segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

TEXTO: GRAFFITI - UMA FORMA DE ARTE URBANA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Graffiti - Uma Forma de Arte Urbana


        O Graffiti é “um meio de expressão social e de comunicação específica, geralmente realizado por jovens, num determinado suporte. É realizado com várias cores e com traços que o identificam, diferenciando-o de outras expressões visuais.” Durante muito tempo visto como um tema irrelevante ou simples contravenção, atualmente o graffiti já adquiriu outro estatuto.  É visto como uma forma de expressão inserida no campo das artes visuais, em particular, da street art ou arte urbana. Todavia ainda há quem não concorde e confunda o graffiti com pichação.
        “O mundo do graffiti é uma dimensão à parte. Para mim as paredes têm uma dimensão espacial própria. Este país ainda tem uma mentalidade muito fechado em relação à arte de grafitar”, diz Doc, um writer. O graffiti encontra­-se entre duas visões: a da sociedade, que o denomina como um ato de vandalismo e/ou um atentado ao patrimônio, e a dos graffiters, que o defendem como uma expressão de arte alternativa, como uma contracultura, onde se manifesta a criatividade, estimulada por vezes, pela crítica à realidade social ou, simplesmente, pela vontade de "dar mais vida" aos espaços urbanos.
        Numa fase inicial, as cidades eram invadidas por uma profusão de caligrafias indecifráveis, feitas a marcador – as tags, que não significam senão “eu passei por aqui. Eu existo”. A pouco e pouco os writers foram introduzindo cores, novos estilos e procuraram adotar novas técnicas para a sua concretização do graffiti. Nos anos seguintes, motivados pela competição, os writers procuram novas soluções para ter o seu tag o mais presente possível: agruparam-se em crews para conseguirem pintar melhor e em áreas com mais visibilidade urbana. Rapidamente, esta nova forma de expressão desenvolveu-se na direção de trabalhos artísticos com uma componente expressiva cada vez mais definida. Assim, o graffiti contemporâneo pode ser visto como uma forma arrojada de revelação da criatividade do graffiter. Por ser uma manifestação artística, o graffiti está associado a diversos movimentos musicais como o Hip Hop, onde os desenhos refletem a realidade das ruas. É de salientar que o graffite necessita da autorização do proprietário do muro ou do espaço, ao passo que, a pichação que é realizada sem legalidade e com o intuito de vandalizar. Todavia, como refere Biz, "nós apropriamo-nos do spot e a imaginação faz a obra".
        Desde 2008 há uma maior intervenção dos jovens no espaço público do que no passado. Por duas razões: em primeiro lugar, o agudizar dos problemas econômicos e sociais faz com que as pessoas sintam mais necessidade de se expressar no espaço público; e, em segundo lugar, porque existe um clima de maior tolerância em relação à intervenção em espaço público, que deixou de ser um fenômeno circunscrito a uma certa cultura juvenil.
        Street Art como Arte Pública
        O graffiti, como antecessor e percursor da street art então é também ele uma forma primitiva de Arte Pública. "O facto de trabalhar com pseudônimos dá-nos uma liberdade sem limites", salienta Biz. Estas formas de comunicação efémeras têm que serem lidas, processadas e apreciadas rapidamente pois a qualquer instante podem ser limpas da parede. Estamos perante um movimento em constante mutação e energia criativa imparável num fluxo global de conexão e comunicação.
        Se Arte Pública é considerada aquela que é praticada no exterior, em oposição à que se desenvolve em gabinetes e ateliers e para contemplada em museus e galerias. Então, o graffiti e a street art são Arte Pública porque são manifestações de atividades artísticas que utilizam o público como a gênese e o assunto para analisar.  "Nós procuramos comunicar com o público na cidade, retramos os seus anseios e as suas preocupações", diz Doc. A street art analisa temas atuais, polêmicos, sociais, culturais e políticos; outras vezes assume somente um carácter lúdico.
        A Arte Urbana faz parte da cultura visual contemporânea, tendo evoluído e alastrado por todo o mundo, muito graças às novas tecnologias de informação. "Mas nós writers preferimos as paredes pois as mensagens chegam a mais pessoas", diz Rame.  Artistas como Fairey e Banksy têm contribuído para elevar a Arte Urbana, tentando mudar a percepção do público sobre esta forma de arte, de vandalismo para um movimento artístico que vale a pena preservar.

                                    Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto
Entendendo o texto: 
01 – Diferencie Graffiti de pichação.
      O grafite é arte, onde se expõe opiniões. A pichação é vandalismo. É contra lei.

02 – Por que os jovens pichadores arriscam a vida para vandalizar bens?
      Porque eles se acham muito radicais fazendo isso. 

03 – Escreva 3 características da arte graffiti.
      I – Se expressa a opinião popular. II – É uma arte que alegra a cidade. III – Tira aquela cara de muros urbanos chatos.

04 – O que é simetria?
      Algo simétrico é algo igual a outro.

05 – Qual é a diferença entre figura e fundo?
     Pelo o meu entendimento é quando temos um fundo e colocamos uma figura por cima, assim formando uma nova paisagem.

06 – O que é cultura afro?
      Denomina-se cultura afro um conjunto de manifestações culturais.

07 – Quais aspectos da cultura afro podemos identificar na cultura brasileira.
      Em várias: religião, dança, comida, etc.

08 – Podemos definir graffiti como:
a)   Arte que surgiu na década de 70, que só se preocupa com a beleza ou com a forma.
b)   Estilo artístico que utiliza somente letras nas paredes das cidades.
c)   Arte feita em muros e paredes, principalmente na periferia das zonas rurais.
d)   Uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Um tipo de inscrição feita em paredes.

09 – O graffiti vem causando polêmica na sociedade, mas existe uma diferença entre o graffiti e a pichação. Baseado nesta afirmação assinale a alternativa correta.
a)   Pichação é sempre uma arte de rua, sem nenhum valor.
b)   O graffiti e a pichação são a mesma coisa, por isso ambos são proibidos nas cidades.
c)   O graffiti é respeitado por se tratar de uma arte, mas deve ter autorização para não ser considerado como vandalismo.
d)   A pichação é um movimento independente das arte plásticas e seu objetivo é chamar a atenção da sociedade e não destruir as paredes.

10 – Assinale a alternativa que complete as frases corretamente.
      A .......... é a assinatura do grafiteiro. O ............ é um dos 4 elementos do hip hop, possui vários estilos como a ............., Wilistyle, grapicho, etc. Podemos definir como ......... o ato de destruir, depredar, rabiscar qualquer tipo de patrimônio, como a ............ que surgiu nos guetos dos Estados Unidos, e é utilizada para marcar territórios.
a)   Graffiti – stencil – bomb – vandalismo – tag.
b)   Tag – graffiti – bomb – vandalismo – pichação.
c)   Bomb – graffiti – tag – pichação – stencil.
d)   Tag – stencil – bomb – vandalismo – graffiti.

11 – O Hip Hop possui 4 elementos, misturando assim a dança, o desenho e a música. São componentes desse movimento, Exceto:
a)   Graffiti.
b)   Rap.
c)   Breaking.
d)   Música eletrônica.

12 – Marque a alternativa que nos mostra o nome da Arte que surgiu no século XX, e que consiste em desenhar ou escrever com tinta em locais públicos, principalmente em muros dos espaços urbanos:
a)   Aquarela.
b)   Graffiti.
c)   Pontilhismo.
d)   História em quadrinhos.








11 comentários:

  1. Olá, fiquei muito feliz com esse blog. Sou professora de arte e está sendo muito útil. Obrigada.
    Professora Fátima

    ResponderExcluir
  2. obrigada mim ajudou muito muito mesmo obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá! É possível conseguir sua autorização para utilizar seus conteúdos em aulas na plataforma online? Sou mais uma professora com pouco domínio tecnológico tentando se adaptar a nova realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, fique a vontade, colega professora.
      Obrigada,
      Profa. JAqueline.

      Excluir
  4. Obrigado você me ajudou muito se não fosse por você eu não teria terminado ufa😅

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM SEU MATERIAL... ME AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo material!!
    Muito grata, Jaqueline.

    ResponderExcluir