quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

POEMA: DRAMA - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Drama
         
        Carlos Queiroz Telles

Eu sei que ela é como eu.
Afinal, a gente se conhece
desde o dia em que nasceu.
Pai vizinho, mãe comadre,
mesma rua, mesma infância,
mesma turma, mesma escola.

Eu sei que ela é como eu.
Brinquedos e jogos iguais,
passeios de bicicleta,
aventuras de quarteirão.
Repartidas descobertas,
segredos a quatro mãos.



Eu sei que ela é como eu.
E sei também, por saber
de ideia e de coração,
que por mais que ela disfarce
gosta de mim pra valer,
não como amiga ou irmã.

Então por que (eu pergunto)
faz de conta não querer
ser a minha namorada?

Sendo assim tão como eu
não é justo me trocar
por um idiota grandão,
só porque eu não sou mais velho
do que a nossa emoção.

                 Carlos Queiroz Telles. Sonhos, grilos e paixões. São Paulo, Moderna, 1990. p. 55.

Entendendo o poema: 
01 – Sobre o que fala o poema?
      Fala sobre um “amor” que o eu lírico tem.

02 – Quantos anos você acha que tem o eu-lírico (a voz que fala no poema)? Justifique.
      O poema não diz a idade, mas provavelmente é um pré-adolescente (10 – 12 anos), pelo que o eu lírico relata nos versos: “Brinquedos e jogos iguais, / Passeios de bicicleta, / Aventuras de quarteirão”.

03 – Que frase é repetida em várias estrofes? Por que você acha que isso acontece?
      A frase é: “Eu sei que ela é como eu”. Porque o eu lírico enfatiza conhece-la muito bem, até seus sentimentos.

04 – Os personagens do poema são namorados? Como você percebeu?
      Não são namorados. Nos versos abaixo fica claro que não são namorados: “Então por que (eu pergunto) / Faz de conta não querer / Ser a minha namorada?”

05 – Você já gostou de alguém que não gostava de você? Como se sentiu?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – A pessoa sabia de seu sentimento?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Que conselho você daria para o menino do poema?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Coloque-se no lugar deste menino e escreva uma carta de amor tentando conquistar o coração da garota amada. Ilustre-a com capricho.
      Resposta pessoal do aluno.



Um comentário: