PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA:
ENSINO FUNDAMENTAL - EJA
PROFESSORA:
COORDENADOR
PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
DIAGNÓSTICO DA TURMA: ALUNOS ADOLESCENTES,
COM INTERESSES EM DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS NUMA ESCOLA REGULAR NO PRÓXIMO ANO.
OS ALUNOS, DE MODO GERAL, SÃO PARTICIPATIVOS, COM DIFICULDADES BÁSICAS NA
ORTOGRAFIA, ESCRITA E LEITURA, MAS DEMONSTRAM INTERESSE NAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA. NÃO TEM PROBLEMAS COM A DISCIPLINAS DOS MESMOS.
OBJETIVO
GERAL DA DISCIPLINA:
CRIAR
SITUAÇÕES NAS QUAIS O ALUNO POSSA APRENDÊ-LA, NÃO SOMENTE POR PALAVRAS, MAS
SABER COMBINÁ-LA EM EXPRESSÕES COMPLEXAS E APRENDER PRAGMATICAMENTE,
CONCRETIZANDO-A EM SEU MUNDO.
LIVRO:
EJA MODERNA – LÍNGUA PORTUGUESA –Anos Finais do Ensino Fundamental – Editora
Moderna
GRAMÁTICA: FARACO & MOURA – Editora
Ática
CONTEÚDO
GÊNERO
MEMÓRIAS: POEMA- INFÂNCIA – P.68 7º ANO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE(BIOGRAFIA)
PRODUÇÃO
TEXTUAL DISSERTATIVA.
CONTEÚDOS
DE GRAMÁTICA: INTERJEIÇÃO E PRONOME POSSESSIVO.
TRABALHO EXTRACLASSE: SIMULADO DE
VERBOS
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA COM BASE NO POEMA DE DRUMMOND, GÊNERO MEMÓRIAS NO LIVRO EJA.
LEITURA,
DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DO POEMA E INCENTIVO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL COM A
MESMA TEMÁTICA: LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
* DA
PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
* DO
DESEMPENHO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS.
CONTEÚDO
GÊNERO
MEMÓRIAS: CRÔNICA – ÁLBUM DE FAMÍLIA – ÉRICO VERÍSSIMO (BIOGRAFIA)P.69 – 7º ANO
CARACTERÍSTICAS
DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS- DISTINÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS DO GÊNERO
AUTOBIOGRAFIA.
CAPÍTULO
1 – ÓBITO DO AUTOR – MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. P.71 – 7º ANO
TRABALHO EXTRACLASSE: MÚSICA: CIDADÃO –
ZÉ RAMALHO.
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA A PARTIR DA CRÔNICA DO LIVRO EJA, TEXTOS SOBRE MEMÓRIAS LITERÁRIOS E
TAMBÉM AUTOBIOGRAFIA ENCONTRADA NO LIVRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: FOTO – FAVELA PARAISÓPOLIS E CONDOMÍNIO DE LUXO.
TEMÁTICA
ENCARANDO O BRASIL.
TRECHO
DA CARTILHA SOBRE DIREITOS DOS CIDADÃOS GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO. P. 17 –
8º ANO
PRODUÇÃO
TEXTUAL: TEMA – POLÍTICOS CORRUPTOS, POVO ALIENADO.
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES DOS
VERBOS: SER/ESTAR/TER
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA EXPLICATIVA SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NÃO VERBAL – FOTOGRAFIA, COM A
TEMÁTICA ENCARANDO O BRASIL.
COMPREENSÃO
DO TEXTO NO CADERNO.
PRODUÇÃO
DE TEXTO DISSERTATIVO.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR: DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS
ATIVIDADES PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: CONTO – ZAP. P. 18 – 8ºANO
BIOGRAFIA
DE MOACYR SCLIAR.
CLASSE
GRAMATICAL: PRONOMES DE TRATAMENTO, DEMONSTRATIVOS, POSSESSIVOS, INDEFINIDOS E
INTERROGATIVOS – REVISÃO.
GÊNERO
TEXTUAL: TIRA DE CALVIN SOBRE GENES RECESSIVOS.
TRABALHO
EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (PREPOSIÇÕES).
PLANTÃO: TEMÁTICA
O CAMINHO PARA O FUTURO – ACHADOS E
PERDIDOS-
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA EXPLICATIVA SOBRE A “TELEVISÃO”.
LEITURA
DO CONTO EM VOZ ALTA.
INTERPRETAÇÃO
DO CONTO E DA TIRA NO CADERNO.
REVISÃO
GERAL DOS PRONOMES.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR: DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS
ATIVIDADES PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL DO CONTO: POR UM PÉ DE FEIJÃO. P.22- 8º ANO
PESQUISA
NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
ORIGEM
DO CONTO.
COMPREENSÃO
E APONTAMENTOS DAS CARACTERÍSTICAS DO CONTO.
ATIVIDADES
PRONOMES NO CADERNO
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES
IMPRESSAS (SIMULADO DE PRONOMES).
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO E SUAS
CARACTERÍSTICAS.
LEITURA
EM VOZ ALTA.
PESQUISA
NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO NO CADERNO.
APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO COM RELAÇÃO A
CLASSE GRAMATICAL.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: CONTO – A DISCIPLINA DO AMOR. P. 28 – 8º ANO
PRODUÇÃO
TEXTUAL - TEMA: A IMPORTÂNCIA DO AMOR NOS DIAS DE HOJE.
BIOGRAFIA
DE LYGIA FAGUNDES TELLES.
VERBOS;
CONCEITOS, CONJUGAÇÃO E FLEXÃO (PESSOA E NÚMERO).
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES
IMPRESSAS (MÚSICA: PESCADOR DE ILUSÕES - RAPPA).
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA.
LEITURA
EM VOZ ALTA.
PRODUÇÃO
TEXTUAL DISSERTATIVA.
INTERPRETAÇÃO
DO CONTO NO CADERNO.
ATIVIDADES
COM OS VERBOS NO CADERNO.
TRABALHO EXTRACLASSE: FILME ANJOS DA
VIDA - PRODUÇÃO TEXTUAL: RESUMO.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: FOTO. OBSERVAÇÃO DA IMAGEM DA MATA NATIVA E MATA DEVASTADA. – P.33 –
8º ANO
GÊNERO
TEXTUAL: NOTÍCIAS – MADEIREIROS ILEGAIS DESAFIAM COMBATE AO DESMATAMENTO NA
AMAZÔNIA. P.34 – 8º ANO
ILUSTRAÇÃO:
MATA NATIVA E MATA DEVASTADA.
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES
IMPRESSAS
(INTERPRETAÇÃO DE LINGUAGEM NÃO
VERBAL).
PLANTÃO: TEMÁTICA-
DITADURA
DA BELEZA – O QUE FAZ SER BELA?
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA.
LEITURA
EM VOZ ALTA.
INTERPRETAÇÃO
DA NOTÍCIA NO CADERNO
ILUSTRAÇÃO
DA MATA NATIVA E MATA DEVASTADA UTILIZANDO PAPÉIS PICADOS.
LIVRO:COMPETÊNCIAS
PARA A ADOLESCÊNCIA – PÁGINAS 34 À 40
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: ENTREVISTA – AS ÚLTIMAS DE CAETANO. P. 35 – 8ºANO
PESQUISA
NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
TRABALHO EXTRACLASSE: (ATIVIDADES
IMPRESSAS-
MÚSICA: LINHAS TORTAS – GABRIEL O
PENSADOR)
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA.
INTERPRETAÇÃO
DA ENTREVISTA NO CADERNO.
PESQUISA
DE PALAVRAS DESCONHECIDAS NO CADERNO.
ATIVIDADES DE ADVÉRBIOS NO CADERNO.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: ENTREVISTA – PLANTAR ÁRVORES DÁ MAIS PRAZER DO QUE FAZER FILMES. P. 39
– 8º ANO
SUJEITO
E PREDICADO
TIPOS
DE SUJEITO
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES SOBRE
SUJEITO E PREDICADO.
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA.
INTERPRETAÇÃO
DA ENTREVISTA NO CADERNO.
ATIVIDADES SOBRE SUJEITO E PREDICADO.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: FOTO – IDENTIDADE IGNORADA.
CANÇÃO
– CALIBRE.
BIOGRAFIA
– OS PARALAMAS DO SUCESSO- P.51 – 8º ANO
ATIVIDADE
AVALIATIVA SOBRE SUJEITO E PREDICADO.
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES
IMPRESSAS (ANÁLISES DE FOTOS).
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA.
COMPREENSÃO
DA CANÇÃO NO CADERNO.
APLICAÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL JORNALÍSTICO – JORNALISMO E VIOLÊNCIA. – P.52 – 8º ANO
PESQUISA
NO DICIONÁRIO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS.
PRODUÇÃO TEXTUAL: AUMENTO DE VIOLÊNCIA TEM RELAÇÃO COM
O AUMENTO DA POBREZA E DESEMPREGO.
TRABALHO EXTRACLASSE:
ATIVIDADES
IMPRESSAS – MÚSICA: TEMPOS DIFÍCEIS – OS RACIONAIS
PLANTÃO:
TEMÁTICA- COMO FORTALECER OS LAÇOS FAMILIARES
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE A VIOLÊNCIA.
COMPREENSÃO
DO TEXTO NO CADERNO.
PESQUISA
NO DICIONÁRIO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS.
PRODUÇÃO
TEXTUAL SOBRE O AUMENTO DA VIOLÊNCIA.
LIVRO:COMPETÊNCIAS PARA A ADOLESCÊNCIA
– PÁGINAS 128,129,131,132,133,136,141
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
GÊNERO
TEXTUAL: NOTÍCIA – CATADORA CRIA BIBLIOTECA COM OBRAS ENCONTRADAS NO LIXO. P.57
– 8º ANO.
GÊNERO
TEXTUAL: RESUMO E SUAS CARACTERÍSTICAS.
TRABALHO EXTRACLASSE: PRODUÇÃO DE
RESUMO.
METODOLOGIA
AULA
DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE A CATADORA DE LIXO QUE CRIOU UM BIBLIOTECA.
INTERPRETAÇÃO
DA NOTÍCIA NO CADERNO.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
FILME: MÃO TALENTOSAS. A HISTÓRIA DE BENJAMIN CARSON.
TEMÁTICA: EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.
TRABALHO
EXTRACLASSE: QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME ASSISTIDO.
METODOLOGIA
ATRAVÉS
DA MULTIMÍDIA – DATA SHOW.
OS
ALUNOS ASSISTIRÃO AO FILME.
ATIVIDADE
REFLEXIVA EM FOLHA IMPRESSA SOBRE O FILME.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
CONTEÚDO
DOCUMENTÁRIO:
Evasão escolar é realidade em muitas cidades brasileiras
METODOLOGIA
ATRAVÉS
DA MULTIMÍDIA – DATA SHOW.
OS
ALUNOS ASSISTIRÃO AO DOCUMENTÁRIO.
ATIVIDADE REFLEXIVA EM FOLHA IMPRESSA
SOBRE O DOCUMENTÁRIO.
AVALIAÇÃO
A
AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Parabéns! sinto muita dificuldade em encontrar atividades para o EJA, que não sejam infatilizadas. O seu material me ajudou bastante.
ResponderExcluir