quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

REPORTAGEM: NÍVEL DO MAR CRESCE 0,5 CM EM 5 ANOS - JAMIL CHADE E GENEBRA -COM GABARITO

 Reportagem: Nível do mar cresce 0,5 cm em 5 anos

          Aumento foi provocado pelo derretimento de 2 trilhões de t de gelo; 2008 foi o 10.º ano mais quente, diz ONU

Por Jamil Chade e GENEBRA – 10/03/2015 | 12h31 – Atualização: 17/12/2008 | 01h00

        Em apenas cinco anos, 2 trilhões de toneladas de gelo da Groenlândia, Alasca e Antártida derreteram e elevaram o nível do mar em 0,5 centímetro. Os dados, da Nasa, a agência espacial americana, foram apresentados simultaneamente ao anúncio das Nações Unidas de que 2008 será o 10º ano mais quente já registrado no planeta – desde que os cálculos começaram a ser feitos em 1850 – e que a década será a mais quente de que se tem notícia, com impacto também para o Brasil.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBh_KfS6xsLVxleqne0wuhVZCqywYo_ddWAHdeqqWMcJ67p7RuzSfooW_72UxLM6J24IWhyphenhyphenyXTqdWlsnCGy4Zgh38JXUjyzXk7qO8liDx8YDfYgj1g_GKsGPH9QmBWxf1IzN51N6wMa2BrgRSZfoJlKaxOtECpk9SpPbO2zh-MQoS0HcMehxCAqpQekRY/s320/nivel-do-mar.jpg


        Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM, braço da ONU), alerta que o ano de 2007 foi o pior em termos de perda de cobertura de gelo no Ártico, abrindo rotas marítimas pelo Polo Norte e possibilitando o início de uma corrida pelo petróleo e gás na região. No ano passado, o gelo ártico cobria 4,3 milhões de km2. "Estamos vendo que a camada de gelo é cada vez mais fina", disse Jarraud.

        Segundo a ONU, 200 milhões de pessoas que vivem em regiões costeiras estariam ameaçadas pelo fenômeno nas próximas três décadas. O governo das Ilhas Maldivas, por exemplo, já começa a pensar em soluções como a pura e simples realocação de sua população.

        LIBERAÇÃO DE METANO

        Mais da metade do derretimento de gelo dos últimos cinco anos ocorreu na Groenlândia, região que começa a experimentar uma verdadeira revolução natural. Só o Alasca perdeu 400 bilhões de toneladas de gelo terrestre. Partes do Ártico teriam registrado temperaturas quase 10°C mais quentes que em 2007. Na Sibéria, o temor é com a emissão de metano, que estava congelado em lagos. Agora, o gás pode começar a se desprender se as temperaturas continuarem elevadas.

        Parte da redução da cobertura de gelo ocorre pelo aquecimento, acelerando graças às emissões de CO2. Dados divulgados há duas semanas mostraram que nunca a concentração de CO2 na atmosfera foi tão elevada como agora.

        RECORDES REPETIDOS

        O ano de 2008 registrou uma temperatura média de 14°C, 0,3 grau acima da média entre 1961 e 1990. Já 2005 foi o ano mais quente já registrado, com 14,8°C na média do planeta.

        O que preocupa a OMM é que a tendência não parece estar mudando e, a cada ano, há novos recordes. Na Austrália, por exemplo, foi registrado o calor mais intenso da série histórica, com uma máxima superior a 35°C durante duas semanas inteiras.

        "O que estamos vendo é que fenômenos meteorológicos extremos estão sendo cada vez mais frequentes", disse Jarraud.

        Em todo o mundo, o impacto dessas mudanças climáticas vem sendo sentido de forma diferente. Alguns países europeus vivem verões tropicais, enquanto o inverno foi menos frio na Escandinávia. Já na América do Sul, a Argentina registrou as temperaturas mais baixas.

        Os fenômenos extremos ainda são exemplificados na ONU com a alta em julho deste ano de 3 graus Celsius na Argentina, Paraguai, Bolívia e sul do Brasil em relação à média climática do mês de julho. No Caribe, os furacões continuam a aumentar de intensidade.

O Estado de São Paulo, São Paulo, 17 dez. 2008.

Fonte: Português – Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 460-461.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual foi a principal causa do aumento de 0,5 cm no nível do mar nos últimos 5 anos, segundo a reportagem?

a) Expansão térmica dos oceanos.

b) Derretimento de geleiras na Groenlândia, Alasca e Antártida.

c) Aumento da precipitação global.

d) Atividade tectônica submarina.

02 – Qual foi o ano mais quente já registrado no planeta, de acordo com os dados da ONU?

a) 2007.

b) 2008.

c) 2005.

d) 1850.

03 – Qual das seguintes consequências do derretimento das geleiras NÃO foi mencionada na reportagem?

a) Aumento do nível do mar.

b) Liberação de metano.

c) Abertura de novas rotas marítimas no Ártico.

d) Intensificação de terremotos.

04 – Qual região do planeta experimentou uma redução significativa da cobertura de gelo nos últimos anos?

a) Antártida.

b) Ártico.

c) Andes.

d) Himalaia.

05 – Qual gás, presente em grandes quantidades no Ártico congelado, pode ser liberado com o derretimento do gelo e contribuir para o aquecimento global?

a) Ozônio.

b) Metano.

c) Hélio.

d) Nitrogênio.

06 – Qual o principal órgão internacional citado na reportagem que monitora as mudanças climáticas?

a) NASA.

b) IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

c) OMM (Organização Meteorológica Mundial).

d) WWF (Fundo Mundial para a Natureza).

07 – Qual o impacto mais preocupante para as populações costeiras, de acordo com a reportagem?

a) Aumento da frequência de terremotos.

b) Diminuição da disponibilidade de água doce.

c) Aumento do nível do mar.

d) Intensificação de atividades vulcânicas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário