quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

POEMA: CAMILA É SONHO - ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

Poema: Camila é sonho
                               Elias José

Camila é sonho, é luz
que entra no quarto,
dá brilho aos meus olhos
e me aquece e me leva de leve
para o país só da ternura.

Camila é o azul
e o verde se misturando
em nova cor,
de um arco-íris
feito só de carinho.

Camila é estrela
que surge no quarto
e toca minhas mãos
e beija meu rosto
e alisa meus cabelos
e fica quando acordo.

Camila está sempre no ar,
com seu perfume, sua luz,
suas cores e formas
de flor e estrela.

Camila, cansei de você
vivendo só no sonho
Eu te quero só minha
no mundo do real.
          Elias José. Cantigas de adolescer. 20. ed. São Paulo: Atual, 2009. p. 67.
Entendendo o poema:

01 – Nas primeiras quatro estrofes do poema, o eu lírico descreve Camila.
Observe o primeiro verso das quatro primeiras estrofes do poema:
“Camila é sonho, é luz
“Camila é o azul
“Camila é estrela
“Camila está sempre no ar.”

a)   Quem é Camila? Como o eu lírico a vê?
Camila é a garota por quem o eu lírico está apaixonado. Ele a vê de modo idealizado, como um ser superior, pois utiliza para caracterizá-la elementos imateriais ou inacessíveis, como sonho, luz, cores (azul, verde), estrela, ar.

b)   Tente substituir as palavras ou expressões destacadas nos versos acima por outras, de sentido aproximado.
Sonho, luz:..............................
Azul, verde:.............................
Estrela: ...................................
Está sempre no ar: ...............
Resposta pessoal do aluno.

02 – Observe a descrição de Camila na segunda estrofe. Com base nessa descrição, marque os itens que expressam o tipo de visão que o eu lírico tem de Camila.
a)   Subjetiva.
b)   Figurada.
c)   Materialista.
d)   Realista.
e)   Idealizada.

03 – Na última estrofe, o eu lírico mantém em relação a Camila a mesma postura que tem nas estrofes anteriores? Por quê? Justifique sua resposta com elementos dessa estrofe.
      Não, ele muda de postura. Camila deixa de ser alguém de quem o eu lírico fala e passa a interlocutor dele (Camila, no primeiro verso da estrofe, é vocativo), ou seja, torna-se alguém que está no mesmo plano que ele, o do real.


4 comentários:

  1. valeu minha professora kennia me passou essas perguntas e ja e a segunda vez que pego as respostas aqui no armazem de texto, obrigado

    ResponderExcluir
  2. A palavra em que o diminutivo como o de ar é?

    ResponderExcluir