domingo, 6 de janeiro de 2019

POESIA: TESTAMENTO - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO

Poesia: Testamento
    Manuel Bandeira

O que não tenho e desejo
É que melhor me enriquece.
Tive uns dinheiros — perdi-os…
Tive amores — esqueci-os.
Mas no maior desespero
Rezei: ganhei essa prece.
Vi terras da minha terra.
Por outras terras andei.
Mas o que ficou marcado
No meu olhar fatigado,
Foram terras que inventei.
Gosto muito de crianças:
Não tive um filho de meu.
Um filho!… Não foi de jeito…
Mas trago dentro do peito
Meu filho que não nasceu.
Criou-me, desde eu menino
Para arquiteto meu pai.
Foi-se-me um dia a saúde…
Fiz-me arquiteto? Não pude!
Sou poeta menor, perdoai!
Não faço versos de guerra.
Não faço porque não sei.
Mas num torpedo-suicida
Darei de bom grado a vida
Na luta em que não lutei!
   BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira; poesia reunidas.
Rio de Janeiro, José Olympio, 1970. p. 107.
Entendendo a poesia:
01 – Siga o modelo:
        Não tive medo porque os animais de seis patas pareciam tão tolos e amigáveis quanto as vacas que eu conhecia na Alemanha.
        Não tive medo: os animais de seis patas pareciam tão tolos e amigáveis quanto as vacas que eu conhecia na Alemanha.

a)   O marujo sentiu-se aliviado, pois havia sobrevivido a um naufrágio.
O marujo sentiu-se aliviado: havia sobrevivido a um naufrágio.

b)   Os milucos deixaram o marujo perplexo, já que ele nunca havia visto nada igual em sua vida.
Os milucos deixaram o marujo perplexo: ele nunca havia visto nada igual em sua vida.

c)   A fauna e a flora da ilha eram deslumbrantes porque todos os seres tinham tamanhos e cores incomuns.
A fauna e a flora da ilha eram deslumbrantes: todos os seres tinham tamanhos e cores incomuns.

d)   As borboletas gigantes emocionaram o náufrago porque emitiam um som parecido com o de uma orquestra de flautas.
As borboletas gigantes emocionaram o náufrago: emitiam um som parecido com o de uma orquestra de flautas.

02 – Siga o modelo:
        Ele já tinha ouvido falar de tartarugas daquele tamanho. Era a primeira vez que as via.
        Embora ele já tivesse ouvido falar de tartarugas daquele tamanho, era a primeira vez que as via.
a)   Muitas pessoas afirmam preferir a vida nas grandes cidades. Viajam para as cidades do interior nos feriados.
Embora muitas pessoas afirmem preferir a vida nas grandes cidades, viajam para as cidades do interior nos feriados.

b)   Os moradores de cidades agitadas vivem momentos de tensão em seu cotidiano. Muitos deles não desejam mudar de vida.
Embora os moradores de cidades agitadas vivam momentos de tensão em seu cotidiano, muitos deles não desejam mudar de vida.

c)   A paisagem da ilha causava sustos ao marujo a cada passo. Ele não desistiu de caminhar.
Embora a paisagem da ilha causasse sustos ao marujo a cada passo, ele não desistiu de caminhar.

d)   Os milucos lembravam cavalos e vacas. Eles eram completamente inusitados, pois tinham seis patas.
Embora os milucos lembrassem cavalos e vacas, eles eram completamente inusitados, pois tinham seis patas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário