segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO: ANTENA PARABÓLICA - FREI GUSTAVA WAYAND MEDELLA - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO: ANTENA PARABÓLICA

Frei Gustavo Wayand Medella

 

     Eu não me considero uma pessoa mal-educada, no entanto, mais de uma vez, no ponto de ônibus, na sala de espera ou em outros ambientes, já me peguei prestando atenção na conversa de terceiros.

     É quase uma ação automática. Você, ali, sem ter muito o que fazer, às vezes, sem poder até se mover, começa a ouvir o assunto daqueles que conversam, ao seu lado, mesmo que não tivesse esta intenção. O ouvido vira quase uma antena parabólica, pronta para captar os sinais que estão a seu redor.


Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_mqSKpDWjS_nGLvajAEb_c4c-hOO6XpeLZzw_slVT9GsfQruXpgR78YF1JdKXCOMJOhjHbYI9LCWu7aHY9nHY27S9IC1JYZgX8xTUzWWAsQrf_9p1v4xpZj3wqREqZlWtpU70PvyDNRSXcMIdj-wnUpRpGs3Qp50ajK4f9vPXUgfQIX1-VwixDQNaVBA/s320/antena-parabolica-tv-sinal.jpg

     Procuro permanecer discreto e nunca interfiro na conversa. Minha intenção não é bisbilhotar, mas procurar descobrir dicas e ensinamentos que me ajudem a me transformar em uma pessoa melhor.

                                                 Frei Gustavo Wayand Medella,OFM.Adaptado

                                                 gmedella@gmail.com

Entendendo o texto

01- Substitua as palavras destacadas em negrito por outras de sentido equivalente.

 "sem ter muito o que fazer" - ocioso, sem ocupação, entediado

"começa a ouvir o assunto daqueles que conversam" - começa a escutar a conversa alheia

02- A que ou a quem se referem os pronomes “que”, sublinhados no texto-discurso acima?

O primeiro "que" se refere a "assunto".

O segundo "que" se refere a "sinais".

03-Assinale (V) para o que julgar como efeito de sentido pertinente ao texto-discurso e (F) para o que não julgar:

     a-( F ) Nota-se o discurso de que é importante bisbilhotar a vida dos outros;

    b-( V ) Nota-se o discurso de que é possível receber orientações sobre a vida, nas mais diversas situações;

  c-( V  ) Nota-se o discurso de que o compartilhamento de saberes e experiências de vida  tende a favorecer a mudança de conduta em quem os ouve;

    d-( V ) Nota-se o discurso de que o ato de ouvir a conversa de outrem não pode converter-se em mera curiosidade, mas sim em chance para aquisição de aprendizagem;

    e-( V  ) Nota-se o discurso de que a discrição e a observação são traços sócio-psicológicos altamente recomendáveis às pessoas;

      f-( F  ) Nota-se o discurso de que, ao atentar-se para a conversa de outr@s, o ouvinte deve, constantemente, intrometer-se e dar a opinião;

   g-( F ) Nota-se o discurso de que a aprendizagem ocorre somente em ambientes escolares;

      h-( V ) Nota-se o discurso de valorização do ato de ouvir;

       i-(  F ) Nota-se o discurso de desvalorização do ato de ouvir;

04-No enunciado “Já me peguei prestando atenção na conversa de terceiros.”, o termo sublinhado pertence à variante linguística dita:

     a- padrão;    

      b- científica;    

      c- técnica;     

      d- popular.

05- No enunciado “Eu não me considero uma pessoa mal-educada, no entanto, mais de uma vez, no ponto de ônibus, na sala de espera ou em outros ambientes, já me peguei prestando atenção, na conversa de terceiros.”, a conjunção grifada:

     a- introduz um argumento que confirma a ideia positiva que o autor fez de si mesmo anteriormente;

     b- introduz um argumento que opõe-se à ideia positiva que o autor fez de si mesmo anteriormente;

     c- adiciona outra ideia positiva àquela que o autor fez de si mesmo anteriormente;

06- No enunciado “...começa a ouvir o assunto daqueles que conversam, ao seu lado, mesmo que não tivesse essa intenção.”, a conjunção sublinhada introduz:

     a- uma objeção/contradição parcial ao que foi dito anteriormente;

     b- uma concordância plena com o que foi dito anteriormente;  

     c- uma retificação total acerca do que foi dito anteriormente;

07-O título “Antena Parabólica” trata-se de:

     a- uma metáfora usada para descrever o ato de ouvir;

     b- uma hipérbole usada para descrever o ato de ouvir;

      c- uma ironia usada para descrever o ato de ouvir.

08- PROPOSTA DE REDAÇÃO. Elabore um texto-discurso, relatando uma possível experiência em que você repensou sua postura a partir daquilo que ouviu dos outros.

Proposta de Redação:

Título: Aprendizados Inesperados

Sempre me considerei uma pessoa bastante introspectiva. Encontrar conforto e companhia na minha própria companhia era algo natural para mim. No entanto, com o passar dos anos, percebi que essa introspecção, muitas vezes, me impedia de experimentar novas perspectivas e aprender com as experiências dos outros.

Lembro-me de uma tarde em uma livraria. Enquanto aguardava minha vez na fila do caixa, não pude deixar de prestar atenção em uma conversa entre duas senhoras. Elas discutiam sobre um livro que haviam lido recentemente e os ensinamentos que haviam tirado daquela leitura. A paixão com que elas falavam sobre a história e os personagens me contagiou. Nunca havia pensado sobre aquele livro daquela maneira e, naquele momento, senti uma vontade imensa de lê-lo.

Aquela breve conversa me fez refletir sobre a importância de estar atento ao que acontece ao meu redor. Percebi que, ao ouvir as histórias e as experiências dos outros, posso expandir meus horizontes e adquirir novos conhecimentos. A partir daquele dia, comecei a prestar mais atenção nas conversas que aconteciam ao meu redor, sempre com o intuito de aprender algo novo e me tornar uma pessoa mais completa.

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