domingo, 6 de janeiro de 2019

POEMA: INSEGURANÇA MÁXIMA - CARLOS QUEIROS TELLES - COM GABARITO

Poema: Insegurança Máxima         


Ser ou não ser,

Ter ou não ter,

Comer ou não comer,
Beber ou não beber,

Viajar ou não viajar,
Beijar ou não beijar,

Vestir ou não vestir,
Sair ou não sair,

Amar ou odiar,
Dormir ou acordar,
Brigar ou namorar,
Passear ou estudar,
Aceitar ou protestar
Afinar ou encarar,
As grandes dúvidas desta vida:

Será que eu sei o que eu sou?
Será que eu sei o que eu quero?
Será que eu sei o que eu sinto?

Será que essa cuca confusa
Cheia de isso ou aquilos...
Será...
Será que isso sou eu?

 Carlos Queiros Telles. Semente de sol, 2. ed. São Paulo: Moderno, 2003. Coleção Girassol.

Entendendo o poema:
01 – Considerando o título e as ideias gerais do poema, responda:
a)   Quem é o eu lírico: uma criança, um adolescente ou um adulto?
Provavelmente um adolescente.

b)   Como o eu lírico do poema se sente? Indique um verso que justifique sua resposta.
Ele se sente confuso em relação às coisas da vida, como comprova o verso “Será que essa cuca confusa”.

02 – Observe os versos deste trecho do poema:
“Amar ou odiar,
Dormir ou acordar,
Brigar ou namorar,
Passear ou estudar,
Aceitar ou protestar.”

Como se nota, o poema é quase inteiramente construído de pares de verbos (ou orações) e de uma conjunção que se repete várias vezes.

a)   O que os verbos desse trecho exprimem no plano da vida do eu lírico?
Exprimem ações e escolhas que ele tem de realizar na vida.

b)   Que tipo de relação existe entre os verbos de cada um dos versos do trecho acima?
Há uma relação de oposição de ideias entre os verbos.

c)   Qual é a conjunção que liga esses verbos ou orações?
A conjunção ou.

d)   Indique entre os itens a seguir aqueles que traduzem o sentido da conjunção que se repete no poema.
Alternância            exclusão            adição
Explicação           oposição            dúvida, incerteza.

03 – O eu lírico faz referência às “grandes dúvidas desta vida”. Quais são essas dúvidas?
      De acordo com o verso “Será que eu sei o que sou” e os dois seguintes, as dúvidas são: o que ele é, o que quer e o que sente.

04 – Releia os quatro últimos versos do poema. De acordo com o último verso, o que o eu lírico busca?
a)   Sua liberdade.
b)   Sua identidade.
c)   Um futuro promissor.
d)   Um amor.

05 – O poema intitula-se “Insegurança máxima”.
a)   Que relação existe entre o título do poema e a busca do eu lírico?
Ele se sente inseguro quanto à sua identidade, quanto ao que pretende ser.

b)   Conclua: Que importância tem a conjunção ou para a construção da ideia do conflito existencial em que se encontra o eu lírico?
Ao mesmo tempo que reforça a ideia da incerteza vivida pelo eu lírico, a conjunção ou dá a entender que a vida nos obriga a fazer escolhas, opções, já que é impossível conciliar todos os nossos desejos.

06 – O eu lírico, em sua trajetória de vida, precisa optar por algumas coisas e abrir mão de outras. Você acha que o ser humano, para crescer e amadurecer, precisa necessariamente abrir mão de algumas coisas? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Através do texto é uma boa oportunidade para resolver alguma situação que possa estar vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário