TEXTO: O TEMPO E VOCÊ
Nós estamos sempre
construindo convenções de tempo. Você aprendeu a contar a passagem de sua idade
a partir de aproximadamente 365 dias depois de seu nascimento. Mas esta não é a
única forma possível. Em outras sociedades, como alguns grupos tribais da
Amazônia, da África e da Polinésia, contam-se os anos pelos ciclos lunares.
Também aprendemos que
entre a vida adulta e a infância existe a adolescência. Mas essa é uma etapa
criada só no final do século XIX. Em muitas sociedades nossas contemporâneas,
os jovens passam direto da infância à vida adulta, sem atravessar uma etapa que
se chama adolescência. À medida que as sociedades tornam-se mais complexas e
centralizadas, quando aumenta a especialização das tarefas e das carreiras
profissionais, a preparação necessária ao desempenho das atividades adultas
fica mais prolongada e difícil. Crianças e jovens são isolados dos círculos
adultos. Essa vida social cria uma “cultura jovem” diferente do mundo adulto.
Nessas sociedades, os jovens seriam pessoas biologicamente maduras, mas
socialmente imaturas.
Em casa, desde cedo,
quando você entendeu que tem pais e que seus pais têm pais. Já estava
aprendendo que há uma diferença de idade entre pais e seus avós. Mais do que um
contraste cronológico, você começa a perceber que há diferenças de
comportamentos, gostos musicais e valores entre pais e avós. Você mesmo já não
concorda com tudo aquilo que seus pais dizem, e eles às vezes estranham seus
gostos musicais, vocabulário, ideias de beleza, etc.
As diferenças de gosto,
valores, ideias políticas e até mesmo de técnicas usadas em trabalhos e
diversões definem uma geração. Seus avós, seus pais e você são de gerações
distintas. Para os estudos de população feitos por historiadores, geógrafos e
antropólogos, em geral, convenciona-se chamar o espaço de tempo entre 25 e 30
anos de uma geração. Assim, no ano 2000, podemos dizer que o mundo ocidental
cristão passou por cerca de 80 gerações. Mas esta não é a única convenção
possível.
Na nossa sociedade, em
que o tempo é contado cada vez mais rapidamente, como podemos observar pelas
mudanças repentinas de moda e no ritmo de trabalho, as gerações passam a estar
contidas em espaços de tempo cada vez mais curtos, por vezes em décadas. É
provável que quem hoje tem entre 10 e 15 anos estude com professores que tem 30
anos. Esses professores definem-se como “alunos de outras épocas”, de “outra
geração”. Com relação a você, os professores já sentem diferenças de
comportamento.
A definição de uma
geração depende do ponto de referência do qual se parte para perceber
contrastes de valores, comportamentos e técnicas das faixas de idade existentes
numa sociedade. Embora não esteja sempre condicionada às faixas etárias, muitas
vezes, em nossa sociedade, a definição de geração coincide com elas. Em
sociedades mais antigas, cuja noção de tempo era diferente da nossa, uma
geração poderia perfeitamente coincidir com o que definimos como século, ou
mesmo conjunto de séculos.
Ciência
Hoje na Escola, 7: Tempo e Espaço, Rio de Janeiro, 1999, p. 6-7.
Entendendo o texto:
01 – Recorde a primeira frase do texto:
“Nós estamos sempre construindo
convenções de tempo”.
O texto fala de três das convenções
de tempo que nós construímos:
a) Quais são elas?
O ano de 365 dias; a adolescência; as
gerações.
b) Por que são consideradas convenções?
Se necessário, confira, num dicionário, o significado de convenção.
Porque são resultado de um acordo social,
conceitos adotados e aceitos pelos indivíduos de uma comunidade.
02 – A sua idade (quantos anos você tem) é definida por uma convenção de
tempo.
a) Qual é essa
convenção?
A convenção de que a cada 365 dias se
completa mais um ano de idade.
b) Se você pertencesse a
algum dos grupos tribais mencionados no primeiro parágrafo do texto, você teria
mais anos ou menos anos do que tem?
Menos anos (o ciclo lunar tem menos de 30
dias).
03– Segundo o texto, a adolescência é uma invenção social.
a) Quando
foi inventada a adolescência?
No final do século XIX.
b) Por que ela foi inventada?
Porque passou a ser necessário haver um
período de tempo entre a infância e a vida adulta para que as pessoas se
preparassem para o desempenho das tarefas e profissões mais especializadas
exigidas por sociedades que se tinham tornado mais complexas.
c) Nas sociedades em que existe a adolescência, o que diferencia os
adolescentes dos adultos?
Os jovens foram isolados do mundo adulto,
criou-se uma vida social própria dos jovens, uma cultura jovem; os jovens,
biologicamente maduros, são considerados imaturos socialmente.
04 – Segundo o texto, uma geração pode ser definida por dois critérios.
a) Quais são esses dois critérios para definir uma geração?
Por espaço de tempo, faixa etária; por
diferenças de gosto, valores, comportamentos, atitudes políticas, diversões,
técnicas de trabalho.
b) Infere-se do texto que um desses dois critérios é mais adequado
para definir uma geração: Qual?
Diferenças de gosto, de valores, de
comportamentos, etc. a inferência pode ser feita com base no penúltimo
parágrafo do texto.
05 – Recorde esta afirmação do texto:
“... no ano 2000, podemos dizer que
o mundo ocidental cristão passou por cerca de 80 gerações.”
a) Nessa afirmação, qual é o conceito de geração?
O espaço de tempo entre 25 e 30 anos.
b) Explique qual foi o cálculo para concluir que, no ano 2000, o
mundo ocidental cristão passou por cerca de 80 gerações.
Dividir 2000 por 25 = 80.
c) Por que o cálculo vale apenas para o mundo ocidental cristão?
Porque 2000 é ano calculado a partir do
nascimento de cristo, portanto, é do mundo cristão, que é sobretudo ocidental.
muito obrigado me ajudou muito
ResponderExcluirMuito obrigada , ajudou muito 👏👏
ResponderExcluirMuito obrigada, valeu mesmo:-)
ResponderExcluirMuito obrigada ajudou muito
ResponderExcluirVlwww me ajudou dmaaiiss
ResponderExcluirMano brigada,me salvou!😉
ResponderExcluirMuito obrigadaa
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirthankou =]
ResponderExcluirPessoas que têm entre 10 e 15 anos e pessoas que têm 30 anos pertencem à mesma geração
ResponderExcluirou não? Justifique sua resposta.
Obrigada mim ajudou bastante
ResponderExcluirObrigada,eu resolvi algumas dúvidas minhas para montar o gabarito com relação à resposta dos alunos.
ResponderExcluir