Texto: Adolescer
Maria Mariana
Adolescer é coisa tão complicada que a
própria palavra vem de doer, de adoecer. Exagero dos romanos, que criaram no
seu latim a palavra adolescentia com essa ambiguidade? Nem tanto. Toda a
literatura sobre o tema (que só nos últimos 50 anos deve pesar toneladas)
converge em certas questões, destacadas pela psicologia, pela sociologia e por
todas as outras ciências que estudam o comportamento humano.
Questões sobre a transição, a aventura
de cada descoberta, o desabrochar da sexualidade, as mudanças corporais e o
imenso salto intelecto com o acúmulo de informações sobre o mundo que marca
essa etapa. Mas questões também sobre as responsabilidades crescentes e a luta
pela autonomia, os conflitos domésticos e entre gerações, os conflitos com o
outro e consigo mesmo.
E isso não é tudo: a inserção nas
regras do jogo do mundo adulto (e a inevitável contestação a essas regras) vem
acompanhada pela perda das facilidades da infância e a perplexidade diante da
vida que se entreabre, com suas promessas de delícias e ameaças.
Daí a chamada crise da adolescência,
cheia de inseguranças e de espinhas na cara. Por tudo isso, os adolescentes
costumam se sentir incompreendidos pelos mais velhos (na maior parte das vezes,
diga-se de passagem, com toda razão) e adotam comportamentos legítimos no
interior da “turma”, onde cada passo é compartilhado e a confiança é
incondicional.
O adolescente é um bicho ético, que
detesta a hipocrisia: está procurando, em cada experiência nova, um fundamento
da arte de viver. Para isso, a verdade é essencial. Cada experiência é decisiva
porque ele sabe que em cada escolha está se construindo como pessoa. Tudo tem
que ser falado, dissecado em miúdos. Afinal, a vida é uma festa, mas uma festa
cheia de mistérios.
MARIANA, Maria.
Confissões de adolescente. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992. p. 5 -6.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014237.pdf
Entendendo o texto:
01 – Segundo a autora:
a) os romanos exageraram ao
associar adolescência com doença.
b) é pela quantidade de
estudos que se comprova a importância de adolescer.
c) os estudos baseados na
psicologia demonstram que adolescência significa mistério.
d) adolescência é um período de grandes mudanças.
02 – Pela leitura do texto,
é possível afirmar que a palavra que melhor sintetiza o significado de adolescência
é:
a) crise.
b) ética.
c) responsabilidade.
d) incompreensão.
03 – De acordo com o texto,
as ciências que estudam as questões voltadas para a adolescência têm como foco:
a) as relações sociais.
b) a globalização.
c) as questões éticas.
d) o comportamento
humano.
04 – No terceiro parágrafo,
a palavra isso:
a) retoma o segundo
parágrafo.
b) refere-se ao que está no
terceiro parágrafo.
c) refere-se a conflitos.
d) refere-se a tudo.
05 – Na frase: Daí a chamada
crise da adolescência, a palavra chamada apresenta sentido equivalente
àquele utilizado no texto em:
a) O professor fez a chamada
no início da aula.
b) A assembleia iniciou após
a segunda chamada.
c) Ela sempre foi
chamada pelo seu apelido.
d) Todos gostariam de passar
no vestibular em primeira chamada.
06 – Na frase: os
adolescentes costumam se sentir incompreendidos pelos mais velhos, a expressão mais
velhos significa:
a) as pessoas
idosas.
b) as pessoas mais velhas do
que os adolescentes.
c) pais acima dos 50 anos.
d) irmãos mais velhos
07 – Na frase: adotam
comportamentos legítimos a palavra adotam refere-se:
a) aos mais velhos.
b) aos comportamentos.
c) à turma.
d) aos adolescentes.
08 – Dissecar em miúdos significa:
a) traduzir.
b) resumir.
c) detalhar.
d) generalizar.
09 – A palavra ético
segue a mesma regra de acentuação da palavra:
a) violência.
b) árvore.
c) automóvel.
d) horário.
10 – Na palavra hipocrisia,
a letra s, na sílaba final, apresenta o mesmo som que a palavra:
a) visitar.
b) falsidade.
c) simular.
d) assimilar.
11 – O que o título do texto
lhe sugere?
Entrar na fase da
adolescência; ser adolescente.
12 – Cite algumas das
características do adolescente que são apresentados no texto.
·
Revoltam-se às vezes contra os mais
velhos;
·
Independência e liberdade são a sua
constante exigência;
·
Crescente consciência e
conhecimento do “eu”.
·
São irrequietos. Barulhentos e
agitados.
·
São pressionados pelo grupo a
prática de determinadas atitudes.
13 – Por que na fase de
adolescência é comum os questionamentos sobre amor, religião, beleza e prazer?
Faz-se necessário levar em consideração as crenças,
experiências e visões diferenciadas sobre a sexualidade, e que essas formas de
pensar advém de sua família, de sua religião e de sua cultura, por isso os
questionamentos e devem ser respeitados os diferentes pontos de vista, valores
e crenças, levando a reflexão sempre.
14 – Você concorda com as
informações do texto, a respeito do adolescente? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno.
E otimo mais tem q ter as resposta completa
ResponderExcluirQuem é você? 😂
ExcluirAmei ❤
ResponderExcluirMuito bom texto
ResponderExcluir