PLANEJAMENTO DE ARTE
TURMA:
IMIGRANTES-ESTRANGEIROS - HAITIANOS
PROFESSORA:
COORDENADOR
PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA: ARTE
DIAGNÓSTICO
DA TURMA:
Imigrantes com idades, conhecimentos
diversificados, sendo que a maioria cursou apenas escola primária em seu país
Haiti, são recém chegados ao Brasil, por isso não falam, leem com muita
dificuldade e escrevem razoavelmente. Consideram a língua portuguesa muito
difícil. São participantes, frequentes e educados, o que facilita muito a
interação e o aprendizado.
OBJETIVO
GERAL DA DISCIPLINA:
Possibilitar ao aluno imigrante estrangeiro uma
experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das
diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de
expressão de linguagens artísticas estimulando o pensamento crítico e
reflexivo.
AVALIAÇÃO
A
avaliação deve ser concebida como um processo contínuo, no qual o
desenvolvimento do imigrante é focalizado em seus múltiplos aspectos,
desenvolvimento este que é pessoal e cujo ritmo deve ser respeitado.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Ler produções artísticas a partir da
observação, narração, descrição e interpretação de imagens de objetos.
Aumentar suas possibilidades de
desenvolvimento motor e psicomotor.
Aprender a observar, imaginar, ordenar, interpretar,
comentar e reproduzir simetricamente.
Desenvolver
capacidade de aprendizagem de forma significativa e funcional.
METODOLOGIA
Aulas expositivas-dialogadas.
Exercícios práticos com abordagem de leitura
e apreciação de imagens. Documentário:
Influências da cultura indígena e africana no
Brasil.
Música: Mestiçagem
Música: Brasil
Música: Casa no Campo
Pintura da reprodução das utensílios
indígenas e africanos.
BIBLIOGRAFIA:
Livro:
EJA- Primeiro Seguimento – 2ª Fase.
CONTEÚDO
Caricaturas de pessoas famosas.
OBJETIVOS
Ensinar a desenhar o que quiser de uma forma
bem humorada, dando ênfase ao exagero das expressões fisionômicas.
CONTEÚDO
Pesquisar,
recortar e colar em cartolinas – Figuras de Alimentos, Objetos e Móveis.
OBJETIVOS
Reconhecer
as imagens e aprender os nomes em língua portuguesa de alimentos, objetos e
móveis.
CONTEÚDO
Desenhar
e nomear figuras geométricas.
OBJETIVOS
Identificar
desenhos geométricos.
CONTEÚDO
Filme:
Documentário- Influências da cultura indígena e africana no Brasil.
(https://www.youtube.com/watch?v=KgpQxWbat6w
OBJETIVOS
Reconhecer
as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da
cultura brasileira.
CONTEÚDO
·
Arte Africana.
• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.
• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.
·
Desenhar
e confeccionar alguns objetos.
OBJETIVOS
Introduzir o aluno dentro de um processo
teórico/prático/os fundamentos teóricos dos elementos constitutivos da cultura
Africana, com a interferência da mídia
CONTEÚDO
Folclore brasileiro - : Manifestações populares
brasileiras – leitura e interpretação.
OBJETIVOS
Reconhecer manifestações folclóricas em
diversas áreas da cultura.
Distinguir o folclore das diversas regiões do
país.
CONTEÚDO
Música:
Mestiçagem-(Antônio Nobrega) Ler, ouvir
e interpretar a canção. www.armazemdetexto.blogspot.com.br
OBJETIVOS
Abordar
a influência indígena e africana na formação do povo brasileiro.
CONTEÚDO
Pintura
e objetos da cultura africana e indígena. Explorando a criatividade.
Percepção
visual e Sensibilidade estética – Apresentação e análise de imagens e objetos
artísticos.
OBJETIVOS
Organizar uma exposição sobre a Cultura
Africana e Indígena.
CONTEÚDO
Música:
Olhos Coloridos – Sandra de Sá – Hino da Consciência Negra. www.armazemdetexto.blogspot.com.br
OBJETIVOS
Abrir espaço para que os alunos possam se
expressar e se comunicar através da música.
CONTEÚDO
Pintura
de figuras folclóricas personagem brasileiros expressões populares –
OBJETIVOS
Reconhecer manifestações folclóricas em
diversas áreas da cultura.
CONTEÚDO
Cores
Primarias e Cores Secundárias – Seus efeitos.
OBJETIVOS
Identificar
e reconhecer as cores.
CONTEÚDO
O
Brasil de todas as cores – mestiço no corpo e na alma.
Música:
Brasil – Cazuza – www.armazemdetexto.blogspot.com.br
OBJETIVOS
Apreciar as diferentes manifestações
artísticas.
CONTEÚDO
A
arte, função e encanto – Objetos que viraram obra de arte.
OBJETIVOS
Analisar obras de artes visuais,
identificando os momentos históricos (épocas) e sensação que provoca.
CONTEÚDO
Música: Casa no Campo -
Audição, leitura e interpretação através de um desenho. www.armazemdetexto.blogspot.com.br
OBJETIVOS
Desenhar uma casa no campo, de acordo com a
música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário