Poema: Protestos
a Arminda
Conheço muitas pastoras
Que beleza e graça têm,
Mas é uma só que eu amo
Só Arminda e mais ninguém.
Revolvam meu coração
Procurem meu peito bem,
Verão estar dentro dele
Só Arminda e mais ninguém.
De tantas, quantas belezas
Os meus ternos olhos veem,
Nenhuma outra me agrada
Só Arminda e mais ninguém.
Estes suspiros que eu solto
Vão buscar meu doce bem,
É causa dos meus suspiros
Só Arminda e mais ninguém.
Os segredos de meu peito
Guardá-los nele convém,
Guardá-los aonde os veja
Só Arminda e mais ninguém.
Não cuidem que a mim me importa
Parecer às outras bem,
Basta que de mim se agrade
Só Arminda e mais ninguém.
Não me alegra, ou me desgosta
Doutra o mimo, ou o desdém,
Satisfaz-me e me contenta
Só Arminda e mais ninguém.
Cantem os outros pastores
Outras pastoras também,
Que eu canto e cantarei sempre
Só Arminda e mais ninguém.
Domingos Caldas Barbosa
Entendendo o poema:
01 – Além de outras
características, a presença de dois vocábulos contribui para identificar o
aspecto neoclássico desta modinha, a saber:
a)
“Alegra” e “Desgosta”.
b)
“Mimo” e “Desdém”.
c)
“Suspiros” e “Segredos”.
d)
“Canto” e “Cantarei”.
e)
“Pastores” e “Pastoras”.
02 – Na segunda estrofe, o
eu lírico explora, seguindo a tradição poética, uma concepção sobre a sede dos
sentimentos humanos. Segundo tal concepção, o amor:
a)
Situa-se na imaginação dos homens.
b)
É um corpo estranho que passa a residir no de
quem ama.
c)
Mora com a inveja e é irmão gêmeo do ódio.
d)
Localiza-se no coração dos homens.
e)
Nasce no paraíso e conduz para lá quem ama.
03 – Assinale a alternativa
que indica duas estrofes em que o termo Arminda surge como paciente da ação
expressa pelo verbo da oração de que faz parte:
a)
Primeira e terceira estofes.
b)
Sétima e oitava estrofes.
c)
Primeira e oitava estrofes.
d)
Terceira e quarta estrofes.
e)
Terceira e quinta estrofes.
04 – Levando em consideração
o contexto da estrofe, assinale a alternativa em que a forma verbal surge no
modo imperativo:
a)
“Vão buscar meu doce bem”, (4ª estrofe)
b)
“Parecer às outras bem”, (6ª estrofe)
c)
“Conheço muitas pastoras”, (1ª estrofe).
d)
“Guardá-los aonde os veja”, (5ª estrofe).
e)
“Procurem meu peito bem”, (2ª
estrofe).
05 – Sob o ponto de vista
expressivo:
a)
Repetição do último verso de todas
as estrofes tem a função de enfatizar o grande afeto do eu lírico por Arminda.
b)
Assinalar o caráter inacessível de Arminda.
c)
Atribuir um tom fortemente lamentoso à
modinha.
d)
Ironizar a distância do eu lírico em relação
a Arminda.
e)
Insistir na ideia do amor como uma fantasia
irrealizável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário