Poema: Protestos
a Arminda 
Conheço muitas pastoras 
Que beleza e graça têm, 
Mas é uma só que eu amo 
Só Arminda e mais ninguém. 
Revolvam meu coração 
Procurem meu peito bem, 
Verão estar dentro dele 
Só Arminda e mais ninguém. 
De tantas, quantas belezas 
Os meus ternos olhos veem, 
Nenhuma outra me agrada 
Só Arminda e mais ninguém. 
Estes suspiros que eu solto 
Vão buscar meu doce bem, 
É causa dos meus suspiros 
Só Arminda e mais ninguém. 
Os segredos de meu peito 
Guardá-los nele convém, 
Guardá-los aonde os veja 
Só Arminda e mais ninguém. 
Não cuidem que a mim me importa 
Parecer às outras bem, 
Basta que de mim se agrade 
Só Arminda e mais ninguém. 
Não me alegra, ou me desgosta 
Doutra o mimo, ou o desdém, 
Satisfaz-me e me contenta 
Só Arminda e mais ninguém. 
Cantem os outros pastores 
Outras pastoras também, 
Que eu canto e cantarei sempre 
Só Arminda e mais ninguém.
                                                           
Domingos Caldas Barbosa
Entendendo o poema:
01 – Além de outras
características, a presença de dois vocábulos contribui para identificar o
aspecto neoclássico desta modinha, a saber:
a)  
“Alegra” e “Desgosta”.
b)  
“Mimo” e “Desdém”.
c)  
“Suspiros” e “Segredos”.
d)  
“Canto” e “Cantarei”.
e)  
“Pastores” e “Pastoras”.
02 – Na segunda estrofe, o
eu lírico explora, seguindo a tradição poética, uma concepção sobre a sede dos
sentimentos humanos. Segundo tal concepção, o amor:
a)  
Situa-se na imaginação dos homens.
b)  
É um corpo estranho que passa a residir no de
quem ama.
c)  
Mora com a inveja e é irmão gêmeo do ódio.
d)  
Localiza-se no coração dos homens.
e)  
Nasce no paraíso e conduz para lá quem ama.
03 – Assinale a alternativa
que indica duas estrofes em que o termo Arminda surge como paciente da ação
expressa pelo verbo da oração de que faz parte:
a)  
Primeira e terceira estofes.
b)  
Sétima e oitava estrofes.
c)  
Primeira e oitava estrofes.
d)  
Terceira e quarta estrofes.
e)  
Terceira e quinta estrofes.
04 – Levando em consideração
o contexto da estrofe, assinale a alternativa em que a forma verbal surge no
modo imperativo:
a)  
“Vão buscar meu doce bem”, (4ª estrofe)
b)  
“Parecer às outras bem”, (6ª estrofe)
c)  
“Conheço muitas pastoras”, (1ª estrofe).
d)  
“Guardá-los aonde os veja”, (5ª estrofe).
e)  
“Procurem meu peito bem”, (2ª
estrofe).
05 – Sob o ponto de vista
expressivo:
a)  
Repetição do último verso de todas
as estrofes tem a função de enfatizar o grande afeto do eu lírico por Arminda.
b)  
Assinalar o caráter inacessível de Arminda.
c)  
Atribuir um tom fortemente lamentoso à
modinha.
d)  
Ironizar a distância do eu lírico em relação
a Arminda.
e)  
Insistir na ideia do amor como uma fantasia
irrealizável.
 
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