terça-feira, 27 de março de 2018

POEMA: A CATEDRAL - ALPHONSUS GUIMARÃES - COM GABARITO

Poema: A CATEDRAL


Entre brumas ao longe surge a aurora,
O hialino orvalho aos poucos se evapora,
                 Agoniza o arrebol.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu risonho
                 Toda branca de sol.

E o sino canta um lúgubres responsos:
                 “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

O astro glorioso segue a eterna estrada.
Uma áurea seta lhe cintila em cada
                   Refulgente raio de luz.
A catedral ebúrnea do meu sonho,
Onde os meus olhos tão cansados ponho,
                   Recebe a benção de JESUS.

E o sino clama em lúgubres responsos:
                  “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

Por entre lírios e lilases desce
A tarde esquiva: amargurada prece
                     Põe-se a lua a rezar.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu tristonho
                     Toda branca de luar.

E o sino chora em lúgubres responsos:
                     “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

O céu é todo trevas: o vento uiva.
Do relâmpago a cabeleira ruiva
                      Vem açoitar o rosto meu.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Afunda-se no caos do céu medonho
                      Como um astro que já morreu.

E o sino geme em lúgubres responsos:
                      “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

                                    Guimarães, A. de. Os melhores poemas.
                                                            São Paulo, global, 1985.

Entendendo o poema:
01 – Já se ressaltou que os simbolistas tiveram apreço por todo tipo de correspondência entre as coisas, num sistema de analogias. Em A catedral, que correspondências existem entre o “eu” que fala e a catedral?
     Verifica-se a correspondência entre o “eu” e a catedral na solenidade que existe no sonho; o aspecto religioso; a tristeza, etc.

02 – A musicalidade é outro objetivo dos simbolistas em todos os seus poemas. Em A catedral, onde o aspecto musical é mais reforçado?
      O aspecto musical é mais reforçado no refrão.

03 – Esse poema sugere que o poeta acompanhou o dia em suas etapas. Identifique-as. Em sua opinião, qual o objetivo do poeta ao destacar essas etapas?
      As etapas são: O amanhecer, o dia alto, à tarde, o anoitecer. O objetivo do poeta é marcar as etapas da existência (nascer, crescer, atingir a maturidade e morrer).

04 – Há nesse poema uma progressão envolvendo a ideia de cor e de luz. Identifique-a.
      Primeira estrofe: “hialino orvalho”;
      Segunda estrofe: “áurea seta”;
      Terceira estrofe: “lírios e lilases”;
      Quarta estrofe: “trevas, cabeleira ruiva”.


  


2 comentários:

  1. O verso " a catedral eburnea do meu sonho" repete-se ao longo do poema.
    A) O que a a catedral simboliza?
    B) o que essa repeticao enfatiza?

    ResponderExcluir
  2. A) sonho, esperança

    B) sofrimento, cansaço.

    ResponderExcluir