Música(Atividades): Vovô
Palavra Cantada
Quando eu vejo meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que há um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois
Composição: Edith Derdyk /
Paulo Tatit
Entendendo a canção:
01 – O eu lírico da canção tem alguns pensamentos
filosóficos.
a) Sobre
o que ele pensa?
Sobre a passagem do tempo, ou sobre como nós, desde que nascemos,
vamos crescendo e envelhecendo.
b)
O que ele quer dizer com o trecho “A vida é
uma balança / Ontem, hoje e depois”?
Quer dizer que, na vida, ora ocupamos uma posição, ora outra.
c)
Das palavras ontem, hoje e depois, qual equivale ao centro do
equilíbrio da balança?
A palavra hoje.
d)
Você também costuma ter pensamentos
filosóficos desse tipo? Se sim, conte como são seus pensamentos.
Resposta pessoal do aluno.
02 – O eu lírico se compara
ao avô e pensa no que cada um é, foi e será. Observe estes três grupos de
versos:
“[meu
avô] Que é pai do meu pai
[...]
Ele
era o que eu sou”.
“Agora
eu sou criança
E
o vovô também já foi.”
“Eu
serei um outro avô”.
a)
Que versos expressam o que o avô foi no
passado? Nesses versos, em que tempo estão os verbos que se referem ao avô?
“Ele era o que eu sou” e “E o vovô também já foi”. Estão no passado:
era e foi.
b)
Que versos expressam o que o eu lírico e o
avô são no presente? Em que tempo estão os verbos desses versos?
“Que é pai do meu pai” e “Agora eu sou criança”. Estão no presente:
é e sou.
c)
Que verso expressa o que o eu lírico vai ser
no futuro? Em que tempo está o verbo desse verso?
“Eu serei um outro avô”. Está no futuro: serei.
d)
As formas verbais dos versos acima expressam
ação, estado ou fenômeno natural? Na sua opinião, por que esse tipo de verbo é
o mais adequado ao tema da canção?
Em todos os versos foi empregado o verbo ser, que é um verbo de
estado e o mais adequado para tratar do tema da canção, que são as mudanças do
ser humano no decorrer do tempo.
e)
Conclua: Qual é a importância dos tempos
verbais na construção da letra da canção?
Os tempos verbais – passado, presente e futuro – foram utilizados
para tratar das diferentes fases da vida. Sem a flexão de tempos verbais, seria
impossível expressar essas diferenças.
03 – Observe a penúltima
estrofe da letra da canção. Como o eu lírico vê a passagem do tempo e da vida?
Ele vê a vida
como algo circular, ou seja, todos nós passamos pelas mesmas etapas, da
infância à velhice.
ãh mano para com isso nossa ajudou demais como que coloca 100000000 estrela ai TMJ
ResponderExcluir