MORFOLOGIA - ATIVIDADES
·
Na língua portuguesa há dez classes de
palavras ou classes gramaticais, são elas:
1 – Substantivo.
2 – Artigo.
3 – Adjetivo.
4 – Numeral.
5 – Pronome.
6 – Verbo.
7 – Advérbio.
8 – Preposição.
9 – Conjunção.
10 – Interjeição.
SUBSTANTIVO é
toda palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais,
lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou
banho. (Cachorro é um substantivo).
Os substantivos
classificam-se em:
·
Comum / Próprio.
·
Concreto / Abstrato.
·
Primitivo / Derivado.
·
Simples / Composto.
·
Coletivo.
Exercícios:
1 – Localize os substantivos
que aprecem nas orações abaixo:
a)
As pessoas
estavam muito contentes na festa.
b)
Todas as crianças
parecem satisfeitas com o lanche.
c)
A bicicleta de
Paulo está com o pneu
furado.
d)
O garoto não
entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e)
O cachorro quase
me mordeu.
ARTIGO é a
palavra que se coloca antes do substantivo para determina-lo ou indeterminá-lo.
Os artigos classificam-se
em:
·
Definidos: o / a / os / as.
·
Indefinidos: um / uns / uma / umas.
Exercícios:
2 – Classifique os artigos
conforme o modelo:
O
senhor me dá um presente de
aniversário?
O
= artigo definido, masculino, singular.
Um
= artigo indefinido, masculino, singular.
a)
Ganhei uma
caneta dourada.
Uma- artigo indefinido, feminino, singular.
b)
Os
irmãos ganharam doces.
Os – artigo definido, masculino, plural.
c)
A
gaita era verde.
A – artigo definido, feminino, singular.
ADJETIVO é a
palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito
bonita. (Bonita é um adjetivo).
Exercícios:
3 – Sublinhe os adjetivos
presentes nas frases a seguir:
a)
O sapo verde deu
um pulo engraçado.
b)
No meu pequeno
jardim florescem violetas perfumadas.
c)
A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d)
Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e)
Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
4 – O adjetivo caracteriza o
substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade
positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir
uma qualidade positiva e uma negativa:
a)
Camarada: legal –
positiva / egoísta - negativa
b)
Gesto: fraterno –
positiva / brutal - negativa
c)
Roupa: nova –
positiva / rasgada - negativa
d)
Mulher: simpática –
positiva / arrogante – negativa
NUMERAL
é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração. O numeral
pode ser:
·
Cardinal.
·
Ordinal.
·
Multiplicativo.
·
Fracionário.
Exercícios:
5 – Classifique os numerais
sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a)
Fernanda comeu um terço da torta. - Fracionário
b)
Esse filme é de segunda categoria. Ordinal
c)
Lucas agora tem o dobro de trabalho na
escola. Multiplicativo
d)
Maria e Ana convidaram seis amigas
para jantar em sua casa. Cardinal
e)
Aproximadamente cinquenta mães
participam da reunião. Cardinal
PRONOME é a
palavra que substitui ou acompanha o substantivo. O pronome pode ser:
·
Pessoal.
·
Possessivo.
·
Demonstrativo.
·
Indefinido.
·
Interrogativo.
Exercício:
6 – Classifique o pronome
destacado nas frases abaixo:
a)
Este
animal não vai participar da exposição. Demonstrativo
b)
Vários
atletas já chegaram. Indefinido
c)
Quantos
ainda não voltaram? Interrogativo
d)
Há poucos
erros na redação. Indefinido
e)
Ela
sempre gostou de ler. Pessoal
f)
Nosso
povo está despertando. Possessivo
VERBO
é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.
Exercícios:
7 – Dê o infinitivo dos
verbos abaixo:
a)
Chegarei: chegar
b)
Subiram: subir
c)
Coube: caber
d)
Fizeste: fazer
e)
Pudesses: pôr
f)
Sumiu: sumir
g)
Estávamos: estar
h)
Amássemos: amar
i)
Perceberdes: perceber
j)
É: ser
ADVÉRBIO
é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de
outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:
·
Tempo:
ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
·
Lugar:
aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
·
Modo:
depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
·
Intensidade:
muito, menos, pouco, mais, bastante...
·
Negação:
não, absolutamente...
·
Dúvida:
talvez, provavelmente, possivelmente...
·
Afirmação:
sim, certamente, realmente...
Exercício:
8 – Identifique e
classifique os advérbios conforme o modelo.
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo.
Bastante:
advérbio de intensidade.
a)
Não engoli coisa nenhuma.
Não – advérbio de negação.
b)
Convoquei imediatamente a família.
Imediatamente – advérbio de tempo.
c)
Os pais de Amanda gostavam muito de
viajar.
Muito – advérbio de intensidade.
d)
A velhinha passava rapidamente pela
fronteira.
Rapidamente – advérbio de modo.
e)
Os meninos hospedaram-se aqui.
Aqui – advérbio de lugar.
PREPOSIÇÃO
é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal,
estabelecendo uma relação entre eles. As preposições essenciais são: A, ANTE,
APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB,
SOBRE, TRÁS.
Exercícios:
9 – Sublinhe as preposições:
a)
Conversamos sobre
nossos estudos.
b)
Sempre lutamos contra
a má vontade de alguns.
c)
Estou mais uma vez sem
meu ajudante.
d)
A criançada partiu para
o acampamento.
e)
Aquela chácara é de
meus tios.
f)
Você já viajou de
avião?
10 – Complete com a
preposição adequada:
a)
Saí com meus pais.
b)
Estamos sem luz
há alguns minutos.
c)
Minha família morou em
Pernambuco vários anos.
d)
Minha mãe gostava de
conversar sobre arte.
e)
Perante o
juiz, ele não abriu a boca.
f)
Estarei em
Curitiba na próxima quinta-feira.
g)
Deteve-se um instante para observar o movimento de pedestres.
CONJUNÇÃO
é a palavra invariável que liga:
·
Duas palavras com o mesmo valor, numa oração.
·
Duas orações entre si.
Exercício:
11 – Sublinhe as conjunções:
a)
Saiu cedo, mas
não voltou ainda.
b)
Estava estudando, quando
você me telefonou.
c)
Você reage ou
será dominado pela doença.
d)
Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
e)
Não se afobe, pois dispomos
de bastante tempo.
f)
Ele falava e eu
ficava ouvindo.
g)
Compre um jipe ou
um caminhão.
h)
Esperei-o até tarde, mas
ele não veio.
INTERJEIÇÃO
são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As
interjeições mais comuns são:
·
De alegria:
ah! oh! oba!
·
De advertência:
cuidado! atenção!
·
De aplauso:
viva! bis! bravo!
·
De alívio:
ufa! Arre!
·
De chamamento:
ó! olá! alô!
·
De admiração:
ah! oh! puxa! nossa!
·
De dor:
ui! ai!
·
De desejo:
oxalá! tomara!
·
De silêncio:
silêncio! psiu!
·
De saudação:
salve! viva! olá!
·
De surpresa:
oh! ah!
·
De terror:
ui! credo! cruzes.
Exercícios:
12 – Identifique as
interjeições:
a)
Puxa! Você nem olhou para
mim na festa.
b)
Tavinho, você não pode ficar um minuto sem
televisão? Credo!
c)
Temos a família reunida de novo. Viva!
d)
Você vai conseguir. Força!
13 – Sublinhe a interjeição,
relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
ALEGRIA
– ABORRECIMENTO – SAUDAÇÃO – DESEJO – ADVERTÊNCIA – ADMIRAÇÃO.
a)
Caramba!
Como ela samba! – Admiração.
b)
Cuidado!
Trecho sem acostamento! Advertência.
c)
Oxalá os
pais saibam compreendê-lo. Desejo.
d)
Olá! Como passou a noite?
Saudação.
e)
Oba, as férias estão aí.
Alegria.
f)
Xi! Esse cara aqui de
novo. Aborrecimento.
Gostaria de uma atividade sobre: Escuta atenta e argumentação.
ResponderExcluireu terminei
ResponderExcluirEu terminei obg ok
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