quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - EJA


PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA: ENSINO FUNDAMENTAL   - EJA


 PROFESSORA:

COORDENADOR PEDAGÓGICO:

 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

DIAGNÓSTICO DA TURMA: ALUNOS ADOLESCENTES, COM INTERESSES EM DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS NUMA ESCOLA REGULAR NO PRÓXIMO ANO. OS ALUNOS, DE MODO GERAL, SÃO PARTICIPATIVOS, COM DIFICULDADES BÁSICAS NA ORTOGRAFIA, ESCRITA E LEITURA, MAS DEMONSTRAM INTERESSE NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA. NÃO TEM PROBLEMAS COM A DISCIPLINAS DOS MESMOS.


OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:
CRIAR SITUAÇÕES NAS QUAIS O ALUNO POSSA APRENDÊ-LA, NÃO SOMENTE POR PALAVRAS, MAS SABER COMBINÁ-LA EM EXPRESSÕES COMPLEXAS E APRENDER PRAGMATICAMENTE, CONCRETIZANDO-A EM SEU MUNDO.

LIVRO: EJA MODERNA – LÍNGUA PORTUGUESA –Anos Finais do Ensino Fundamental – Editora Moderna
GRAMÁTICA: FARACO & MOURA – Editora Ática


CONTEÚDO

GÊNERO MEMÓRIAS: POEMA- INFÂNCIA – P.68 7º ANO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE(BIOGRAFIA)
PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVA.
CONTEÚDOS DE GRAMÁTICA: INTERJEIÇÃO E PRONOME POSSESSIVO.

TRABALHO EXTRACLASSE: SIMULADO DE VERBOS
  
METODOLOGIA
AULA DIALOGADA COM BASE NO POEMA DE DRUMMOND, GÊNERO MEMÓRIAS NO LIVRO EJA.
LEITURA, DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DO POEMA E INCENTIVO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL COM A MESMA TEMÁTICA: LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA.

AVALIAÇÃO

A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
* DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
* DO DESEMPENHO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS.


CONTEÚDO

GÊNERO MEMÓRIAS: CRÔNICA – ÁLBUM DE FAMÍLIA – ÉRICO VERÍSSIMO (BIOGRAFIA)P.69 – 7º ANO
CARACTERÍSTICAS DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS- DISTINÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA.
CAPÍTULO 1 – ÓBITO DO AUTOR – MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. P.71 – 7º ANO

TRABALHO EXTRACLASSE: MÚSICA: CIDADÃO – ZÉ RAMALHO.


METODOLOGIA
AULA DIALOGADA A PARTIR DA CRÔNICA DO LIVRO EJA, TEXTOS SOBRE MEMÓRIAS LITERÁRIOS E TAMBÉM AUTOBIOGRAFIA ENCONTRADA NO LIVRO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: FOTO – FAVELA PARAISÓPOLIS E CONDOMÍNIO DE LUXO.
TEMÁTICA ENCARANDO O BRASIL.
TRECHO DA CARTILHA SOBRE DIREITOS DOS CIDADÃOS GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO. P. 17 – 8º ANO
PRODUÇÃO TEXTUAL: TEMA – POLÍTICOS CORRUPTOS, POVO ALIENADO.
TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES DOS VERBOS: SER/ESTAR/TER


METODOLOGIA

AULA DIALOGADA EXPLICATIVA SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NÃO VERBAL – FOTOGRAFIA, COM A TEMÁTICA ENCARANDO O BRASIL.
COMPREENSÃO DO TEXTO NO CADERNO.
PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO.


AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR: DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: CONTO – ZAP. P. 18 – 8ºANO
BIOGRAFIA DE MOACYR SCLIAR.
CLASSE GRAMATICAL: PRONOMES DE TRATAMENTO, DEMONSTRATIVOS, POSSESSIVOS, INDEFINIDOS E INTERROGATIVOS – REVISÃO.
GÊNERO TEXTUAL: TIRA DE CALVIN SOBRE GENES RECESSIVOS.

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (PREPOSIÇÕES).

PLANTÃO: TEMÁTICA
O CAMINHO PARA O FUTURO – ACHADOS E PERDIDOS-

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA EXPLICATIVA SOBRE A “TELEVISÃO”.
LEITURA DO CONTO EM VOZ ALTA.
INTERPRETAÇÃO DO CONTO E DA TIRA NO CADERNO.
REVISÃO GERAL DOS PRONOMES.

 LIVRO:COMPETÊNCIAS PARA A ADOLESCÊNCIA – PÁGINAS 17,23
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR: DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.


CONTEÚDO

GÊNERO TEXTUAL DO CONTO: POR UM PÉ DE FEIJÃO. P.22- 8º ANO
PESQUISA NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
ORIGEM DO CONTO.
COMPREENSÃO E APONTAMENTOS DAS CARACTERÍSTICAS DO CONTO.
ATIVIDADES PRONOMES NO CADERNO


TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (SIMULADO DE PRONOMES).

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CONTO E SUAS CARACTERÍSTICAS.
LEITURA EM VOZ ALTA.
PESQUISA NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO NO CADERNO.
APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO COM RELAÇÃO A CLASSE GRAMATICAL.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: CONTO – A DISCIPLINA DO AMOR. P. 28 – 8º ANO
PRODUÇÃO TEXTUAL - TEMA: A IMPORTÂNCIA DO AMOR NOS DIAS DE HOJE.
BIOGRAFIA DE LYGIA FAGUNDES TELLES.
VERBOS; CONCEITOS, CONJUGAÇÃO E FLEXÃO (PESSOA E NÚMERO).

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (MÚSICA: PESCADOR DE ILUSÕES - RAPPA).


METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
LEITURA EM VOZ ALTA.
PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVA.
INTERPRETAÇÃO DO CONTO NO CADERNO.
ATIVIDADES COM OS VERBOS NO CADERNO.


TRABALHO EXTRACLASSE: FILME ANJOS DA VIDA - PRODUÇÃO TEXTUAL: RESUMO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: FOTO. OBSERVAÇÃO DA IMAGEM DA MATA NATIVA E MATA DEVASTADA. – P.33 – 8º ANO
GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIAS – MADEIREIROS ILEGAIS DESAFIAM COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA. P.34 – 8º ANO
ILUSTRAÇÃO: MATA NATIVA E MATA DEVASTADA.

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS
(INTERPRETAÇÃO DE LINGUAGEM NÃO VERBAL).


PLANTÃO: TEMÁTICA-
DITADURA DA BELEZA – O QUE FAZ SER BELA?

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
LEITURA EM VOZ ALTA.
INTERPRETAÇÃO DA NOTÍCIA NO CADERNO
ILUSTRAÇÃO DA MATA NATIVA E MATA DEVASTADA UTILIZANDO PAPÉIS PICADOS.


LIVRO:COMPETÊNCIAS PARA A ADOLESCÊNCIA – PÁGINAS 34 À 40
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: ENTREVISTA – AS ÚLTIMAS DE CAETANO. P. 35 – 8ºANO
PESQUISA NO DICIONÁRIO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS.

TRABALHO EXTRACLASSE: (ATIVIDADES IMPRESSAS-
MÚSICA: LINHAS TORTAS – GABRIEL O PENSADOR)

METODOLOGIA
 AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
INTERPRETAÇÃO DA ENTREVISTA NO CADERNO.
PESQUISA DE PALAVRAS DESCONHECIDAS NO CADERNO.
ATIVIDADES DE ADVÉRBIOS NO CADERNO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: ENTREVISTA – PLANTAR ÁRVORES DÁ MAIS PRAZER DO QUE FAZER FILMES. P. 39 – 8º ANO
SUJEITO E PREDICADO
TIPOS DE SUJEITO

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES SOBRE SUJEITO E PREDICADO.

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
INTERPRETAÇÃO DA ENTREVISTA NO CADERNO.
ATIVIDADES SOBRE SUJEITO E PREDICADO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
CONTEÚDO

GÊNERO TEXTUAL: FOTO – IDENTIDADE IGNORADA.
CANÇÃO – CALIBRE.
BIOGRAFIA – OS PARALAMAS DO SUCESSO- P.51 – 8º ANO
ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE SUJEITO E PREDICADO.

TRABALHO EXTRACLASSE: ATIVIDADES IMPRESSAS (ANÁLISES DE FOTOS).

METODOLOGIA
 AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA.
COMPREENSÃO DA CANÇÃO NO CADERNO.
APLICAÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
CONTEÚDO

GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO – JORNALISMO E VIOLÊNCIA. – P.52 – 8º ANO
PESQUISA NO DICIONÁRIO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS.
PRODUÇÃO TEXTUAL: AUMENTO DE VIOLÊNCIA TEM RELAÇÃO COM O AUMENTO DA POBREZA E DESEMPREGO.

TRABALHO EXTRACLASSE:
 ATIVIDADES IMPRESSAS – MÚSICA: TEMPOS DIFÍCEIS – OS RACIONAIS


PLANTÃO: TEMÁTICA- COMO FORTALECER OS LAÇOS FAMILIARES




METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE A VIOLÊNCIA.
COMPREENSÃO DO TEXTO NO CADERNO.
PESQUISA NO DICIONÁRIO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS.
PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE O AUMENTO DA VIOLÊNCIA.


LIVRO:COMPETÊNCIAS PARA A ADOLESCÊNCIA – PÁGINAS 128,129,131,132,133,136,141

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA – CATADORA CRIA BIBLIOTECA COM OBRAS ENCONTRADAS NO LIXO. P.57 – 8º ANO.
GÊNERO TEXTUAL: RESUMO E SUAS CARACTERÍSTICAS.

TRABALHO EXTRACLASSE: PRODUÇÃO DE RESUMO.

METODOLOGIA
AULA DIALOGADA E EXPLICATIVA SOBRE A CATADORA DE LIXO QUE CRIOU UM BIBLIOTECA.
INTERPRETAÇÃO DA NOTÍCIA NO CADERNO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO
FILME: MÃO TALENTOSAS. A HISTÓRIA DE BENJAMIN CARSON.
TEMÁTICA: EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.
TRABALHO EXTRACLASSE: QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME ASSISTIDO.

 METODOLOGIA
ATRAVÉS DA MULTIMÍDIA – DATA SHOW.
OS ALUNOS ASSISTIRÃO AO FILME.
ATIVIDADE REFLEXIVA EM FOLHA IMPRESSA SOBRE O FILME.


AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

CONTEÚDO

DOCUMENTÁRIO:
Evasão escolar é realidade em muitas cidades brasileiras

 METODOLOGIA
ATRAVÉS DA MULTIMÍDIA – DATA SHOW.
OS ALUNOS ASSISTIRÃO AO DOCUMENTÁRIO.
ATIVIDADE REFLEXIVA EM FOLHA IMPRESSA SOBRE O DOCUMENTÁRIO.

AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, A PARTIR:
DA PARTICIPAÇÃO EM DIÁLOGOS PROFESSOR/ALUNO;
DO DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.





Um comentário:

  1. Parabéns! sinto muita dificuldade em encontrar atividades para o EJA, que não sejam infatilizadas. O seu material me ajudou bastante.

    ResponderExcluir