quinta-feira, 1 de março de 2018

TEXTO: O TEMPO E VOCÊ - CIÊNCIA HOJE NA ESCOLA - COM GABARITO

TEXTO: O TEMPO E VOCÊ

      Nós estamos sempre construindo convenções de tempo. Você aprendeu a contar a passagem de sua idade a partir de aproximadamente 365 dias depois de seu nascimento. Mas esta não é a única forma possível. Em outras sociedades, como alguns grupos tribais da Amazônia, da África e da Polinésia, contam-se os anos pelos ciclos lunares.
         Também aprendemos que entre a vida adulta e a infância existe a adolescência. Mas essa é uma etapa criada só no final do século XIX. Em muitas sociedades nossas contemporâneas, os jovens passam direto da infância à vida adulta, sem atravessar uma etapa que se chama adolescência. À medida que as sociedades tornam-se mais complexas e centralizadas, quando aumenta a especialização das tarefas e das carreiras profissionais, a preparação necessária ao desempenho das atividades adultas fica mais prolongada e difícil. Crianças e jovens são isolados dos círculos adultos. Essa vida social cria uma “cultura jovem” diferente do mundo adulto. Nessas sociedades, os jovens seriam pessoas biologicamente maduras, mas socialmente imaturas.
         Em casa, desde cedo, quando você entendeu que tem pais e que seus pais têm pais. Já estava aprendendo que há uma diferença de idade entre pais e seus avós. Mais do que um contraste cronológico, você começa a perceber que há diferenças de comportamentos, gostos musicais e valores entre pais e avós. Você mesmo já não concorda com tudo aquilo que seus pais dizem, e eles às vezes estranham seus gostos musicais, vocabulário, ideias de beleza, etc.
         As diferenças de gosto, valores, ideias políticas e até mesmo de técnicas usadas em trabalhos e diversões definem uma geração. Seus avós, seus pais e você são de gerações distintas. Para os estudos de população feitos por historiadores, geógrafos e antropólogos, em geral, convenciona-se chamar o espaço de tempo entre 25 e 30 anos de uma geração. Assim, no ano 2000, podemos dizer que o mundo ocidental cristão passou por cerca de 80 gerações. Mas esta não é a única convenção possível.
         Na nossa sociedade, em que o tempo é contado cada vez mais rapidamente, como podemos observar pelas mudanças repentinas de moda e no ritmo de trabalho, as gerações passam a estar contidas em espaços de tempo cada vez mais curtos, por vezes em décadas. É provável que quem hoje tem entre 10 e 15 anos estude com professores que tem 30 anos. Esses professores definem-se como “alunos de outras épocas”, de “outra geração”. Com relação a você, os professores já sentem diferenças de comportamento.
         A definição de uma geração depende do ponto de referência do qual se parte para perceber contrastes de valores, comportamentos e técnicas das faixas de idade existentes numa sociedade. Embora não esteja sempre condicionada às faixas etárias, muitas vezes, em nossa sociedade, a definição de geração coincide com elas. Em sociedades mais antigas, cuja noção de tempo era diferente da nossa, uma geração poderia perfeitamente coincidir com o que definimos como século, ou mesmo conjunto de séculos.

         Ciência Hoje na Escola, 7: Tempo e Espaço, Rio de Janeiro, 1999, p. 6-7.


Entendendo o texto:
01 – Recorde a primeira frase do texto:
       “Nós estamos sempre construindo convenções de tempo”.
       O texto fala de três das convenções de tempo que nós construímos:
     a) Quais são elas?
     O ano de 365 dias; a adolescência; as gerações.

     b) Por que são consideradas convenções?
Se necessário, confira, num dicionário, o significado de convenção.
     Porque são resultado de um acordo social, conceitos adotados e aceitos pelos indivíduos de uma comunidade.

02 – A sua idade (quantos anos você tem) é definida por uma convenção de tempo.
   a)   Qual é essa convenção?
     A convenção de que a cada 365 dias se completa mais um ano de idade.

  b)   Se você pertencesse a algum dos grupos tribais mencionados no primeiro parágrafo do texto, você teria mais anos ou menos anos do que tem?
     Menos anos (o ciclo lunar tem menos de 30 dias).

03– Segundo o texto, a adolescência é uma invenção social.
        a) Quando foi inventada a adolescência?
     No final do século XIX.

        b) Por que ela foi inventada?
     Porque passou a ser necessário haver um período de tempo entre a infância e a vida adulta para que as pessoas se preparassem para o desempenho das tarefas e profissões mais especializadas exigidas por sociedades que se tinham tornado mais complexas.

     c) Nas sociedades em que existe a adolescência, o que diferencia os adolescentes dos adultos?
     Os jovens foram isolados do mundo adulto, criou-se uma vida social própria dos jovens, uma cultura jovem; os jovens, biologicamente maduros, são considerados imaturos socialmente.

04 – Segundo o texto, uma geração pode ser definida por dois critérios.
     a) Quais são esses dois critérios para definir uma geração?
     Por espaço de tempo, faixa etária; por diferenças de gosto, valores, comportamentos, atitudes políticas, diversões, técnicas de trabalho.

     b) Infere-se do texto que um desses dois critérios é mais adequado para definir uma geração: Qual?
     Diferenças de gosto, de valores, de comportamentos, etc. a inferência pode ser feita com base no penúltimo parágrafo do texto.

05 – Recorde esta afirmação do texto:
       “... no ano 2000, podemos dizer que o mundo ocidental cristão passou por cerca de 80 gerações.”
          a) Nessa afirmação, qual é o conceito de geração?
     O espaço de tempo entre 25 e 30 anos.

     b) Explique qual foi o cálculo para concluir que, no ano 2000, o mundo ocidental cristão passou por cerca de 80 gerações.
     Dividir 2000 por 25 = 80.

        c) Por que o cálculo vale apenas para o mundo ocidental cristão?
     Porque 2000 é ano calculado a partir do nascimento de cristo, portanto, é do mundo cristão, que é sobretudo ocidental.


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