sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

POEMA: LIÇÃO DE GRAMÁTICA - DAVID CHERICIÁN - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Lição de Gramática
               
               David Chericián

Eu estou, você está,
e ela está, e ele também;
e todos os que estavam estiveram
e estão muito bem.

Estamos, estaremos
nós, ela e ele
estarão lado a lado, e eu, que estive,
estarei.

E, se acaso estivesse
alguém que não tenha estado naquela vez,


bem-vindo!, porque estar é o que importa
-- e que todos estejam.

(In: Poesia latino-americana para meninos e meninas.
São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 33.)
Entendendo o poema:

01 – O título do poema é “Lição de Gramática”. Nele, uma classe de palavras recebeu uma atenção especial. Das classes de palavras relacionadas a seguir, qual tem destaque no poema?
a)   Substantivo.
b)   Adjetivo.
c)   Artigo.
d)   Pronome.
e)   Verbo.

02 – Observe as formas verbais empregadas no texto.
a)   De que verbo elas são?
Do verbo estar.

b)   Esse verbo geralmente indica ação, estado ou fenômeno natural?
Geralmente indica estado.

03 – O poema apresenta formas verbais e pronomes em diferentes pessoas do discurso. Associe as colunas:
a)   1ª pessoa do discurso, no singular.
b)   2ª pessoa do discurso, no singular.
c)   3ª pessoa do discurso, no singular.
d)   1ª pessoa do discurso, no plural.
e)   3ª pessoa do discurso, no plural.

    (c) “Ela está”.
    (e) “Ela e ele estarão”.
    (a) “Eu estou”.
    (b) “Você está”.
    (d) “Estamos, estaremos nós”.

04 – Observe as formas verbais empregadas nestes trechos do poema: “Eu estou, você está
             “Todos os que estavam estiveram”.
             “Estamos, estaremos nós”.
             “Ela e ele estarão lado a lado”.

a)   Quais dessas formas expressam a noção de tempo passado?
Estavam, estiveram.

b)   Quais expressam a noção de tempo presente?
Estou, está.

c)   Quais expressam a noção de tempo futuro?
Estaremos, estarão.

05 – Compare as formas verbais consideradas na questão anterior com as destacadas nestes outros trechos do poema:
“E, se acaso estivesse alguém”
“E que todos estejam”.

a)   Quais delas são formas verbais que expressam a ideia de que as ações com certeza acontecem, aconteceram ou acontecerão?
As formas verbais presentes nos trechos reproduzidos na questão 4.

b)   Quais expressam a ideia de que as ações talvez venham a acontecer?
As formas verbais presentes nos trechos reproduzidos nesta questão.

c)   Identifique o modo em que estão as formas verbais consideradas.
As formas verbais presentes nos trechos reproduzidos na questão 4 estão no indicativo e as presentes nos trechos reproduzidos nesta questão estão no subjuntivo.

06 – Compare estes trechos do poema:
“Todos os que estavam estiveram / e estão muito bem”.
“Ela e ele / estarão lado a lado, e eu, que estive, / estarei”.

Qual é a ideia transmitida por esses versos? Assinale a resposta correta.
a)   Estar com outras pessoas causa desconforto, pois as pessoas são individualistas e preferem ficar sozinhas.
b)   O eu lírico do poema gostaria de estar com outras pessoas, mas não pode; por isso se sente só.
c)   Estar com outras pessoas causa bem-estar e há o desejo de estar mais vezes com outras pessoas.
d)   Estar com outras pessoas é impossível, pois as pessoas do discurso são sempre diferentes e nunca haverá união entre elas.

07 – Com base na última estrofe, responda: O círculo de pessoas e de relacionamentos é fechado ou outras pessoas também podem participar dele? Justifique sua resposta com palavras ou expressões do texto.
      O círculo está aberto a pessoas que queiram participar dele, conforme a expressão “bem-vindo!” e o verso “E que todos estejam”.



4 comentários: