segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

TEXTO: ALTAS HABILIDADES - COM GABARITO

 


ENTENDENDO O TEXTO

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

       a-( V ) Estudantes superdotados apresentam facilidades de aprendizagem;

       b-( V ) Estudantes superdotados dominam rapidamente os conceitos;

   c-( F  ) Estudantes superdotados pensam muito tempo antes de tomar atitudes;

     d-( F ) Estudantes superdotados apresentam dificuldades de concentração;

  e-(  V  ) Estudantes superdotados tem potencial para aprofundar nos conteúdos;

     f-(   V  ) Estudantes superdotados possuem autonomia;

   g-( F ) Estudantes superdotados não precisam receber desafios extras nas salas de aula;

     h-( V ) Estudantes superdotados possuem interesse em diversas áreas;

     i-(  V  ) Estudantes superdotados possuem poder de liderança;

     j-(  F ) Estudantes superdotados possuem vocabulário limitado;

     k-( F ) Estudantes superdotados apresentam perfis iguais entre si;

   l-( F ) Estudantes superdotados possuem pouca habilidade em expressão verbal;

  m-( V  ) Estudantes superdotados percebem ideias discrepantes com facilidade;

   n-( F  ) Estudantes superdotados só possuem facilidade para interagir com adultos;

    o-( F  ) Estudantes superdotados tem pouco interesse por livros;

   p-( V ) Estudantes superdotados podem concluir os estudos em menos tempo.

02-O texto-discurso lido tem como objetivo fundamental:

    a- divertir;

    b- informar;

    c- aconselhar;

    d- relatar.

03-No título “Altas Habilidades”, a palavra que funciona como adjetivo é:

    a-a palavra Habilidades e esta caracteriza positivamente a palavra Altas;

    b- a palavra Habilidades e esta caracteriza negativamente a palavra Altas;

    c- a palavra Altas e esta caracteriza negativamente a palavra Habilidades;

    b- a palavra Altas e esta caracteriza positivamente a palavra Habilidades.

04-No texto-discurso, logo após a expressão ALGUMAS CARACTERÍSTICAS, temos uma enumeração de informações elencadas por meio de:

    a- epígrafe;

    b- tópicos;

    c- discurso direto;

    d- gráfico.

05-No enunciado “Altas habilidades/superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes”, a conjunção grifada:

    a- opõe-se ao que foi dito antes;

    b- adiciona informações ao que foi dito antes;    

    c- fornece opção/alternativa ao que foi dito antes;

    d- explica o que foi dito antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário