Filme(atividades): KENOMA
Data de
lançamento 1998 (1h 50min)
Direção: Eliane Caffé
Elenco: José
Dumont, Jonas
Bloch, Matheus
Nachtergaele mais
Gênero Comédia
dramática
Nacionalidade Brasil
SINOPSE
E DETALHES
Jonas (Enrique Diaz) chega em Kenoma,
um pequeno povoado que fica no "fim do mundo" e é habitado por
trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes. Jonas permanece no
local atraído pela jovem Tari (Mariana Lima). O modo de vida em Kenoma é
primitivo. Entre os habitantes destaca-se Lineu (José Dumont), que se dedica há
20 anos à tarefa de, em um moinho abandonado, construir uma máquina capaz de
produzir constantemente sem necessidade de combustível: o moto-perpétuo.
Obcecado pelo sonho de instalar em Kenoma a primeira máquina auto suficiente,
Lineu converte sua existência numa infinita sucessão de tentativas e fracassos.
Ele não investe apenas contra as leis da física, que o frustam em cada uma de
suas tentativas, como também contra os anseios de Gerônimo (Jonas Bloch), dono
do moinho e maior proprietário da região, opositor de sua invenção. Pragmático,
Gerônimo quer fazer de Kenoma uma cidade próspera. Para ele a máquina de Lineu
é um empreendimento que não funciona, mas consome tempo e energia. Jonas
alia-se a Lineu, mais fascinado por sua determinação do que por sua obra.
Enquanto cresce a cumplicidade entre os dois, aumenta a dificuldade de Jonas
concretizar seu amor por Tari paralelamente à busca pela realização de um
antigo sonho da humanidade: o moto perpétuo.
Entendendo o filme:
01 – Quem eram os habitantes
de Kenoma?
Era habitado por
trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes.
02 – O artesão Lineu sofria
oposição de quem?
De um poderoso
proprietário de terras local.
Texto para as questões 3 a
5.
O espectador de olhar imediatista
talvez tenha dificuldade para apreender a principal qualidade de Kenoma. Tal
mérito não ocupa a tela de modo escancarado, mas por meio do acúmulo de
imagens. É preciso aceitar o ritmo cadenciado e os silêncios da narrativa para
perceber a sintonia da direção com o ambiente retratado – um grotão esquecido
do Brasil, registrado por uma câmera realista, as vezes documental, mas com
toques lúdicos. Mérito significativo em se tratando de um relato de
investigação sobre uma realidade social e geográfica distante dos realizadores.
Ainda mais em uma época tomada por filmes, cujo ritmo acelerado impede a
permanência das imagens na retina e a apreensão de seus significados após a
sessão. (Época, 31/08/98, p. 89).
03 – Considere as seguintes
afirmações:
I – A qualidade do filme
encontra-se na adequação do estilo ao tema desenvolvido.
II – Espectadores de olhar
imediatista não conseguem apreciar filmes que mostram lugares distantes do meio
urbano.
III – Filmes cuja narrativa
tem ritmo cadenciado exigem do espectador uma atitude diversa da que ele é
habitual.
Está correto, em relação ao
texto, apenas o que se afirma em:
a)
I e II.
b)
I e III.
c)
II e III.
d)
I.
e)
I, II e III.
04 – O termo mérito em “Tal
mérito não ocupa...” refere-se a:
a)
Kenoma.
b)
Olhar imediatista.
c)
Acúmulo de imagens.
d)
Principal qualidade.
e)
Modo escancarado.
05 – No 2° período do texto,
o advérbio não
localizar-se-ia melhor no posto imediatamente antes do elemento que está
negando:
a)
Tal mérito.
b)
A tela.
c)
De modo escancarado.
d)
Por meio do acúmulo.
e)
De imagens.
06 – No filme, uma das
personagens, Lineu, é um artesão que sonha construir um motor que não precise
de energia para funcionar. Se esse projeto tivesse sucesso, estaria
necessariamente violada a:
a)
Primeira Lei de Newton.
b)
Lei da Conservação da Energia.
c)
Lei da Conservação da Quantidade de
Movimento.
d)
Primeira Lei de Kirchhoff.
e)
Lei de Snell-Descartes.
07 – Qual era o sonho do
artesão Lineu, acalentava há 20 anos e tenta realizar?
Construir a
máquina de movimento perpétuo, que fabrique energia, ou seja, extraia ela do
“nada”.
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