Poema: Sobre um túmulo – Fragmento
Fagundes Varela
Torce-te
aí na sepultura fria
Onde passa rugindo o furacão,
Seja-te o orvalho das manhãs negado,
Soe em teu leito a voz da maldição!
Teu castigo será gemer debalde
Buscando o sono que o sudário deixa,
Ouvir nas trevas de uma noite horrenda
De errantes larvas a funérea queixa!
[...]
VARELA, Fagundes. In: TÁTI,
Miécio; GUERRA, E. Carrera (Org.). Poesias completas de L. N. Fagundes Varela,
São Paulo: Nacional, 1957. p. 141. (Fragmento).
Fonte: Português –
Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas
Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 117.
Entendendo o poema:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Debalde: inutilmente.
·
Sudário: espécie de lençol com que se envolve o cadáver.
·
Funérea: sombria, relativa à morte.
02
– Qual a principal emoção transmitida pelo poema?
O poema transmite
uma forte carga de ódio e vingança. O eu lírico dirige-se a um morto,
desejando-lhe um tormento eterno e uma sepultura fria e solitária. A emoção
predominante é a raiva, que se manifesta através de implorações para que o
morto sofra e seja castigado.
03
– Como a natureza é utilizada para intensificar o sentimento de maldição?
A natureza é
utilizada de forma sombria e hostil para intensificar o sentimento de maldição.
O furacão rugindo, a ausência do orvalho e a noite horrenda criam um ambiente
fúnebre e opressivo. A natureza, que geralmente é vista como fonte de vida e
beleza, torna-se um instrumento de castigo e sofrimento.
04
– Qual o papel da religião neste poema?
O papel da
religião em "Sobre um túmulo" de Fagundes Varela é ambíguo e
carregado de ironia. A menção a "maldição" e à "voz das maldições"
evoca um contexto religioso, sugerindo a ideia de um castigo divino. No
entanto, a forma como a maldição é invocada é mais próxima de um desejo pessoal
de vingança do que de uma súplica a uma força superior.
05
– Como o poema se relaciona com a ideia de justiça e punição?
O poema
estabelece uma clara relação com a ideia de justiça e punição, mas de forma
particular e distorcida. A justiça apresentada no poema é pessoal e vingativa,
não se baseando em leis ou princípios morais universais, mas sim no desejo de
vingança do eu lírico.
06
– Quais as possíveis interpretações para a figura do morto?
A figura do morto
no poema pode ser interpretada de diversas formas:
Inimigo: O morto pode
ser visto como um inimigo pessoal do eu lírico, alguém que causou-lhe grande
sofrimento e merece ser castigado.
Símbolo do mal: O
morto pode representar o mal em si, uma força negativa que merece ser
aniquilada.
Projeção dos próprios
medos e culpas: O desejo de maldizer o morto pode ser uma projeção dos
próprios medos e culpas do eu lírico, que busca justificar seus próprios atos.
Crítica social: O
morto pode ser uma representação simbólica de uma sociedade injusta e
opressora, contra a qual o eu lírico se revolta.
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