Música(Atividades): Nada
Tanto Assim
Kid Abelha
Só tenho tempo pras manchetes no metrô
E o que acontece na novela
Alguém me conta no corredor
Escolho os filmes que eu não vejo no elevador
Pelas estrelas que eu encontro
Na crítica do leitor
Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Eu me concentro em apostilas
Coisa tão normal
Leio os roteiros de viagem
Enquanto rola o comercial
Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal
Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal
Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim.
Composição:
Bruno Fortunato / Leoni
Entendendo a canção:
01 – De quem parece ser a “voz” da canção?
De um jovem estudante, urbano.
02 – A vida moderna e o
cotidiano agitado das grandes cidades despejam informações de forma torrencial
a cada instante, através dos meios de comunicação. O poeta refere-se a essa
chuva de informações, citando os veículos de comunicação de massa que inundam
seu cotidiano. Releia a primeira estrofe e responda: Quais são os meios
massivos de comunicação citados?
Jornais,
televisão, cinema.
03 – Na segunda estrofe, o
poeta refere-se especificamente aos textos que inundam o seu dia-a-dia. Que
textos ele cita?
Apostilas,
roteiros de viagem, comercial, no sentido de anúncios publicitários,
cartão-postal.
04 – Observe que os textos
citados pelo poeta podem ser divididos em duas grandes categorias: ficcionais e
não-ficcionais. Quais pertencem a categoria “ficcional”? Quais não o são?
Novelas e filmes
são textos ficcionais. Enquanto manchetes, apostilas, roteiros de viagem,
anúncios e cartão-postal não o são.
05 – Do que o poeta, enfim,
reclama?
Da falta de
tempo, tanto para informar-se quanto para o lazer, o entretenimento – sugeridos
pela menção às novelas e aos filmes.
06 – Que consequência é
apontada para essa proclamada “falta de tempo”? Justifique com versos da
canção.
A
superficialidade: “eu sei de quase tudo um pouco / e quase tudo mal.”
Eu gosto muito desta canção e já vi uma proposta dela para produção de texto. Fiz uma adaptação e passei parta os meus alunos produzirem também. Ficou muito bom. Dá para argumentar bastante... afinal, faz parte da vivência deles a correria.
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