FÁBULA: A MENINA DO LEITE
A
menina não cabia em si de
felicidade. Pela primeira vez iria
à cidade vender o leite de sua
vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela
partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
E os pensamentos faziam o
mesmo dentro da sua cabeça.
“Vou vender o leite e comprar
uma dúzia de ovos.”
“Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.”
“Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.”
“Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.”
“Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.”
“Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas.”
“Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …”
A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Não se deve contar com uma coisa antes de
consegui-la.
Entendendo o texto
01-Qual a tese defendida nesse texto-discurso?
a- é preciso ter sonhos para ser feliz;
b- não se deve lamentar as coisas perdidas;
c- não se deve contar com algo antes
obtê-lo de verdade;
d- podemos perder tudo de uma hora para outra.
02-Analise e assinale (V) para os efeitos de
sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para os efeitos de sentidos não
adequados:
a-( V ) percebe-se
o discurso da demonstração de ingenuidade na figura da personagem;
b-( V ) percebe-se o discurso da demonstração da ambição na
figura da personagem;
c-( V ) percebe-se o discurso da primazia das fantasias
e dos sonhos em detrimento da razão;
d-( F )
percebe-se o discurso muito realista e pé no chão por parte da personagem;
e-( V ) percebe-se o discurso da perda dos sonhos;
f-( F ) percebe-se o discurso da facilidade da realização dos sonhos;
g-(V ) percebe-se o
discurso de que é preciso analisar bem as situações antes de cantar vitória
03-A finalidade principal desse texto-discurso
é:
a- informar;
b-
provocar humor;
c-
aconselhar;
d-ensinar uma morar.
04- Os discursos, citados entre aspas, a
exemplo de “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” / “Depois,
choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.”, são:
a-
discursos
diretos e representam a fala da personagem menina;
b- discursos
diretos e representam a série de pensamentos da personagem menina;
b-
são
falas do narrador em destaque para chamar atenção dos leitores;
c-
são discursos diretos e representam todas as realizações econômicas conseguidas
pela personagem menina
05- O trecho “Enquanto caminhava, o leite
chacoalhava dentro da lata.” funcionou na narrativa como sinal de que:
a- a
menina estava atenta ao que fazia;
c-
os
sonhos da menina iam se concretizar;
c- um desfecho desastroso poderia acontecer;
d- os
pensamentos da narrativa estavam corretos.
06-A interpretação parafrástica que traduz de
modo mais aproximado o trecho “Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os
ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os
leitõezinhos pelos ares.” é:
a-
com o tombo da menina caíram o leite e os animais que possuía;
b-
com o tombo da menina caíram o leite e os seus bens;
c- com o tombo da menina caíram o leite e o seu sonho de se
dar bem nos negócios;
d-
com o tombo da menina ela percebeu a realidade.
07-A moral “Não se deve contar com uma coisa
antes de consegui-la.” faz oposição contra qual ideologia:
a-
não precisa trabalhar com atenção, no final tudo dá certo;
b- é
preciso trabalhar com atenção para colher os frutos do trabalho;
c- não basta ter fé que vai dar certo, é preciso esforço e atenção;
d- não conte com os ovos dentro da galinha.
08- A que ou a quem se referem as palavras
sublinhadas no texto-discurso?
As palavras sublinhadas geralmente se
referem a elementos do texto como a menina, o leite, os animais, etc.
a- negação;
b- quantidade;
c- intensidade;
e- modo.
A fábula da menina do leite nos
ensina a importância de sermos realistas e a não nos deixarmos levar por sonhos
que podem nos levar a perder o que já temos. É importante ter objetivos e
planejar o futuro, mas também é fundamental viver o presente e aproveitar as
oportunidades que surgem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário