Poema: Boletim
Carlos Queiroz Telles
Chega uma hora
em que não dá mais
pra gente fugir do assunto.
Meio mundo da família,
pai e mãe, irmão e tia,
com olhares de cobrança,
pedem o troco da esperança
que jogaram sobre nós.
E então começa a guerra
É a equação conjugada
em português matemático
são matérias inexatas
e ciências desumanas
em que não dá mais
pra gente fugir do assunto.
Meio mundo da família,
pai e mãe, irmão e tia,
com olhares de cobrança,
pedem o troco da esperança
que jogaram sobre nós.
E então começa a guerra
É a equação conjugada
em português matemático
são matérias inexatas
e ciências desumanas
É a cara da professora
que brigou com o namorado.
São as noites mal dormidas
de estudo ou de medo.
É o tormento renovado
do semestre que se acaba
ou do ano que termina.
Tempo de unha roída
de culpa e de sofrimento.
Coração sempre apertado,
dias com dor de barriga,
noites com falta de ar.
A vida fica um sufoco
até a hora temida
em que a angústia vira nota.
Amanhã...hoje...agora!
O olhar sabe de cor
onde o nome está na lista.
E então...lá vamos nós
com a cara e a covardia.
Um, dois, três...não acredito!
Aquela nota é um oito!
Não é possível meu Deus!
É possível! É possível!
Aquele oito sou eu.
Entendendo o poema:
01 – Separe das palavras abaixo os antônimos,
formando pares.
Felicidade,
coragem, encorajador, tomento, covardia, exata, devolução, inexata, cobrança,
temido.
Felicidade, tormento.
Coragem, covardia.
Encorajador, temido.
Exata, inexata.
Devolução, cobrança.
02 – Empregue adjetivos equivalentes às locuções
adjetivas:
a) É o tormento do semestre = Semestral.
b) É o perímetro de cidade = Urbano.
c) É um amor de mãe = Maternal.
d) É a prova do bimestre = Bimestral.
e) É a mesma faixa de idade = Faixa etária.
f) É o globo do olho = Ocular.
03 – Empregue adequadamente a vírgula.
Meio mundo da família,
Pai e mãe, irmão e tia,
Com olhares de cobrança,
Pedem o troco da esperança
Que jogaram sobre nós.
04 – O verso “com cara e a covardia” lembra uma
expressão muito usada mas, o poeta fez uma troca dessa expressão por outras
palavras. Por que o poeta fez essa troca?
É “com a cara e a coragem”. Ele trocou as palavras tentando
dizer que é covarde, não tem coragem.
05 – Quem escreveu o poema Boletim?
Carlos Queiroz Telles.
06 – Quem é o narrador do texto?
O narrador é o eu- poético (pessoa que fala no texto).
07 – De que o assunto os estudantes não podem fugir?
Os estudantes não podem fugir do boletim, isto é, das notas.
08 – Em que época o sofrimento do estudante é maior?
No final do semestre e final do ano.
09 – O que os membros da família esperam do estudante?
Esperam que ele consiga boas notas.
10 – Que palavra o autor usa
para demonstrar a luta do estudante pela nota? Você acha a palavra adequada?
Guerra. Sim,
porque o estudante tem de enfrentar uma verdadeira batalha para conseguir boas
notas.
11 – Explique com que
intensão o autor combina estas palavras: “equação conjugada” e “português
matemático”.
Ele mistura assuntos da duas matérias
para dizer que tudo fica muito confuso na “cabeça dos alunos”.
12 – Veja o que o autor diz
em lugar de matérias exatas e ciências humanas. Por que ele faz isso?
Quer dizer que
nem sempre consegue resultados exatos em seus cálculos. As ciências são
desumanas porque exigem esforço exagerados de sua parte.
13 – Explique os versos: “A
vida fica um sufoco / até a hora temida / em que a angústia vira nota”.
Resposta pessoal do aluno.
14 – O poema apresenta fatos
e sentimentos da vida de um aluno. Parecem com os seus?
Resposta pessoal
do aluno.
Amei o poema e muito bom o brigado ❤️
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