DIÁRIO: Quinta-feira, 05 de março
Meu pai avisou que não viria almoçar
nem que o Juca tivesse coqueluche. Mamãe ficou nervosa e bateu o telefone. Fiquei
nervoso porque quando ela fica nervosa o almoço sai um grude. Engano. Ela
simplesmente o torrou. Fui obrigado a abrir todos os pacotes de bolacha e todos
os sacos de batatas fritas. Finalizei com um sanduíche queimado. Tive de
aguentar os gritos de mamãe de “vá limpar a bagunça do seu quarto, pois a
faxineira deu o cano!”. O telefone tocou. Era o meu pai avisando que viria
almoçar. Tive de tolerar o mau humor da mamãe e virei filho-recado, tipo “avise
seu pai que estou atrasada para a aula e ele que se vire.”
O diário (nem sempre)
secreto de Pedro. São Paulo: atual, 1992. (Texto adaptado).
Entendendo o texto:
01 – O texto é um diário. Justifique
essa afirmativa, apresentando três características dessa tipologia textual.
Apresenta data, traz comentários
pessoais, está escrito em 1ª pessoa.
02 – Explique com suas
palavras como se sente o narrador no ambiente familiar.
Ele se sente nervoso.
03 – Em que nível de linguagem
o texto foi escrito? Comprove sua resposta, transcrevendo um trecho do texto.
Na linguagem informal. “Fiquei nervoso
porque quando ela fica nervosa o almoço sai
um grude.”
04 – Explique o que Pedro
quis dizer em “...a faxineira deu o cano!”
A faxineira
faltou, não veio trabalhar.
05 – Quais são os
personagens que aparecem na história?
O narrador (Pedro),
o pai, a mãe.
06 – Por que Pedro ficou
nervoso?
Porque quando o pai avisa que não vem
para o almoço a mãe fica nervosa e queima a comida.
07 – O que de fato
aconteceu?
O pai ligou novamente avisando que viria
almoçar.
08 – Por que a mãe de Pedro
estava gritando com o filho?
Porque ela estava
de mau humor por que o marido avisou que não viria para o almoço.
09 – O telefone tocou:
a)
Quem era?
O pai.
b) O
que queria?
Avisar que
viria para o almoço.
c)
Como a mãe de Pedro reagiu?
Ficou nervosa, mandou o filho dizer ao pai que estava atrasada para
a aula e saiu.
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