terça-feira, 15 de janeiro de 2019

NOTÍCIA: POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS - VALMIR SANTOS - COM GABARITO

Texto: Por mares nunca dantes navegados

 Orçado em R$ 2 mi, "Os Lusíadas", baseado no clássico de Camões, inaugura Estação das Artes em São Paulo
                                                                              VALMIR SANTOS

        Depois de enfrentar rajadas que a impediram de ancorar na praia dos 500 anos do Descobrimento, em 2000 (para ter uma ideia, houve três substituições de diretores), a epopeia musical "Os Lusíadas" finalmente aporta amanhã em São Paulo, para convidados, e a partir de sábado, para o público.
        A superprodução de R$ 2 milhões é um projeto da empresária Ruth Escobar, que trocou a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Artes Cênicas (FIAC) pela encenação da epopeia musical.
        O espetáculo inaugura a Estação das Artes, espaço conjugado à Estação Júlio Prestes, na região central de São Paulo, que servirá como palco de outras realizações da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Companhia Paulista de Trens Urbanos.
        Quem assina a adaptação do clássico do poeta português Luís Vaz de Camões (1524-1580) é o dramaturgo José Rubens Siqueira, que promete não perder o "prazer lúdico" do texto original.
        Publicado pela primeira vez em 1572, em Lisboa, ""Os Lusíadas" é o poema dos descobrimentos, do desvendamento dos mares e das terras, da afirmação do poder do homem sobre os elementos, mas também da afirmação dos valores cavalheirescos caracteristicamente medievais", afirma a pesquisadora Cleonice Berardinelli em "Estudos Camonianos" (editora Nova Fronteira).
        São dez cantos poéticos que narram, à altura do grego Homero ("Ilíada" e "Odisseia") e do latino Virgílio ("Eneida"), a viagem do navegador Vasco da Gama, que em 1498 descobriu um novo caminho para as Índias. Navegadores, soldados, colonizadores, reis, enfim, são muitos os personagens que surgem na narração do próprio Vasco da Gama. Ao mesmo tempo que faz uma retrospectiva histórica de Portugal, inclusive sobre os primórdios míticos do país, ele lança profecias.
        Camões estruturou seu épico a partir da metade do trajeto, quando a tripulação chega à cidade africana de Melinde. Ao final, a caravela alcança a Ilha dos Prazeres, o paraíso prometido por Vênus a seus protegidos que retornam à pátria. Nessa instância, deuses e homens se amam.
        Encenador de óperas como "Il Guarany", de Carlos Gomes, o diretor Iacov Hillel define o espetáculo como um épico musical, que apoia-se com frequência no universo erudito, sobretudo no canto lírico. "Há cenas de canto e representação, mas fujo do realismo psicológico em favor da projeção simbólica do poema de Camões", diz Hillel, 51. São 53 atores, cantores ou dançarinos, mais 30 profissionais atrás da coxia.
        Na Estação das Artes, uma concepção do arquiteto Ruy Ohtake, o público senta em cadeiras dispostas lateralmente no corredor de 50 m de comprimento e 16 m de largura. "Os espectadores ficam de frente um para o outro, como testemunhas da história", diz Hillel. Um dos destaques da cenografia, de Renato Theobaldo, é a caravela de 4,40 m de altura, feita com tramas de ferro.

                     SANTOS, Valmir. In: Folha de São Paulo, p. 1, 22 mar. 2001, Folha Ilustrada.

Entendendo o texto:
01 – Qual é a finalidade de um texto como esse? Para responder a essa questão, considere a referência do texto.
      Orientar o leitor do jornal quanto a um espetáculo que está em cartaz.

02 – A que se refere o título do texto?
      O título é a transcrição de um verso da epopeia de Camões, Os Lusíadas.

03 – O que o título sugere sobre o espetáculo em questão?
      Sugere que o espetáculo é grandioso, único, constitui uma “travessia” inédita.

04 – É possível saber do que trata a obra de Camões através do texto? Explique.
    Sim. Porque os parágrafos 5,6,7 e 8 referem-se ao conteúdo de Os Lusíadas.

05 – Uma epopeia é uma narrativa em versos. O que se narra em Os Lusíadas, de Camões?
      A viagem de Vasco da Gama, que, em 1498, descobriu um novo caminho marítimo para a Índia.

06 – Releia o primeiro parágrafo e observe o campo semântico utilizado para caracterizar o espetáculo.
a)   O que foi levado em conta na escolha das palavras e expressões desse primeiro parágrafo?
O assunto da epopeia: a viagem, por mar, feita por Vasco da Gama.

b)   Como poderiam ser substituídas as expressões metafóricas abaixo, sem prejuízo para o sentido global do trecho?
·        “Enfrentar rajadas que a impediam de ancorar na praia”.
Enfrentar dificuldades que a impediam de apresentar o espetáculo.

·        “Desfruta de vento em popa e aporta amanhã”.
Desfruta de circunstância favoráveis e se apresenta amanhã.

07 – Identifique no texto duas marcas linguísticas que sugerem ao espetáculo um caráter grandioso. Copie-as abaixo.
      “A superprodução de 2 milhões” / “São 53 atores, cantores ou dançarinos, mais de 30 profissionais atrás da coxia” / “Um dos destaques da cenografia é a caravela de 4,40 m de altura”.

08 – O texto constitui, enfim, uma resenha ou uma notícia?
      O texto em questão possui mais características da notícia: limita-se a informar sobre o espetáculo, sem fazer apreciações críticas, pois, afinal, a estreia estava para acontecer quando o texto foi publicado.

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