quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

TEXTO: LIVRO - A TROCA - LYGIA BOJUNGA NUNES - COM GABARITO

TEXTO: LIVRO - a troca 
          
              Lygia Bojunga Nunes

        Pra mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida. 
      Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
        De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pra paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
        Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
        Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim cheia me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
        Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
        Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei de um dia alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

(Mensagem de Lygia Bojunga para o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY).
                   Lygia Bojunga Nunes. Livro: um encontro com Lygia Bojunga Nunes.
Rio de Janeiro, Agir, 1988. p. 78.
Entendendo o texto:
01 – A autora afirma que, desde criança, os livros lhe deram casa e comida.
a)   Como era essa casa?
Era casa de brinquedo, feita com livros.

b)   O que quer dizer comida, nessa firmação?
Os livros alimentavam a imaginação da autora.

02 – Com o tempo, a autora foi esquecendo de construir novas casas. Por quê?
      Porque passou a ler os livros.
03 – Como o livro pode levar alguém a morar no mundo inteiro?
      Através da imaginação. O livro fala de lugares distantes e o leitor se imagina neles.

04 – Que tipo de tijolo a autora passou a fabricar?
      Os tijolos eram livros. Ela se tornou escritora.

05 – “... quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava”, diz a autora. E você, gosta de livros? O que você busca neles?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Podemos dizer que o texto é uma narração de caráter dissertativo. Justifique essa firmação.
      É uma narração porque a autora narra fatos de sua vida. Tem também caráter dissertativo porque a autora nos demonstra uma ideia: livro é vida.

07 – Mesmo sendo uma narração de caráter dissertativo, a autora faz uso da linguagem conotativa, daí podemos dizer que existe linguagem poética nesse texto em prosa. Lembrando que, como você já viu, denotação corresponde ao sentido de dicionário da palavra; conotação corresponde ao sentido figurado.

Destaque do texto “Livro – a troca” duas frases conotativas:
·        “... e derrubei telhados com a cabeça”.
·        “Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia”.



12 comentários: