quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO DE ARTE - IMIGRANTES-ESTRANGEIROS-HAITIANOS


PLANEJAMENTO DE ARTE
TURMA: IMIGRANTES-ESTRANGEIROS - HAITIANOS  

 PROFESSORA:

COORDENADOR PEDAGÓGICO:

DISCIPLINAARTE

DIAGNÓSTICO DA TURMA:
Imigrantes com idades, conhecimentos diversificados, sendo que a maioria cursou apenas escola primária em seu país Haiti, são recém chegados ao Brasil, por isso não falam, leem com muita dificuldade e escrevem razoavelmente. Consideram a língua portuguesa muito difícil. São participantes, frequentes e educados, o que facilita muito a interação e o aprendizado.


OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:
Possibilitar ao aluno imigrante estrangeiro uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de expressão de linguagens artísticas estimulando o pensamento crítico e reflexivo.

AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o desenvolvimento do imigrante é focalizado em seus múltiplos aspectos, desenvolvimento este que é pessoal e cujo ritmo deve ser respeitado.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Ler produções artísticas a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens de objetos.
Aumentar suas possibilidades de desenvolvimento motor e psicomotor.
Aprender a observar, imaginar, ordenar, interpretar, comentar e reproduzir simetricamente.
Desenvolver capacidade de aprendizagem de forma significativa e funcional.


METODOLOGIA
Aulas expositivas-dialogadas.
Exercícios práticos com abordagem de leitura e apreciação de imagens. Documentário:
Influências da cultura indígena e africana no Brasil.
Música: Mestiçagem
Música: Brasil
Música: Casa no Campo
Pintura da reprodução das utensílios indígenas e africanos.


BIBLIOGRAFIA:
Livro: EJA- Primeiro Seguimento – 2ª Fase.



CONTEÚDO
Caricaturas de pessoas famosas.

OBJETIVOS
Ensinar a desenhar o que quiser de uma forma bem humorada, dando ênfase ao exagero das expressões fisionômicas.

CONTEÚDO
Pesquisar, recortar e colar em cartolinas – Figuras de Alimentos, Objetos e Móveis.

OBJETIVOS

Reconhecer as imagens e aprender os nomes em língua portuguesa de alimentos, objetos e móveis.
CONTEÚDO
Desenhar e nomear figuras geométricas.

OBJETIVOS
Identificar desenhos geométricos.
CONTEÚDO
Filme: Documentário- Influências da cultura indígena e africana no Brasil. (https://www.youtube.com/watch?v=KgpQxWbat6w

OBJETIVOS
Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

CONTEÚDO
·        Arte Africana.
• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.
·        Desenhar e confeccionar alguns objetos.

OBJETIVOS
Introduzir o aluno dentro de um processo teórico/prático/os fundamentos teóricos dos elementos constitutivos da cultura Africana, com a interferência da mídia
CONTEÚDO
Folclore brasileiro - : Manifestações populares brasileiras – leitura e interpretação.
OBJETIVOS
Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura.
Distinguir o folclore das diversas regiões do país.

CONTEÚDO
Música: Mestiçagem-(Antônio Nobrega)  Ler, ouvir e interpretar a canção. www.armazemdetexto.blogspot.com.br

OBJETIVOS
Abordar a influência indígena e africana na formação do povo brasileiro.

CONTEÚDO
Pintura e objetos da cultura africana e indígena. Explorando a criatividade.
Percepção visual e Sensibilidade estética – Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos.

OBJETIVOS
Organizar uma exposição sobre a Cultura Africana e Indígena.

CONTEÚDO
Música: Olhos Coloridos – Sandra de Sá – Hino da Consciência Negra. www.armazemdetexto.blogspot.com.br


OBJETIVOS
Abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através da música.

CONTEÚDO
Pintura de figuras folclóricas personagem brasileiros expressões populares –

OBJETIVOS
Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura.

CONTEÚDO
Cores Primarias e Cores Secundárias – Seus efeitos.

OBJETIVOS
Identificar e reconhecer as cores.
CONTEÚDO
O Brasil de todas as cores – mestiço no corpo e na alma.
Música: Brasil – Cazuza – www.armazemdetexto.blogspot.com.br

OBJETIVOS
Apreciar as diferentes manifestações artísticas.

CONTEÚDO
A arte, função e encanto – Objetos que viraram obra de arte.

OBJETIVOS
Analisar obras de artes visuais, identificando os momentos históricos (épocas) e sensação que provoca.

CONTEÚDO
Música: Casa no Campo - Audição, leitura e interpretação através de um desenho. www.armazemdetexto.blogspot.com.br
OBJETIVOS
Desenhar uma casa no campo, de acordo com a música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário