quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

TEXTO: ADOLESCER - MARIA MARIANA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Adolescer
            
                    Maria Mariana

        Adolescer é coisa tão complicada que a própria palavra vem de doer, de adoecer. Exagero dos romanos, que criaram no seu latim a palavra adolescentia com essa ambiguidade? Nem tanto. Toda a literatura sobre o tema (que só nos últimos 50 anos deve pesar toneladas) converge em certas questões, destacadas pela psicologia, pela sociologia e por todas as outras ciências que estudam o comportamento humano.
        Questões sobre a transição, a aventura de cada descoberta, o desabrochar da sexualidade, as mudanças corporais e o imenso salto intelecto com o acúmulo de informações sobre o mundo que marca essa etapa. Mas questões também sobre as responsabilidades crescentes e a luta pela autonomia, os conflitos domésticos e entre gerações, os conflitos com o outro e consigo mesmo.
        E isso não é tudo: a inserção nas regras do jogo do mundo adulto (e a inevitável contestação a essas regras) vem acompanhada pela perda das facilidades da infância e a perplexidade diante da vida que se entreabre, com suas promessas de delícias e ameaças.
        Daí a chamada crise da adolescência, cheia de inseguranças e de espinhas na cara. Por tudo isso, os adolescentes costumam se sentir incompreendidos pelos mais velhos (na maior parte das vezes, diga-se de passagem, com toda razão) e adotam comportamentos legítimos no interior da “turma”, onde cada passo é compartilhado e a confiança é incondicional.
        O adolescente é um bicho ético, que detesta a hipocrisia: está procurando, em cada experiência nova, um fundamento da arte de viver. Para isso, a verdade é essencial. Cada experiência é decisiva porque ele sabe que em cada escolha está se construindo como pessoa. Tudo tem que ser falado, dissecado em miúdos. Afinal, a vida é uma festa, mas uma festa cheia de mistérios.

MARIANA, Maria. Confissões de adolescente. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992. p. 5 -6. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014237.pdf

Entendendo o texto:
01 – Segundo a autora:
a) os romanos exageraram ao associar adolescência com doença.
b) é pela quantidade de estudos que se comprova a importância de adolescer.
c) os estudos baseados na psicologia demonstram que adolescência significa mistério.
d) adolescência é um período de grandes mudanças.

02 – Pela leitura do texto, é possível afirmar que a palavra que melhor sintetiza o significado de adolescência é:
a) crise.
b) ética.
c) responsabilidade.
d) incompreensão.

03 – De acordo com o texto, as ciências que estudam as questões voltadas para a adolescência têm como foco:
a) as relações sociais.
b) a globalização.
c) as questões éticas.
d) o comportamento humano.

04 – No terceiro parágrafo, a palavra isso:
a) retoma o segundo parágrafo.
b) refere-se ao que está no terceiro parágrafo.
c) refere-se a conflitos.
d) refere-se a tudo.

05 – Na frase: Daí a chamada crise da adolescência, a palavra chamada apresenta sentido equivalente àquele utilizado no texto em:
a) O professor fez a chamada no início da aula.
b) A assembleia iniciou após a segunda chamada.
c) Ela sempre foi chamada pelo seu apelido.
d) Todos gostariam de passar no vestibular em primeira chamada.

06 – Na frase: os adolescentes costumam se sentir incompreendidos pelos mais velhos, a expressão mais velhos significa:
a) as pessoas idosas.
b) as pessoas mais velhas do que os adolescentes.
c) pais acima dos 50 anos.
d) irmãos mais velhos

07 – Na frase: adotam comportamentos legítimos a palavra adotam refere-se:
a) aos mais velhos.
b) aos comportamentos.
c) à turma.
d) aos adolescentes.

08 – Dissecar em miúdos significa:
a) traduzir.
b) resumir.
c) detalhar.
d) generalizar.

09 – A palavra ético segue a mesma regra de acentuação da palavra:
a) violência.
b) árvore.
c) automóvel.
d) horário.

10 – Na palavra hipocrisia, a letra s, na sílaba final, apresenta o mesmo som que a palavra:
a) visitar.
b) falsidade.
c) simular.
d) assimilar.

11 – O que o título do texto lhe sugere?
      Entrar na fase da adolescência; ser adolescente.

12 – Cite algumas das características do adolescente que são apresentados no texto.
·        Revoltam-se às vezes contra os mais velhos;
·        Independência e liberdade são a sua constante exigência;
·        Crescente consciência e conhecimento do “eu”.
·        São irrequietos. Barulhentos e agitados.
·        São pressionados pelo grupo a prática de determinadas atitudes.

13 – Por que na fase de adolescência é comum os questionamentos sobre amor, religião, beleza e prazer?
      Faz-se necessário levar em consideração as crenças, experiências e visões diferenciadas sobre a sexualidade, e que essas formas de pensar advém de sua família, de sua religião e de sua cultura, por isso os questionamentos e devem ser respeitados os diferentes pontos de vista, valores e crenças, levando a reflexão sempre.

14 – Você concorda com as informações do texto, a respeito do adolescente? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

4 comentários: