer sua própria voz, o eu lírico estabelece uma conexão mais profunda consigo mesmo.

04 – Que reflexão sobre o tempo o poema nos apresenta?

      O poema nos convida a refletir sobre a passagem do tempo e a importância de valorizar os momentos presentes. Ao descobrir que sua própria voz estava encerrada na concha do caracol há tanto tempo, o eu lírico percebe a fugacidade do tempo e a importância de aproveitar cada momento.

05 – Qual a mensagem principal do poema?

      A mensagem principal do poema é a importância da introspecção e da escuta interior. Ao se conectar com suas próprias vozes internas, o eu lírico encontra respostas para suas dúvidas e um maior autoconhecimento. O poema nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e a valorizar a riqueza de nossas experiências e memórias.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário