Ensaio filosófico-pedagógico: Você é uma maravilha
Cada segundo que
vivemos é um novo e único momento do universo, um momento que nunca mais
existirá... E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que
dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.
Quando ensinaremos a
eles o que eles são?
Deveríamos dizer a cada
um deles: Sabe o que você é? Você é uma maravilha. Você é único. Em todos os
anos que se passaram, nunca houve uma criança como você. Suas pernas, seus
braços, seus dedos inteligentes, a maneira como você se move.
Você pode tornar-se um
Shakespeare, um Michelangelo, um Beethoven. Você tem capacidade para qualquer
coisa. Sim, você é uma maravilha. E quando crescer, como então poderá fazer mal
a uma outra pessoa que, como você, é uma maravilha?
Você deve trabalhar –
todos devemos – para tornar o mundo digno de suas crianças.
Pablo Casals
Entendendo o texto
01-Marque (V) para efeitos de sentidos
pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:
a-( V ) Percebe-se o discurso de que a vida é um eterno
fluxo no tempo;
b-( F) Percebe-se o discurso de que a vida é uma eterna
repetição;
c-( V) Percebe-se o discurso de que o ser humano é muito
importante por estar vivo;
d-( F ) Percebe-se o discurso de que fazer o mal é
natural;
e-( F ) Percebe-se o discurso de que se tem ensinado
apenas conhecimentos importantes para as crianças;
f-( V ) Percebe-se o discurso de que não se está ensinando
às crianças sobre quem elas são.
02-O título do texto “Você é uma maravilha” ressalta:
a-
um exagero do autor;
b- a valorização necessária que cada criança deveria receber
de ensinamento dos adultos;
c-
uma visão otimista da vida.
03-Qual a tese central defendida no
texto-discurso?
a-
todos devemos trabalhar por um mundo melhor;
b-
não devemos praticar o mal;
c- é preciso educar as crianças para que percebam o ser
maravilhoso que cada um é;
d-
é preciso ensinar mais matemática e geografia às crianças
04-Qual enunciado representa uma crítica do
autor ao tipo de ensino transmitido para as crianças?
a- “Cada
segundo que vivemos é um novo e único momento do universo...”
b- “E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois
mais dois são quatro, e que Paris é a capital da França.”
c- “Em
todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”
d- “Você
pode tornar-se um Shakespeare, um Michelangelo, um Beethoven.”
05-No argumento “Você é único. Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma
criança como você.”, o autor está valorizando:
a- o
fato da vida ser passageira;
b- a singularidade e a unicidade de cada um;
c- a
autoestima de cada um;
d- a
autoconfiança de cada um.
06-Qual argumento demonstra que a prática do
mal é totalmente equivocada?
a- “Você
deve trabalhar – todos devemos – para tornar o mundo digno de suas crianças.”;
b- “E quando crescer, como então poderá fazer mal a uma outra pessoa
que, como você, é uma maravilha? “;
c- “E
o que é que ensinamos aos nossos filhos?”
07-No enunciado
“E o que é que ensinamos aos nossos filhos? Ensinamos a eles que dois mais dois são quatro, e que Paris é a capital
da França.”, o pronome grifado foi usado para não repetir a expressão:
a- ensinamos;
b- nossos filhos;
c-
dois mais dois.
08-No enunciado “Cada segundo que vivemos é um
novo e único momento do universo, um momento que nunca mais existirá...”, a expressão grifada sugere:
a- o
movimento cíclico do tempo universal;
b- a não repetitividade do tempo universal;
c- a
mudança lenta do tempo universal;
d- o
movimento gradual do tempo universal.
09-No enunciado “Deveríamos dizer a
cada um deles: Sabe o que você é?”, qual o sujeito do verbo grifado?
a-
nós, as crianças;
b-
nós, os adultos e as crianças;
c-
nós, o autor e o leitor;
d- nós, o autor, os pais, os educadores.
10-No texto-discurso, no enunciado “Deveríamos dizer a cada um deles: Sabe o
que você é? Você é uma maravilha. Você é único.”, a quem se refere o pronome grifado?
a- ao
leitor;
b- a cada um dos filhos;
c- à
criança;
d- ao
estudante.
11-No argumento “Em todos os anos que se passaram, nunca houve uma criança como você.”,
o autor sugere:
a- que cada pessoa é única;
b-
que cada pessoa é importante;
c- que cada pessoa tem uma missão.
12-Produza um texto-discurso explicando porque você também é uma maravilha!
Texto-discurso sobre ser uma maravilha:
"Assim
como cada estrela no céu é única, com sua própria luz e trajetória, cada um de
nós também é uma maravilha singular. Somos um conjunto complexo de
experiências, emoções e pensamentos que se moldam a cada instante. Nossas
capacidades são infinitas, e o potencial que carregamos dentro de nós é capaz
de transformar o mundo.
A vida é uma
jornada repleta de desafios e aprendizados, e a cada passo que damos, crescemos
e evoluímos. Somos capazes de amar, de criar, de sonhar e de realizar grandes
feitos. A beleza está nos detalhes, nas pequenas coisas que tornam cada um de
nós especial.
Portanto,
celebremos a nossa individualidade e valorizemos as nossas diferenças. Ao
reconhecer a maravilha que somos, podemos inspirar outras pessoas a fazerem o
mesmo. Juntos, podemos construir um mundo mais justo, mais humano e mais
feliz."
Nenhum comentário:
Postar um comentário