Poema: Drama
Carlos Queiroz Telles
Eu sei que ela é como eu.
Afinal, a gente se conhece
desde o dia em que nasceu.
Pai vizinho, mãe comadre,
mesma rua, mesma infância,
mesma turma, mesma escola.
Eu sei que ela é como eu.
Brinquedos e jogos iguais,
passeios de bicicleta,
aventuras de quarteirão.
Repartidas descobertas,
segredos a quatro mãos.
Eu sei que ela é como eu.
E sei também, por saber
de ideia e de coração,
que por mais que ela
disfarce
gosta de mim pra valer,
não como amiga ou irmã.
Então por que (eu pergunto)
faz de conta não querer
ser a minha namorada?
Sendo assim tão como eu
não é justo me trocar
por um idiota grandão,
só porque eu não sou mais
velho
do que a nossa emoção.
Carlos Queiroz Telles. Sonhos,
grilos e paixões. São Paulo, Moderna, 1990. p. 55.
Entendendo o poema:
01 – Sobre o que fala o
poema?
Fala sobre um
“amor” que o eu lírico tem.
02 – Quantos anos você acha
que tem o eu-lírico (a voz que fala no poema)? Justifique.
O poema não diz a
idade, mas provavelmente é um pré-adolescente (10 – 12 anos), pelo que o eu
lírico relata nos versos: “Brinquedos e jogos iguais, / Passeios de bicicleta,
/ Aventuras de quarteirão”.
03 – Que frase é repetida em
várias estrofes? Por que você acha que isso acontece?
A frase é: “Eu
sei que ela é como eu”. Porque o eu lírico enfatiza conhece-la muito bem, até
seus sentimentos.
04 – Os personagens do poema
são namorados? Como você percebeu?
Não são
namorados. Nos versos abaixo fica claro que não são namorados: “Então por que
(eu pergunto) / Faz de conta não querer / Ser a minha namorada?”
05 – Você já gostou de
alguém que não gostava de você? Como se sentiu?
Resposta pessoal
do aluno.
06 – A pessoa sabia de seu
sentimento?
Resposta pessoal
do aluno.
07 – Que conselho você daria
para o menino do poema?
Resposta pessoal
do aluno.
08 – Coloque-se no lugar
deste menino e escreva uma carta de amor tentando conquistar o coração da
garota amada. Ilustre-a com capricho.
Resposta pessoal
do aluno.
UMA CARTA QUE VC ESCREVEU
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