quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): O PESCADOR DE ILUSÕES - TERRY GILLIAM - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): O PESCADOR DE ILUSÕES

Duração 2h 15min
Direção: Terry Gilliam
Nacionalidade EUA
Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.eovideolevou.com.br%2Fdetalhe%2Fcompleto.asp%3Fcp%3D37345&psig=AOvVaw2XE07l0Ysge0NATf3xkyEG&ust=1619289365767000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLik6Z6BlfACFQAAAAAdAAAAABAJ

SINOPSE E DETALHES
        Jack Lucas (Jeff Bridges) é um locutor de rádio egocêntrico, que fala o quer em seu programa sem pensar nas possíveis consequências. Um dia um ouvinte conversa com ele ao vivo, dizendo que conheceu uma mulher por quem se apaixonou em um bar yuppie. Jack de imediato descarta que ela tenha se interessado por ele, dizendo que todos os yuppies deveriam morrer. O ouvinte não pensa duas vezes: pega o rifle, vai até o bar e mata seis pessoas, antes de se suicidar. A tragédia provoca forte impacto em Jack, que desaba no alcoolismo e larga a carreira. Três anos depois, Jack conhece Parry (Robin Williams), um mendigo que o salva de ser espancado. Logo Jack descobre que Parry enlouqueceu após sua esposa ser assassinada, no bar yuppie onde seu ouvinte provocou uma tragédia. Disposto a ajudá-lo para livrar-se do peso na consciência, Jack conta com o apoio de sua namorada Lydia (Amanda Plummer), que o sustenta.

Entendendo o filme:
01 – Que nomes Jack Lucas pensa em dar a sua biografia quando se vê como mendigo?
      “Não era uma festa – A História de Jack Lucas” ou “Uma Droga de Festa Nouveau”.

02 – O filme aborda que temática?
      Aborda a Esquizofrenia, a questão do outro e as Relações Humanas.

03 – Em que ele se estrutura?
      Basicamente em três aspectos conflitantes e de extrema importância como por exemplo, a depressão, diferentes formas de psicose e as consequências de um trauma.

04 – Em que contexto histórico este filme foi produzido?
      Por volta da década de 80 e retrata algumas instituições, meios de comunicação, modos de vida e outros aspectos da sociedade contemporânea.

05 – Jack estava embaixo de uma estátua, conversando com o boneco Pinóquio que ganhou de uma criança e pergunta para o Pinóquio se ele leu Nietzsche, e ele mesmo responde o quê?
      Que Nietzsche disse que há dois tipos de pessoa. Gente destinada à grandeza, como Walt Disney e Hitler e há o resto, nós.

06 – Jack sofre um atentado, onde vândalos tentam ateá-lo fogo, mas ele é salvo. Por quem?
      Por Parry (um morador de rua) que aparece e resgata Jack, espantando os vândalos.

07 – Jack acorda onde?
      Acorda na casa de Parry que acredita que o Jack é um cavaleiro medieval e tem a “missão” de recuperar o Santo Graal.

08 – O que Jack fica sabendo pelo zelador do prédio sobre Parry?
      Que na verdade, chama-se Henry Sagan e que era professor de história medieval em uma faculdade antes da tragédia que ele, Jack, havia “começado”. Parry perdeu sua esposa nessa noite.

09 – Desde a morte de sua esposa Parry sofre de transtornos psicóticos, como: delírios, alucinações, fala desorganizada entre outros. Que nome se dá a este transtorno?
      Esquizofrenia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário