quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

TEXTO: ATLETAS DO CÉU - REVISTA RECREIO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: Atletas do céu
        Saiba mais sobre os pombos e descubra como eles se tornaram mensageiros

        Quando quer se comunicar com uma pessoa que está longe, você pode telefonar ou enviar um e-mail. Mas, antigamente, isso era um problema. Até que alguém, ninguém sabe ao certo quem, teve uma ideia sensacional: enviar pombos-correios.
        Essas aves chegam a mais de 100 quilômetros por hora e voam até mil quilômetros em um dia! Elas se adaptam bem a mudanças de clima, comem de tudo e fazem longas viagens sem parar.
        Os pombos constroem ninhos quando acham uma companheira e aí passam a vida juntos. Do namoro, nascem dois ovos, que o macho choca até o final da tarde. Depois é a vez da fêmea e ele sai para comer.
        Os dois voam grandes distâncias em busca de comida, mas voltam logo para cuidar do ninho.
        Quando notaram isso, os humanos passaram a treinar essas aves para aperfeiçoar suas habilidades. Assim, quem viajava levava o pombo para mandar notícias para a família em uma carta amarrada na parte do bicho.

                             Recreio. São Paulo: Abril, ano 6, n° 303, 29 dez. 2005.
Entendendo o texto:
01 – Onde esse texto foi publicado e qual é seu objetivo?
      Numa revista infantil (Recreio). Seu objetivo é trazer informações sobre pombos.

02 – Analisem a frase que está sob o título. Em notícias e reportagens, a “linha fina” (esse é o nome que recebe essa parte do texto) é um recurso frequente. Qual sua importância?
      A função da “linha fina” é antecipar para o leitor o conteúdo da notícia ou reportagem.

03 – Qual é a explicação para o título do texto?
      Como os pombos fazem voos longos e isso exige muita resistência, podem ser comparados a atletas.

04 – Como os pombos tornaram-se mensageiros?
      Quando os homens perceberam que os pombos eram capazes de voar para muito longe e conseguiam sempre encontrar o caminho de volta, passaram a treinar essas aves para elas fazerem serviço de correio.

05 – Além desses, que outros recursos podem ser usados?
      Cartas, bilhetes, MSN, cartões, telégrafo, recado em programas de rádio, etc.

06 – A reportagem é uma matéria jornalística que tem o objetivo de trazer conhecimento sobre um determinado assunto. Nesse gênero textual:
(X) O autor apresenta fatos sem dar opinião.
(   ) O autor apresenta fatos e opina sobre eles.

07 – No texto, são mostrados três recursos que pessoas que estão distantes podem usar para se comunicar. Quais são os recursos citados?
      E-mail, telefone, pombo-correio.

08 – Releia o segundo parágrafo e encontre as razões apresentadas para explicar por que pombos são bons de voo. Escreva-as em forma de itens.
      Adaptam-se a qualquer clima; comem de tudo; são capazes de viajar muito, sem parar.

09 – Leia as afirmações abaixo e escreva se são verdadeiras ou falsas.
a)   Quando um casal de pombos está chocando, o macho abandona a fêmea assim que ela bota os ovos.
Falsa. Pois o casal fica junto até o final da vida.

b)   De dia, é o macho que fica no ninho; à noite, é a fêmea.
Verdadeira.

10 – Repare no ponto de exclamação usado no segundo parágrafo. Analise o que está escrito nesse trecho e descubra o motivo de o autor ter usado esse sinal de pontuação ali.
(   ) Para indicar que está fazendo uma pergunta ao leitor.
(X) Para indicar que aquela informação é algo espantoso.
(   ) Para mostrar que acabou o assunto.

11 – Pontue o texto abaixo adequadamente. Você deverá usar ponto final e ponto de exclamação.
        A criação e o treinamento de pombos para entrega de cartas se chama columbofilia. Pombos-correios são mais rápidos e fortes que os pombos comuns. O recorde de um pombo brasileiro foi um voo que durou 26 horas e 21 minutos, sem parar!

Um comentário: