terça-feira, 8 de janeiro de 2019

POEMA: PROTESTOS A ARMINDA - DOMINGOS CALDAS BARBOSA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Protestos a Arminda


Conheço muitas pastoras
Que beleza e graça têm,
Mas é uma só que eu amo
Só Arminda e mais ninguém.

Revolvam meu coração
Procurem meu peito bem,
Verão estar dentro dele
Só Arminda e mais ninguém.

De tantas, quantas belezas
Os meus ternos olhos veem,
Nenhuma outra me agrada
Só Arminda e mais ninguém.

Estes suspiros que eu solto
Vão buscar meu doce bem,

É causa dos meus suspiros
Só Arminda e mais ninguém.

Os segredos de meu peito
Guardá-los nele convém,
Guardá-los aonde os veja
Só Arminda e mais ninguém.

Não cuidem que a mim me importa
Parecer às outras bem,
Basta que de mim se agrade
Só Arminda e mais ninguém.

Não me alegra, ou me desgosta
Doutra o mimo, ou o desdém,
Satisfaz-me e me contenta
Só Arminda e mais ninguém.

Cantem os outros pastores
Outras pastoras também,
Que eu canto e cantarei sempre
Só Arminda e mais ninguém.
                                                            Domingos Caldas Barbosa
Entendendo o poema:
01 – Além de outras características, a presença de dois vocábulos contribui para identificar o aspecto neoclássico desta modinha, a saber:
a)   “Alegra” e “Desgosta”.
b)   “Mimo” e “Desdém”.
c)   “Suspiros” e “Segredos”.
d)   “Canto” e “Cantarei”.
e)   “Pastores” e “Pastoras”.

02 – Na segunda estrofe, o eu lírico explora, seguindo a tradição poética, uma concepção sobre a sede dos sentimentos humanos. Segundo tal concepção, o amor:
a)   Situa-se na imaginação dos homens.
b)   É um corpo estranho que passa a residir no de quem ama.
c)   Mora com a inveja e é irmão gêmeo do ódio.
d)   Localiza-se no coração dos homens.
e)   Nasce no paraíso e conduz para lá quem ama.

03 – Assinale a alternativa que indica duas estrofes em que o termo Arminda surge como paciente da ação expressa pelo verbo da oração de que faz parte:
a)   Primeira e terceira estofes.
b)   Sétima e oitava estrofes.
c)   Primeira e oitava estrofes.
d)   Terceira e quarta estrofes.
e)   Terceira e quinta estrofes.

04 – Levando em consideração o contexto da estrofe, assinale a alternativa em que a forma verbal surge no modo imperativo:
a)   “Vão buscar meu doce bem”, (4ª estrofe)
b)   “Parecer às outras bem”, (6ª estrofe)
c)   “Conheço muitas pastoras”, (1ª estrofe).
d)   “Guardá-los aonde os veja”, (5ª estrofe).
e)   “Procurem meu peito bem”, (2ª estrofe).

05 – Sob o ponto de vista expressivo:
a)   Repetição do último verso de todas as estrofes tem a função de enfatizar o grande afeto do eu lírico por Arminda.
b)   Assinalar o caráter inacessível de Arminda.
c)   Atribuir um tom fortemente lamentoso à modinha.
d)   Ironizar a distância do eu lírico em relação a Arminda.
e)   Insistir na ideia do amor como uma fantasia irrealizável.

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