quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

ENSAIO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO: VOCÊ É UMA MARAVILHA - COM GABARITO

 Ensaio filosófico-pedagógico: Você é uma maravilha

 

Cada segundo que vivemos é um novo e único momento do universo, um momento que nunca mais existirá... E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGif09lHuMNzjeB0QQMA7e6B92uHjZBcdhm5jIObMdepsDvFjtn1z0UxGGMHm9qiHU_r_G0ZoJXV4QplDpkFCcvoWvLRoG28ju3n0NDk1uk1Jm8PS4mAyZTTH-qs8Yfna57uRaIkwFKe5H7lLh_O1bupxwlqdcJ8uT4RyHNdBd7jOmuTVRN3NRs7lsUTo/s1600/ESPECIAL.jpg


Quando ensinaremos a eles o que eles são?

Deveríamos dizer a cada um deles: Sabe o que você é? Você é uma maravilha. Você é único. Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você. Suas pernas, seus braços, seus dedos inteligentes, a maneira como você se move.

Você pode tornar-se um Shakespeare, um Michelangelo, um Beethoven. Você tem capacidade para qualquer coisa. Sim, você é uma maravilha. E quando crescer, como então poderá fazer mal a uma outra pessoa que, como você, é uma maravilha?

Você deve trabalhar – todos devemos – para tornar o mundo digno de suas crianças.

                                              Pablo Casals

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-( V ) Percebe-se o discurso de que a vida é um eterno fluxo no tempo;

     b-( F) Percebe-se o discurso de que a vida é uma eterna repetição;

     c-( V) Percebe-se o discurso de que o ser humano é muito importante por estar vivo;

     d-( F ) Percebe-se o discurso de que fazer o mal é natural;

    e-( F ) Percebe-se o discurso de que se tem ensinado apenas conhecimentos importantes para as crianças;

     f-( V ) Percebe-se o discurso de que não se está ensinando às crianças sobre quem elas são.

02-O título do texto “Você é uma maravilha” ressalta:

     a- um exagero do autor;

   b- a valorização necessária que cada criança deveria receber de ensinamento dos adultos;

     c- uma visão otimista da vida.

03-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

     a- todos devemos trabalhar por um mundo melhor;

     b- não devemos praticar o mal;

     c- é preciso educar as crianças para que percebam o ser maravilhoso que cada um é;

      d- é preciso ensinar mais matemática e geografia às crianças

04-Qual enunciado representa uma crítica do autor ao tipo de ensino transmitido para as crianças?

     a- “Cada segundo que vivemos é um novo e único momento do universo...”

     b- “E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.”

    c- “Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”

    d- “Você pode tornar-se um Shakespeare, um Michelangelo, um Beethoven.”

05-No argumento “Você é único. Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”, o autor está valorizando:

    a- o fato da vida ser passageira;

    b- a singularidade e a unicidade de cada um; 

    c- a autoestima de cada um;

    d- a autoconfiança de cada um.

06-Qual argumento demonstra que a prática do mal é totalmente equivocada?

    a- “Você deve trabalhar – todos devemos – para tornar o mundo digno de suas crianças.”;

    b- “E quando crescer, como então poderá fazer mal a uma outra pessoa que, como você, é uma maravilha? “;

    c- “E o que é que ensinamos aos nossos filhos?”

07-No enunciado “E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.”, o pronome grifado foi usado para não repetir a expressão:

     a- ensinamos;

     b- nossos filhos;

     c- dois mais dois.

08-No enunciado “Cada segundo que vivemos é um novo e único momento do universo, um momento que nunca mais existirá...”, a expressão grifada sugere:

    a- o movimento cíclico do tempo universal;

    b- a não repetitividade do tempo universal;

    c- a mudança lenta do tempo universal;

    d- o movimento gradual do tempo universal.

09-No enunciado Deveríamos dizer a cada um deles: Sabe o que você é?”, qual o sujeito do verbo grifado?

    a- nós, as crianças;

   b- nós, os adultos e as crianças;

   c- nós, o autor e o leitor;

   d- nós, o autor, os pais, os educadores.

10-No texto-discurso, no enunciado “Deveríamos dizer a cada um deles: Sabe o que você é? Você é uma maravilha. Você é único.”,    a quem se refere o pronome grifado?

    a- ao leitor;

    b- a cada um dos filhos;

    c- à criança;

    d- ao estudante.

11-No argumento “Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”, o autor sugere:

    a- que cada pessoa é única;

    b- que cada pessoa é importante;

    c- que cada pessoa tem uma missão.

12-Produza um texto-discurso explicando porque você também é uma maravilha!

Texto-discurso sobre ser uma maravilha:

"Assim como cada estrela no céu é única, com sua própria luz e trajetória, cada um de nós também é uma maravilha singular. Somos um conjunto complexo de experiências, emoções e pensamentos que se moldam a cada instante. Nossas capacidades são infinitas, e o potencial que carregamos dentro de nós é capaz de transformar o mundo.

A vida é uma jornada repleta de desafios e aprendizados, e a cada passo que damos, crescemos e evoluímos. Somos capazes de amar, de criar, de sonhar e de realizar grandes feitos. A beleza está nos detalhes, nas pequenas coisas que tornam cada um de nós especial.

Portanto, celebremos a nossa individualidade e valorizemos as nossas diferenças. Ao reconhecer a maravilha que somos, podemos inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Juntos, podemos construir um mundo mais justo, mais humano e mais feliz."

 

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