domingo, 13 de janeiro de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): NADA TANTO ASSIM - KID ABELHA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Nada Tanto Assim
                                    Kid Abelha

Só tenho tempo pras manchetes no metrô
E o que acontece na novela
Alguém me conta no corredor
Escolho os filmes que eu não vejo no elevador
Pelas estrelas que eu encontro
Na crítica do leitor

Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim

Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim

Eu me concentro em apostilas
Coisa tão normal
Leio os roteiros de viagem
Enquanto rola o comercial
Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal
Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal


Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim

Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim.

                               Composição: Bruno Fortunato / Leoni

Entendendo a canção:
01 – De quem parece ser a “voz” da canção?
      De um jovem estudante, urbano.

02 – A vida moderna e o cotidiano agitado das grandes cidades despejam informações de forma torrencial a cada instante, através dos meios de comunicação. O poeta refere-se a essa chuva de informações, citando os veículos de comunicação de massa que inundam seu cotidiano. Releia a primeira estrofe e responda: Quais são os meios massivos de comunicação citados?
      Jornais, televisão, cinema.

03 – Na segunda estrofe, o poeta refere-se especificamente aos textos que inundam o seu dia-a-dia. Que textos ele cita?
      Apostilas, roteiros de viagem, comercial, no sentido de anúncios publicitários, cartão-postal.

04 – Observe que os textos citados pelo poeta podem ser divididos em duas grandes categorias: ficcionais e não-ficcionais. Quais pertencem a categoria “ficcional”? Quais não o são?
      Novelas e filmes são textos ficcionais. Enquanto manchetes, apostilas, roteiros de viagem, anúncios e cartão-postal não o são.

05 – Do que o poeta, enfim, reclama?
      Da falta de tempo, tanto para informar-se quanto para o lazer, o entretenimento – sugeridos pela menção às novelas e aos filmes.

06 – Que consequência é apontada para essa proclamada “falta de tempo”? Justifique com versos da canção.
      A superficialidade: “eu sei de quase tudo um pouco / e quase tudo mal.”

Um comentário:

  1. Eu gosto muito desta canção e já vi uma proposta dela para produção de texto. Fiz uma adaptação e passei parta os meus alunos produzirem também. Ficou muito bom. Dá para argumentar bastante... afinal, faz parte da vivência deles a correria.

    ResponderExcluir