sexta-feira, 16 de março de 2018

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES


Sugestão de roteiro para análise de filmes



Data: ____/_____/____

1 – Identificação:
Aluno (a): ___________________________________________
Professor (a): ________________________________________
Disciplina: ___________________________________________

2 – Ficha técnica do filme:
Título do filme: _______________________________________
Atores principais: _____________________________________
Direção: __________________ Produção:__________________
Ano: _____________________ Duração: __________________

3 – Gênero do filme:
(  ) Histórico                     (  ) Comédia                   (  ) Ficção.
(  ) Romance                    (  ) Animação                 (  ) Drama.
(  ) Documentário             (  ) Suspense                 (  ) Ação.
(  ) Outros.

4 – A linguagem predominante é:
(  ) Formal                        (  ) Informal.

5 – Grau de entendimento:
(  ) Fácil                           (  ) Razoável                  (  ) Difícil.

6 – Valores cinematográficos:
Assinale com um X as letras O(ótimo); B(bom); M(médio); f(fraco) de acordo com o seu julgamento, quanto aos aspectos do filme:
Música:      (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Fotografia: (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Cenários:   (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Efeitos:       (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Diálogos:     (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.
Enredo:        (  ) O; (  ) B; (  ) M; (  ) F.

7 – Temas abordados:
(   ) Culturais.               (  ) Científicos.           (  ) Políticos.
(   ) Religiosos.             (  ) Psicológicos.
(  ) Outros: _____________, ____________, ____________

8 – Enredo (síntese):



9 – Ideia ou mensagem central do filme:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Cena de maior impacto, justifique:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Contribuição do filme para o estudo da disciplina:



12 – Relacione as contribuições do filme para sua formação:


13 – Avaliação final:

(  ) Ótimo;        (  ) Muito bom;        (  ) Bom;        (  ) Regular.

14 – Comentários finais e / ou sugestões:
____________________________________________________________________________________________________________________________
Auxílio para preenchimento:

Enredo: é o encadeado de ações executadas ou a executar pelos personagens numa ficção, afim de criar sentido ou emoção no espectador. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum:

- Situação inicial: os personagens e espaço são apresentados.

- Quebra da Situação Inicial: um acontecimento modifica a situação apresentada.

- Estabelecimento de Um Conflito: surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos.

- Clímax: ponto de maior tensão na narrativa.
- Epílogo: solução do conflito. Obs.: essa solução são significa um final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário