Texto: Atletas
do céu
Saiba
mais sobre os pombos e descubra como eles se tornaram mensageiros
Quando quer se comunicar com uma pessoa
que está longe, você pode telefonar ou enviar um e-mail. Mas, antigamente, isso
era um problema. Até que alguém, ninguém sabe ao certo quem, teve uma ideia
sensacional: enviar pombos-correios.
Essas aves chegam a mais de 100
quilômetros por hora e voam até mil quilômetros em um dia! Elas se adaptam bem
a mudanças de clima, comem de tudo e fazem longas viagens sem parar.
Os pombos constroem ninhos quando acham
uma companheira e aí passam a vida juntos. Do namoro, nascem dois ovos, que o
macho choca até o final da tarde. Depois é a vez da fêmea e ele sai para comer.
Os dois voam grandes distâncias em
busca de comida, mas voltam logo para cuidar do ninho.
Quando notaram isso, os humanos
passaram a treinar essas aves para aperfeiçoar suas habilidades. Assim, quem
viajava levava o pombo para mandar notícias para a família em uma carta amarrada
na parte do bicho.
Recreio.
São Paulo: Abril, ano 6, n° 303, 29 dez. 2005.
Entendendo o texto:
01 – Onde esse texto foi publicado e qual é seu objetivo?
Numa revista infantil
(Recreio). Seu objetivo é trazer informações sobre pombos.
02 – Analisem a frase que
está sob o título. Em notícias e reportagens, a “linha fina” (esse é o nome que
recebe essa parte do texto) é um recurso frequente. Qual sua importância?
A função da
“linha fina” é antecipar para o leitor o conteúdo da notícia ou reportagem.
03 – Qual é a explicação
para o título do texto?
Como os pombos
fazem voos longos e isso exige muita resistência, podem ser comparados a
atletas.
04 – Como os pombos
tornaram-se mensageiros?
Quando os homens
perceberam que os pombos eram capazes de voar para muito longe e conseguiam
sempre encontrar o caminho de volta, passaram a treinar essas aves para elas
fazerem serviço de correio.
05 – Além desses, que outros
recursos podem ser usados?
Cartas, bilhetes,
MSN, cartões, telégrafo, recado em programas de rádio, etc.
06 – A reportagem é uma
matéria jornalística que tem o objetivo de trazer conhecimento sobre um
determinado assunto. Nesse gênero textual:
(X) O autor apresenta fatos sem dar
opinião.
( ) O
autor apresenta fatos e opina sobre eles.
07 – No texto, são mostrados
três recursos que pessoas que estão distantes podem usar para se comunicar.
Quais são os recursos citados?
E-mail, telefone,
pombo-correio.
08 – Releia o segundo
parágrafo e encontre as razões apresentadas para explicar por que pombos são
bons de voo. Escreva-as em forma de itens.
Adaptam-se a
qualquer clima; comem de tudo; são capazes de viajar muito, sem parar.
09 – Leia as afirmações
abaixo e escreva se são verdadeiras ou falsas.
a)
Quando um casal de pombos está chocando, o
macho abandona a fêmea assim que ela bota os ovos.
Falsa. Pois o casal fica junto até o final da vida.
b)
De dia, é o macho que fica no ninho; à noite,
é a fêmea.
Verdadeira.
10 – Repare no ponto de exclamação
usado no segundo parágrafo. Analise o que está escrito nesse trecho e descubra
o motivo de o autor ter usado esse sinal de pontuação ali.
( ) Para indicar que está fazendo uma pergunta
ao leitor.
(X) Para indicar que aquela
informação é algo espantoso.
( ) Para mostrar que acabou o assunto.
11 – Pontue o texto abaixo
adequadamente. Você deverá usar ponto final e ponto de exclamação.
A criação e o treinamento de pombos
para entrega de cartas se chama columbofilia. Pombos-correios são mais rápidos
e fortes que os pombos comuns. O recorde de um pombo brasileiro foi um voo
que durou 26 horas e 21 minutos, sem parar!
Amei!
ResponderExcluir