Música(Atividades): Criança
Não Trabalha
Arnaldo Antunes
Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. Pega-pega, papel papelão
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
Composição: Arnaldo Antunes / Paulo Tatit.
CD Palavra cantada.
World Music, 2000.
Entendendo a canção:
01 – O poema enumera muitas coisas
relacionadas com o mundo da criança. O que representam para a criança coisas
como:
a)
Bola, boneca, peteca, botão, pega-pega,
bicicleta, pelúcia, crayon, pirata, banho de mar, etc.?
As brincadeiras de crianças.
b)
Merenda, bombom, arroz, feijão, manteiga de
pão?
Coisas gostosas de comer.
02 – As palavras merthiolate e band-aid parecem ser diferentes das outras. Por que, na sua
opinião, elas estão nessa lista de coisas?
Porque às vezes as crianças se machucam
brincando e, por isso, precisam fazer curativos.
03 – No trecho “Criança não
trabalha / Criança dá trabalho / Criança não trabalho”, há uma oposição entre o
trabalho e o lazer da criança.
a)
Qual é o ponto de vista da canção sobre o
trabalho infantil?
A canção rejeita o trabalho infantil.
b)
O que significa, no texto, a expressão dar
trabalho?
Ela dá a entender que criança exige cuidado e atenção, ou que
criança causa preocupação.
04 – A quinta estrofe
reproduz os versos de uma brincadeira infantil que é cantada. Você conhece
outras? Se conhecer, conte para seus amigos como é uma delas.
Resposta pessoal
do aluno.
Nossa muito obrigado.
ResponderExcluirMuuuiitooo boom
ResponderExcluirAmeei