quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

MÚSICA: ZÉ NINGUÉM - BIQUINI CAVADÃO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Música: Zé Ninguém
                             Biquíni Cavadão

Quem foi que disse que amar é sofrer?
Quem foi que disse que Deus é brasileiro?
Que existe ordem e progresso
Enquanto a zona corre solta no congresso?
Quem foi que disse que a justiça tarda mas não falha?
Que se eu não for um bom menino, Deus vai castigar?

Os dias passam lentos
Aos meses seguem os aumentos
Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata

Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes

Quem foi que disse que os homens nascem iguais?
Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade?
Se tudo aqui acaba em samba
No país da corda bamba, querem me derrubar!
Quem foi que disse que os homens não podem chorar?
Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta?
A minha acabou faz tempo, agora entendo porque

Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata

Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes

Os dias passam lentos
Os dias passam lentos

Cada dia eu levo um tiro
Cada dia eu levo um tiro
Eu não sou ministro, eu não sou magnata

Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo as leis são diferentes.

                    Composição: Álvaro / Bruno / Coelho / Miguel / Sheik.

Entendendo a canção:
01 – O texto está em 1ª pessoa, quem pode ser esse eu – lírico?
(  ) Um político honesto eleito democraticamente.
(X) Um brasileiro da classe baixa descrente do futuro do Brasil.

02 – Quando o eu lírico fala, “Se tudo aqui acaba em samba”
(X) ele está dizendo que os crimes de corrupção são descobertos mas, não são punidos.
(  ) ele está dizendo que no Brasil o que importa é a festa, o samba.

03 – Esta canção foi um dos lemas cantados em que movimento político de nosso país?
      Foi lema dos “Cara-pintadas” no impeachment do Presidente Fernando Collor de Melo.

04 – Por que o eu lírico se denomina Zé, nome comum no Brasil (José)?
      Ele encarna um típico brasileiro de classe baixa que encontra-se desacreditado com o futuro, não apenas com o seu próprio futuro, mas com o futuro da nação como um todo.

05 – Qual o contexto histórico em que a canção foi escrita? Pesquise.
      Foi escrita no início da última década do século XX, onde o Brasil vivia a expectativa da consolidação definitiva da democracia em nosso país, com a aprovação da constituição de 1988, a “Constituição cidadã” como designou Ulisses Guimarães. Vivia-se também uma expectativa sobre o governo de Fernando Collor, eleito democraticamente em 1989. O governo Collor foi marcado pelo início do neoliberalismo e da globalização econômica em nosso país. A corrupção e o famoso esquema PC foi outro ponto relevantemente negativo do governo Collor o que acabou por conduzi-lo ao processo de impeachment depois de ampla participação da juventude brasileira em um movimento conhecido como “caras-pintadas”.

06 – O trecho da canção “Que existe ordem e progresso, / Enquanto a zona corre solta no congresso”. O que o poeta quis dizer?
      Ele enfatiza a impunidade para com os corruptos, omissão das autoridades que também estão corrompidas, a inflação, desilusão dos brasileiros e principalmente a corrupção que impregnou a política no Congresso Nacional.

07 – Justifique a escolha feita pelo autor da canção pelo uso do artigo indefinido em “um Zé Ninguém”.
      O autor usou este artigo para dizer que o personagem é um cidadão comum, como a maioria da população brasileira.

08 – Que relação pode-se estabelecer entre os provérbios e ditos populares presentes na canção e o fato de a personagem ser um “Zé Ninguém”.
      É uma forma encontrada pelo autor de se comunicar as pessoas através dos provérbios para dar conselhos e ensinamentos, por ser uma linguagem popular.

09 – Apesar de a canção ter sido escrita há quase trinta anos, você acha que ela se aplica à atualidade? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário